Quando menino, Paulo Cabral de Araújo já demonstrava vocação para a comunicação e para a vida pública. Nascido em Guaiúba, interior do Ceará, em 1922, dedicou a vida para os canais da imprensa brasileira e para a evolução do pensamento crítico no País. Nesta terça-feira, 21, será lançada a biografia A Trajetória de Uma Voz, livro que narra os caminhos percorridos por Paulo durante seus 87 anos de vida.
A pesquisa e a produção textual foram capitaneadas por Claudia Lireda Cabral, filha de Paulo, que demorou mais de dois anos no processo de investigação. O comunicador, diretor dos Diários Associados por duas décadas, morreu em Brasília vitimado por uma leucemia. Antes disso, passou pelos principais meios de comunicação brasileiros. Ainda na juventude, trabalhou para a Ceará Rádio Clube, instituição que lhe abriu as portas do mercado. Teve passagens por jornais e outros veículos, além de exercer a função de prefeito de Fortaleza entre os anos de 1951 e 1955.
O levantamento das informações - explica Claudia Cabral em entrevista ao O POVO - foi realizado através de viagens aos locais onde o pai deixou marcas. A capital cearense teve papel primordial no processo de pesquisa. Por aqui, a jovem escritora passou por emissoras de rádio, Prefeitura, Assembleia Legislativa e jornais impressos. “E eu fiz o texto com muito orgulho. Muito orgulho dele como pai, cidadão, político e profissional”, aponta Claudia, que publicou o texto pela editora mineira Biografa.
[QUOTE1]O texto do livro retrata não apenas um homem comunicador, mas faz um passeio pela história dos veículos de imprensa - tomando a trajetória de Paulo Cabral de Araújo como ponto de partida. “Eu não conseguia colocar um ponto final. Sempre achava que tinha mais coisa para escrever”, reflete Claudia, que considera as biografias como produções fluídas. “Biografia não é uma coisa estática, nem uma coisa comercial, nem uma coisa… imparcial! Tem sempre aquela emoção que acompanha tudo”, diz a escritora.
Paulo Cabral foi famoso por sua voz imponente. Para que o legado do comunicador não seja apagado, foi fundado um instituto. Além do custeio da biografia, principal ação da instituição até agora, são desenvolvidas ações em educação, cultura e assistência social. “É uma publicação independente”, reforça Claudia, lembrando que filhos, amigos, netos e a esposa de Paulo, Maria Coeli Cabral, estarão no lançamento hoje, a partir das 19 horas, no Lounge Manhattan, para conversar sobre comunicação, linguagem e os entrelaces com a vida de Paulo Cabral.
SERVIÇO
Lançamento do livro A Trajetória de Uma Voz
Editora Biografa, 255 páginasQuando: hoje, às 19 horas
Onde: Lounge Manhattan (Shoppin RioMar Fortaleza - Piso L2 - rua Desembargador Lauro Nogueira, 1500 - Papicu)Programação gratuita