Logo O POVO+
Cantor e compositor Marcos Lessa volta ao Réveillon de Fortaleza
Vida & Arte

Cantor e compositor Marcos Lessa volta ao Réveillon de Fortaleza

Com CD e DVD engatilhados, o cantor e compositor Marcos Lessa volta ao Réveillon de Fortaleza e celebra a maturidade dos dez anos de carreira
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Marcos Lessa não tem medo da MPB. Mesmo o guarda-chuva da Música Popular Brasileira sendo demasiado amplo, é nessa sombra que ele quer se fincar. “A bandeira que eu levanto é a dessa escola formada na era dos festivais dos anos 1960 e 1970, quando aparecem nomes como Caetano Veloso, Tim Maia, Elisa Regina, Gilberto Gil”, especifica. Levando na bagagem esses e outros compositores e intérpretes, o cantor cearense de 27 anos sobe ao palco do Réveillon de Fortaleza no Aterro da Praia de Iracema, em noite que terá apresentações de nomes como Wesley Safadão, Luan Santana e Simone e Simaria.


Apesar da pouca idade, já são dez anos de carreira – que tem como marca o primeiro “show profissional” que Lessa fez no fim de 2007 no Teatro Sesc Emiliano Queiroz, no Centro. Antes de subir aos palcos, ele já compunha desde os 13 e cresceu ouvindo que tinha “voz maravilhosa”, mas precisava buscar outro repertório, cantar músicas mais “jovens”. Essa insistência na mudança do estilo de música já fez o artista olhar torto para outros ritmos, querela que, segundo ele, hoje é superada. “Do sertanejo ao funk, eu aprendi a respeitar muito esses artistas e acabar com qualquer discurso de ódio. Resolvi me concentrar no meu trabalho”, aponta.

[QUOTE1]

E se engana quem pensa que nas apresentações do cearense falta animação. “Pensei para o réveillon um repertório tão animado quanto um show de funk, só que com muita MBP”, se diverte o artista. Para Marcos, é importante usar as muitas possibilidades que a MPB oferece – “o samba está dentro, o forró pé-de-serra também” – e, para ele, um evento como a festa do Aterro pede diversidade. “Passamos um tempo sem ter uma atração que se firmasse como MPB na programação. Este ano está bem equilibrado, tem também Chico Pessoa, Fábio Carneirinho, Gustavo Serpa”, aponta.


Além da apresentação no Aterro, o cantor também animará a festa do Ideal Clube.


Projetos


2018 já se desenha como um ano de transformações para Marcos.

Em abril próximo, ele lança “oficialmente” seu disco autoral, Sal. “É um trabalho de ruptura do que eu já vinha fazendo. Desde 2007, meu trabalho se caracteriza por releituras, tributos, homenagens aos meus ídolos, vai ser a primeira vez que eu vou lançar um projeto todo de músicas autorais”, aponta, explicando que neste ano já apresentou algumas faixas do álbum em shows. O CD sairá pelo selo carioca Artesanal Digital e, do repertório, o single O amor é capaz já está disponível no Youtube e fará parte do show de Lessa no próximo dia 31.


A música, “um samba no estilo suave”, defende que o amor é capaz de mudar um mundo de intolerância. “Minha missão como artista é também propagar o amor”, elabora. Para o músico, ser um jovem artista disposto a abordar temas profundos, “sempre com leveza”, em gêneros que já não são os mais tocados nas rádios tem suas vantagens. “Você conta nos dedos de uma mão os cantores que têm um repertório como esse em Fortaleza”, arrisca.


O cantor volta ao Réveillon de Fortaleza após quarto anos. No fim de 2013, quando compôs o line-up, ele tinha acabado de sair do reality show The Voice Brasil, da Rede Globo. “O programa me deu uma segurança, porque ali eu mostrava meu trabalho num meio competitivo e, depois que você consegue passar por aquilo, tudo fica mais fácil. Hoje eu sei que as pessoas que veem meu show é porque querem, nada de eliminação ou competição”, traça. Para o futuro, quer seguir se firmando um trabalhador da arte. “Sou muito pé no chão, não penso em fama, quero continuar fazendo um resgate cultural pensando nas próximas gerações”, projeta.

 

Serviço

 

Réveillon de Fortaleza


Quando: 31/12 às 18h15min


Onde: Aterro da Praia de Iracema


Programação gratuita


Réveillon do Ideal Clube


Onde: Av. Monsenhor Tabosa, 1381- Meireles


Informações: 3248 5688 / 988987889 e pelo site www.idealclube.org.br

O que você achou desse conteúdo?