Logo O POVO+
Inspirado na obra de Luiz Gonzaga, projeto discute o lugar da arte
Vida & Arte

Inspirado na obra de Luiz Gonzaga, projeto discute o lugar da arte

Grupo de estudos "Em processo" apresenta projeto artístico inspirado na obra de Luiz Gonzaga para repensar os sentidos atribuídos aos espaços
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Com inspiração na obra de Luiz Gonzaga, os integrantes do grupo de estudos “Em processo”, da Galeria Multiarte, apresentam a partir de hoje a primeira fase do projeto M-arte. Chamada “Sala de Reboco”, a exposição tem na obra do rei do Baião o seu fio-condutor e nasce das “discussões sobre as questões da arte em geral”, comenta o curador Jared Domício. “Pensamos as discussões a partir do título das músicas. Não fazemos uma citação direta, mas pensamos no que a música traz”, emenda.


Nessa primeira fase, eles pegam a ideia da sala de reboco e fazem uma comparação com as galerias modernas, para pensar sobre como atribuímos sentidos aos espaços que ocupamos e como a arte encara esses lugares. “O que é um espaço tradicional, mais rústico, em comparação a algo que é muito caro, esse cubo branco e neutro que são as galerias onde a arte é colocada? É uma espécie de confronto e mistura desses lugares”, explica Jared.


O grupo de estudos é formado por Ana Cristina Mendes, Beatriz Pontes, Cecília Andrade, Cris Soares, Graça Carvalho, Herbert Rolim, Jônia Tércia, Nely de Carvalho, Nino, Paula Souza, Sabyne Cavalcante, Vânia Marques, Weaver Lima e José Tarcísio, além do artista pernambucano Rodrigo Braga, e do sergipano Véio, que também estão presentes na exposição. A mostra reúne fotografias, pinturas, esculturas e outras técnicas, sempre dialogando sobre o mesmo tema.

[QUOTE1]

Segundo a curadora Luciana Eloy, nenhum trabalho foi criado especificamente para o projeto, por isso a maior dificuldade foi encontrar no acervo dos artistas obras que tivessem um envolvimento entre si. “Foi preciso ter um olhar mais cuidadoso, mais aproximado para a gente poder identificar para onde os trabalhos apontam, se são as mesmas questões. Elas não vão ter uma relação direta, mas foi possível perceber onde o tema toca e quem olhar vai ser sensibilizado pelo trabalho deles”, comenta a curadora.


A primeira fase do projeto terá duração de um mês e as próximas etapas já estão em desenvolvimento. Elas devem abordar as músicas Samarica Parteira e Apologia ao Jumento, também de Luiz Gonzaga. “Vamos falar da questão do feminino e da resistência. Em Samarica, ele (Luiz Gonzaga) fala de várias mulheres, e em Apologia ao Jumento, trata dessa figura emblemática do nordeste, que é um símbolo que resiste a uma certa cultura”, conclui Jared.

 

SERVIÇO

 

Exposição ‘Sala de Reboco”

Quando: de hoje a 7 de outubro. Segunda a sábado, de 9h às 19h.

Onde: Shopping Street Mall (Rua Marcos Macêdo, 655 - Aldeota).

Entrada franca.

Outras informações: (85) 3249-3355


 
O que você achou desse conteúdo?