Em um passado não muito distante, ir a uma locadora e alugar filmes em VHS ou DVD era um hábito comum. Com o avanço da tecnologia, outras opções para assistir aos filmes surgiram. Para muitas pessoas, isso se tornou mais atrativo do que ir a uma locadora. Essa nova configuração, no entanto, fez com que os estabelecimentos fossem esquecidos prematuramente, embora alguns continuem lutando para sobreviver.
O proprietário da Mega Filmes Locadora, Sérgio Parente, lembra de quando as locadoras eram uma fonte de união entre amigos, familiares e namorados no início dos anos 2000. “A nostalgia bate quando penso nos bons tempos em que os filmes viviam em movimento nas minhas prateleiras”, diz. Ele destaca que, antes disso, no início da locadora, o VHS era bastante popular, ainda que rendesse estresse ter que devolver a fita rebobinada. Depois, quando surgiu a mídia digital do DVD, as locadoras ganharam ainda mais frequentadores. A novidade foi uma grande revolução que gerou maiores lucros para os donos das lojas e trouxe mais qualidade de som e imagem.
[SAIBAMAIS]“Com o desenvolvimento, no entanto, também veio o início do fim”, conta. Com esse crescimento, a pirataria também surgiu. Filmes começaram a ser vendido nos camelôs pelo preço de locação, o que fez com que muitas locadoras perdessem as suas forças. Ele cita as locadoras Blockbusters, que se recuperaram com a qualidade de som e imagem do Blu-Ray. A marca, conhecida mundialmente, contou com essa mídia até que surgiram o serviços on demand, como a Netflix, que recebeu inúmeros assinantes da noite para o dia. Assim, uma das mais conhecidas locadoras e marcas do mundo acabou.
Ele ainda pontua que a melhor época da sua locadora, que já conta com 12 anos, foi quando registrava mais de 3.000 clientes cadastrados. Hoje ele possui 300. Sérgio diz que, para manter o empreendimento, montou uma pequena gráfica na loja, com serviço de impressão, cópia etc. “Faço de tudo para manter esse lugar. Minha preocupação é a de manter esses 300 clientes”.
Outra que continua tentando é a Vanessa Vídeo Locadora, do seu Francisco de Assis e de sua esposa, Silvia Paula. Com o nome da filha batizando o local, o casal sustenta a locadora há 25 anos. Francisco destaca que o auge do espaço foi de 2005 a 2008, quando famílias alugavam vários filmes para passar os finais de semana assistindo. “Era algo muito comum, natural. As pessoas entendiam que era divertido, saudável. Os clientes alugavam filmes e adoravam os clássicos, os documentários e opções que só eram encontradas em locadoras”, conta.
[FOTO2]Ele destaca que, nesse auge, contava com oito mil clientes cadastrados. “Hoje possuímos três mil e menos da metade frequenta. Apesar disso, os que visitam enfatizam que, em muitos casos, procuram o filme na internet e Netflix, mas não acham. Com isso, eles voltam para as locadoras, no intuito de procurar esses filmes. E encontram”.
Silvia avalia que, caso as locadoras fechem suas portas, os amantes da sétima arte podem ficar carentes com a falta de acesso aos filmes raros. “Alugar um filme, colocar no aparelho e viajar naquela aventura é tão divertido quanto ir ao cinema. É um negócio que tinha que continuar. Uma pena que as pessoas se deixaram levar pela modernidade”, finaliza.
Vilmar França, dono da Hollywood Videolocadora e da VCF Informática, conta que abriu o seu estabelecimento de locação em 1998 e que o auge foi em 2005, quando, finamente, a maioria dos clientes já tinha comprado os aparelhos de DVD. “A locadora tinha 50 mil cadastros. Foi um período incrível. Fui muito feliz naquela época. Sinto saudades”, diz. Ele lembra que trabalhou no Sindicato das Locadoras do Estado, com a direção de Marcelo Arrais, proprietário da locadora Distrivídeo. “O grupo se preocupava em apresentar novos filmes, métodos de se combater a pirataria e análise de vendas. Quando sai do grupo, existiam pouco mais de 100 locadoras. Hoje, são umas 20.
SERVIÇO
Vanessa Vídeo Locadora
Rua Coronel Ernesto Matos, 321, Messejana.(85) 985381240
Mega Filmes Locadora
Rua Dom Lino, 412 A, Parquelândia(85) 988477856
Distrivídeo
Av. Antônio Sales, 2926, Dionísio Torres.(85) 32615170
Hollywood Videolocadora
Av. Dr. Silas Munguba, 4573, Serrinha.(85) 988798727