Maria Madalena, uma das figuras mais discutidas do mundo, enfim, ganhou uma nova leitura de sua história para os cinemas. Com a direção de Garth Davis, o mesmo de Lion (2017), e com Rooney Mara, de Carol (2016), no papel de Madalena, o filme retrata como a mais fiel apóstola ficou íntima de Jesus Cristo.
A partir disso, a obra brinca com a sugestão de uma ligação mais forte entre eles do que de Jesus com os outros apóstolos. A personagem passa a ter sua história retratada com uma visão mais ampla do que como mera coadjuvante na jornada de Jesus. Ela, inclusive, o confronta para discutir o machismo da época e o papel da mulher no mundo, como foi apontado pelo material de divulgação do filme que tem sofrido críticas negativas no exterior.
Ela já tinha sido uma mulher à frente de seu tempo em outros filmes, como em A Última Tentação de Cristo (1988), de Martin Scorsese, que contava com uma Madalena, vivida por Barbara Hershey, se relacionando sexualmente com Jesus. Outras também tiveram os seus momentos de Maria Madalena, como Monica Bellucci e Juliette Binoche.
Outras Madalenas
A PAIXÃO DE CRISTO (2004)
O filme, com direção de Mel Gibson, conta com Monica Bellucci na criação de uma Madalena forte.
MARY (2005)
A obra, dirigida por Abel Ferrara, tem Juliette Binoche no papel de uma Madalena feminista e resistente.