Sexta-feira de Páscoa! Melhor período para descansar, degustar um ovo de chocolate, aproveitar a chuva (tomara!) e assistir a alguns filmes ou colocar em dia as séries atrasadas. Obviamente, as pessoas não associam a imagem de violência, terror e sustos ao feriado da Semana Santa. E não deveriam, já que é um período mais familiar, de se fazer reflexões... No entanto, assim como no Natal, a Páscoa também possui um subgênero do terror para agradar os mais corajosos. Essa temática, inclusive, não teve muito sucesso no Brasil, e os cinemas e as emissoras de televisão investem em filmes bíblicos.
As características desses desses longas de horror, dificilmente, envolvem histórias sobrenaturais, de fantasmas e maldições. Muitos servem para ironizar e piorar a inteligência dos personagens vítimas, que sempre são motivos de piadas no gênero. A diferença é que o subgênero de Páscoa assume que eles são bobos.
Nessa versão macabra da Páscoa a principal regra é não ser esperto, até porque o gênero serve para divertir. Então, quando um homem vestido de coelho tiver com uma motosserra na mão não for engraçado o suficiente, os personagens e o ridículo da situação tornam tudo mais cômico do que já é.
Outro detalhe importante para esses filmes é o seu baixíssimo orçamento. Muitos deles foram feitos entre amigos, colegas de faculdade e produtoras pequenas. O mais comum é encontrar um tio de um cineasta que tem uma produtora e que vai financiar o filme com uma quantia baixíssima. Esse orçamento faz com que muitos deles sejam lançados diretamente para consumo doméstico, como home vídeo (DVD), pirataria ou, para os mais aventureiros, deep web. Esse é o caso de Bunnyman, filme de slasher (assassino em série) vestido de coelho que tem uma missão: matar aquelas pessoas cujas almas não são puras. Mas ele também não está imune; quando ele se atreve a mexer com o maior chefão do crime organizado local, matando a sua esposa, uma armadilha é planejada para acabar de uma vez por todas com ele. Seria a sinopse de um filme de comédia caso não tivesse o sangue.
Confira outros filmes do gênero
SEMANA SANTA (2002)
Uma detetive investiga uma série de crimes que aconteceram em uma Semana Santa. O filme teve a direção de Pepe Danquart e foi lançado direto em DVD
A NOITE ANTERIOR À PÁSCOA (2014)
O filme fala do massacre do Assassino da Máscara de Coelho que caça um grupo de adolescentes.O filme contou com a direção de Joseph Henson e Nathan Johnson, amigos e fãs de terror.
COELHINHO DA PÁSCOA, MATE! MATE! (2006)
Um homem vestido de coelho passa a defender um garoto com problemas mentais. Ele teve a direção de Chad Ferrin, especialista em filmes de horror sangrentos.