Logo O POVO+
Pate-pronto com Marcelo Fróes, dono do selo Discobertas
Vida & Arte

Pate-pronto com Marcelo Fróes, dono do selo Discobertas

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Marcelo Fróes, dono da Discobertas, comenta o trabalho do selo com
Gilberto Gil.


O POVO - Como começou essa relação com a obra do Gil?

Marcelo Fróes - Começou em 1995, quando ele foi o primeiro artista a entender o trabalho que eu desejava fazer. Aquilo abriu muitas portas, tanto que naquele mesmo ano fui contratado pela PolyGram para produzir aquele box de 13 CDs que só saiu em 1999. Paralelamente a isso, a Warner me contratou para fazer outro box em 1996, mas esse só saiu em 2002. Foram uns 7 anos de convivência, até ele assumir o Ministério, aí só retomamos contato

em 2010.


OP - Quanto aos registros que estão nessa caixa Anos 70 Ao Vivo, como nasceu a vontade de lançar esse material?

Fróes - Esse material é 100% inédito e estava guardado há muito tempo. O projeto nasceu no início desse ano, durante uma reunião com Bem Gil (filho do Gil). Eu comentei a existência do material e que seria possível fazer algo, então Gil foi consultado e comecei a trabalhar na restauração e masterização.

OP -O que mais te chama atenção nesses registros?

Fróes - A atmosfera mágica da época, a pegada de Gil – com e sem banda – e as performances bem longas. É sensacional ver isso lançado!

 

OP - Você deve conhecer bem o arquivo de inéditas do Gil. Tem mais algum arquivo que você esteja de olho para outro lançamento?

Fróes - Estamos seguindo a cronologia. Claro que há muita coisa legal, mas tudo depende da palavra de Gil – que segue uma carreira bem ativa. Precisamos esperar a hora certa.

OP - Qual o próximo lançamento do selo?

Fróes - Será o box Anos 70 de Zé Ramalho, contendo um CD com as demos de 1975/1976 e outros dois com os shows de lançamento de Avôhai no Rio e em São Paulo, em 1978. Zé Ramalho foi o primeiro CD da Discobertas, em 2008. Foi também o centésimo em 2010, e recentemente foi também nosso primeiro LP. Também é um enorme privilégio trabalhar com sua música e contar com seu entusiasmo pelo produto físico.

 

O que você achou desse conteúdo?