Logo O POVO+
Conheça os sabores de Tiradentes
Vida & Arte

Conheça os sabores de Tiradentes

Conhecido pelos prédios históricos, o município mineiro se transforma em espaço de experiências culturais e gastronômicas durante eventos como a Mostra de Cinema
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Charme é uma palavra que combina bem com a cidade de Tiradentes (a 189 km de Belo Horizonte). Com arquitetura herdada do século XVIII, quando foi fundado, o município mineiro cativa, logo de cara, por oferecer uma lógica de ocupação que escapa da rotina dos grandes centros urbanos. O encanto está em descobri-la aos poucos, sem pressa nenhuma. Apesar de pequena (83.209 km²), a cidade não combina com uma viagem bate e volta e, mesmo durante eventos badalados, conserva ares bucólicos.


Na última semana, o local recebeu a Mostra de Cinema de Tiradentes, um dos mais importantes eventos do audiovisual brasileiro. O festival, que há 20 anos vem ajudando a Cidade a se desenvolver traz a reboque todo um cardápio de experiências. A gastronômica é uma delas. A mostra faz parceria com alguns dos principais restaurantes da região e oferece aos visitantes sabores diversos — dos mais regionais aos mais cosmopolitas.


A partir do Cine-Tenda Bar Lounge, que se converte em coração de Tiradentes durante o evento, a Mostra de Cinema bombeia os movimentos da Cidade. Na Tenda, além de assistir aos filmes, o público pode aproveitar um café com leite e o tradicional pão de queijo (lanche quase obrigatório durante estadia em Minas). O espaço tem ainda serviço de bar e, do vinho caro à catuaba da moda, “no preço”, a indicação é provar os drinks. O frozen, batida de gelo com vodca nos sabores limão e morango, são a melhor pedida.


Saindo do lounge, entre os restaurantes parceiros do evento, o Ganga Mai é indispensável. O prédio histórico na rua Direita, número 55, tem cardápio vegetariano com o melhor dos ingredientes locais. Além da refeição completa (com sobremesas saudáveis) o restaurante é também uma loja charmosíssima de produtos como artesanatos, bijuterias, roupas e objetos de decoração variados. Espaço interno cheio de cores, espaço externo arborizado, Ganga Mai merece uma visita demorada.


Já para quem quer mergulhar nos clássicos da comida mineira, a sugestão é conhecer a Taberna Padre Toledo (também na rua Direita, número 202). Frango com quiabo, feijão tropeiro, arroz com pequi, pernil a pururuca e todos esses pratos típicos são encontrados lá. Tem até a opção de provar a vaca atolada, que aguça a curiosidade pelo nome e é uma combinação gostosa de carne de boi e mandioca. Para completar a experiência, o restaurante é vizinho ao Centro Cultural Yves Alves, palco de sessões de cinema, debates e um ótimo ponto para descansar após o almoço.


Nos arredores do Largo das Fôrras, praça de onde partem os passeios de charrete por Tiradentes, tem o restaurante Mandalun, ótima opção para um fim de tarde. Com comida de boteco e música ao vivo, o local oferece no seu cardápio a tradicional cerveja artesanal mineira Backer. A bebida tem uma linha completa para os paladares mais suaves e mais apurados. Por fim, lojas de doce é o que não faltam. A indicação é a goiabada cascão da doceria São Lourenço (rua dos Inconfidentes 60). Para além da pipoca na pracinha, essa cidade “de cinema” oferta um mundo de sabores e experiências para guardar na memória e querer voltar.


O repórter viajou a convite do Mostra de Cinema de Tiradentes

RENATO ABÊ

ENVIADO A TIRADENTES*

renatoabe@opovo.com.br

 


 

Barouk

Dividido entre restaurante e bar, o espaço é um dos mais bonitos da Cidade. Na rota entre os dois principais pontos da Mostra de Cinema de Tiradentes (Cine-Tenda e Centro Cultural Yves Alves), o local, aberto durante todo o dia, tem cardápio variado em pratos mais sertanejos e pedidas mais “urbanas” (o excelente frango gratinado no forno, por exemplo). Barouk tem ainda arroz doce como carro-chefe das sobremesas.

Via Destra

Para quem quiser fugir dos movimentos das praças no coração da cidade, a sugestão é conhecer o Via Destra Ristorante. Massas e vinhos dominam o cardápio, que traz ainda opções de cervejas. A iluminação (que mistura velas e lâmpadas convencionais) dá um tom romântico ao estabelecimento, que tem como cenário uma simpática casa com jardim florido. Com funcionamento somente à noite, Via Destra mostra o lado mais cosmopolita de Tiradentes.

 

O que você achou desse conteúdo?