Era 2 de maio de 2008 quando Robert Downey Jr, cavanhaque e tudo, começou a sedimentar uma franquia de tanto sucesso que nem os mais ávidos fãs dos quadrinhos seriam capazes de adivinhar. Arquitetado por Kevin Feige, o chamado Universo Cinematográfico da Marvel (MCU) chega hoje ao esperado ápice, na luta contra Thanos pelo destino da Terra em Vingadores: Guerra Infinita, o incrível 19º longa da franquia que reinventou os blockbusters do mundo.
De lá para cá, muito mudou. Primeiro, a Marvel Comics foi comprada pela Disney. Depois, a empresa do Mickey fez as pazes com a Sony, fazendo com que o Homem-Aranha finalmente se encontrasse com os Vingadores. Mais recentemente, a Disney absorveu o setor de entretenimento da Fox; ou seja, o Quarteto Fantástico e os X-Men podem, enfim, ser perdoados pela Marvel. Nesse entremeio, Homem de Ferro, Thor, Capitão América e Hulk ganharam cada vez mais força no supergrupo dos Vingadores. Tanta força que permitiu que os estúdios apostassem em heróis menos conhecidos do grande público, como Guardiões da Galáxia (2014), Homem-Formiga (2015), Doutor Estranho (2016) e, claro, Pantera Negra (2018).
Para quem tem memória fraca, fizemos então agora dois top-5 com meus (polêmicos) cinco filmes favoritos e meus (menos polêmicos) cinco filmes mais descartáveis do MCU.
[FOTO2]
Melhores
PANTERA NEGRA (2018)
Pantera tem bom herói, um excelente vilão e um elenco de apoio espetacular. E todos os citados são negros. Direção de arte grandiosa é o toque de mestre do filme de Ryan Coogler. Pantera Negra é um marco. E espero que seja um movimento sem volta.CAPITÃO AMÉRICA: SOLDADO INVERNAL (2014)
Soldado Invernal é quase um filme de gênero. Ousasse um pouco mais e poderia ser uma obra ainda mais impressionante. Mas o longa cria um clima de espionagem excelente, que é carregado pelo filme todo com competência. E as cenas de ação, ah, elas valem a pena. Destaque para a Viúva Negra (Scarlett Johansson), que inexplicavelmente segue sem filme solo.GUARDIÕES DA GALÁXIA (2014)
Drax, Gamora, Groot, Rocket e Starlord dão tudo que o entretenimento pede. É emoção, humor, música, explosão e carisma num ritmo alucinante. Ressalte-se ainda o ápice do longa – sim, aqueeeeeela cena do Groot – e a obra cintila no coração de qualquer fã. Guardiões da Galáxia é farofa pura, mas farofa feita com sinceridade, sem medo de erro.
HOMEM DE FERRO 3 (2013)
Entra o polêmico. O filme é cheio de inconsistências? É. O vilão é irrelevante? Concordo. Mas só a desconstrução do arqui-inimigo do Homem de Ferro, o Mandarim (Bem Kingsley) já vale o ingresso. Para além disso, o longa representa uma evolução em um personagem que sempre optou por ser infantil, arrogante, misógino etc.CAPITÃO AMÉRICA: GUERRA CIVIL (2016)
Nos quadrinhos, o conflito entre Capitão América (e aliados) contra Homem de Ferro (e aliados) é o de dois homens que nem questionam a possibilidade de estarem errados – e ambos estão errados. O mérito do filme é justamente o contrário. Até Tony Stark tem lá sua razão na obra. E, mais uma vez, os irmãos Russo trazem belas coreografias em cenas de ação. (Segura meu escudo!).
Piores
HOMEM DE FERRO 2 (2010)
THOR: RAGNAROK (2017)
Sendo justo, Ragnarok tem muita coisa que funciona. O timing de humor de Chris Hemsworth em especial, bem como alguns coadjuvantes absolutamente surreais. Mas aqui, tudo é excesso. Para cada acerto, tem uns cinco erros. E acaba tudo sempre no mesmo tom de humor, humor e mais humor.GUARDIÕES DA GALÁXIA 2 (2017)
Uma obra que paga pela qualidade do antecessor. Guardiões 2 é mais grandioso – que o diga a dimensão do vilão. Mas é também apressado. A marca do humor, que era nova em 2014, chega aqui desgastada. Até o baby Groot cansa. Só não é um desastre por causa de Yondu/Mary Poppins (Michael Rooker).THOR (2011)
Enquanto as sequências apostaram no humor, o filme original é de uma solenidade modorrenta. É tudo meio shakespeariano, épico, dramático. Mas é difícil se importar com o Deus do Trovão tanto quanto com o Rei da Dinamarca. Loki (Tom Hiddleston) era tão brilhante lá como ainda hoje.
VINGADORES: ERA DE ULTRON (2015)
Quem se importa com o Ultron, né? Ou com o Mercúrio? Pelo menos o Gavião Arqueiro teve lá um arco decente. Mas é tudo tão... repetitivo.