Logo O POVO+
Darkest Dungeon traz o espírito dos jogos de tabuleiro para o digital
Vida & Arte

Darkest Dungeon traz o espírito dos jogos de tabuleiro para o digital

Darkest Dungeon traz o espírito dos jogos clássicos de tabuleiro para o mundo digital, agora em versão para o Nintendo Switch com conteúdos extras ao jogo original
Edição Impressa
Tipo Notícia

DAVI ROCHA

ESPECIAL PARA O POVO

vidaearte@opovo.com.br


Apesar de estarmos cada vez mais conectados ao universo digital, a cultura pop e os games ainda nos atraem para formas mais tradicionais e tangíveis de diversão, como jogos de tabuleiro e RPGs. A febre atual dos board games (jogos de tabuleiro temáticos e super inventivos) e de séries como Stranger Things e Dark – disponíveis na Netflix – atiçam a nossa curiosidade por jogos clássicos e, até pouco tempo atrás, tidos como ultrapassados. Em meio a tudo isso, uma nova geração de jogadores de RPG (Role Playing Game) está surgindo e o lendário jogo Dungeons & Dragons (D&D) está voltando com tudo entre essas pessoas. Mas e quando a vontade de jogar um game como D&D é grande, mas a dificuldade de arranjar amigos pra jogar também é? Bem, foi buscando esse público que Darkest Dungeon foi lançado no PC, Playstation 4 e Xbox One no ano passado, e em 2018 para o console mais popular do momento, o Nintendo Switch.

[QUOTE1]

Darkest Dungeon é um video game baseado no modelo clássico do RPG Dungeon & Dragons. Apesar de não ser um título oficial da empresa que produz D&D, muito do jogo é pautado na sistemática e no universo medieval de D&D. Produzido pela Red Hook Studios, uma desenvolvedora independente, por meio de financiamento coletivo via site Kickstarter, o game se destaca pelo visual 2D refinado, com uma estética voltada para o estilo gótico de tempos medievais, além de um incrível elenco de dubladores e trilha sonora.


A experiência de jogo de Darkest Dungeon ocorre em meio à exploração de calabouços e corredores sombrios e repletos de tesouros e perigos. Você controla um grupo de até quatro personagens com diferentes características, habilidades e personalidades e deve coordená-los em cada turno alternado de jogada (primeiro os seus personagens, depois os inimigos) para sobreviver e derrotar os adversários durante todo o game.

[QUOTE2]

Uma novidade que o jogo traz para os videogames de RPG é a inclusão de um sistema de estresse e insanidade que afeta o comportamento e o aceite de comandos por parte dos personagens controláveis. Tal dinâmica ainda não havia sido adaptada dos RPGs clássicos para o mundo dos videogames. Darkest Dungeon faz bem feito tal adaptação e consegue deixar sua jogatina ainda mais envolvente e engajante.


Darkest Dungeon está disponível desde 2016 para o PC (via Steam), Mac, Playstation 4 e Playstation Vita. Recentemente, o game também foi lançado para Xbox One e Nintendo Switch. Neste último, o game foi lançado junto com um pacote de conteúdos extras adicionados ao seu conteúdo original. Para os gamers de coração, mas que não tem console ou computador, a boa notícia é que o jogo também está disponível na App Store para iPads.


Davi Rocha é professor, publicitário e produtor de conteúdo do canal Bacontástico

 

O que você achou desse conteúdo?