É chegada a hora de, finalmente, curtir o maior momento para quem é apaixonado por futebol: a Copa do Mundo! Marcada para começar às 12h30min (horário de Brasília), de hoje, o Estádio Luzhniki, em Moscou, com capacidade para 80 mil espectadores, terá a seleção anfitriã, a Rússia, contra a Arábia Saudita. Será um jogão.
No entanto, caso o jogo seja fraco, não se decepcione. Existem inúmeros filmes que ilustram excelentes partidas de futebol e outras histórias sobre as Copas e seus principais jogadores.
Caso a seleção Brasileira não jogue com a Alemanha, você pode se deliciar com outras obras tensas sobre o esporte. O primeiro exemplo e, talvez, o mais recente é Homem das Cavernas, dirigido por Nick Park.
O filme foi feito em animação stop-montion, que funciona ao modificar a posição de bonecos feitos de plasticina e fotografando-os de maneira a criar a impressão de movimento. A partir disso, as imagens são exibidas em uma velocidade de 24 quadros por segundo.
[QUOTE1]E foi isso que Park fez. Ele trabalhou a história de um grupo de homens das cavernas aprendendo e jogando futebol contra um time muito mais forte e preparado que eles. Sem querer dar spoilers, mas o filme é muito empolgante de se assistir. Imaginem uma certa revanche que está próxima de acontecer... A sensação de prazer que o filme oferece é a mesma.
Além desse filme, temos vários outros. Existem outras animações (como Metegol), documentários (Pelé Eterno) ficções (Gol! O Sonho Impossível) prontas para serem exploradas.
Esse gênero de futebol se tornou mais frequente na virada do século, quando os filmes de esportes começaram a tratar de outros assuntos, além do boxe, esporte mais popular nos cinemas dos anos 1970 e 1980.
O resultado foi a diversidade de títulos no mercado nacional e internacional. Vale destacar, que, como todo filme baseado em jogos, não é fácil transmitir a emoção para as telas de cinema. Muitos dos atores escolhidos, por exemplo, não possuem tanta paixão pelo esporte ou o talento requisitado. Para eles, não basta atuar. É preciso jogar bola também.
Então, quando um filme sobre futebol for bom e divertido, considere vários pontos. Em primeiro lugar, os astros se esforçaram em personificar os jogadores. Em seguida fique atento ao realismo do jogo. E por último, mas não menos importante, preste atenção na emoção das partidas. Os jogos precisam ser tensos. Se eles forem, então o filme foi bom!
Enfim. Confiram os jogos que estão chegando por aí com a Copa. E não liguem para quem ganha ou perde. O importante é competir (mas, vai que é tua, Brasil!).
OUTRAS PARTIDAS
METEGOL – UM TIME SHOW DE BOLA (2013)
Animação argentina, dirigido pelo vencedor do Oscar, Juan Campanella.
HELENO (2011)
Sobre o jogador Heleno de Freitas, atleta dos anos 1940, polêmico pelo comportamento explosivo.MAIS FILMES
Fuga para a Vitória (1981)
Todos os Corações do Mundo (1995)
Boleiros – Era uma Vez o Futebol (1998)
A Copa (1999)
A Um Passo da Glória (2000)
Pelé Eterno (2004)
Real Madrid – O Filme (2005)
Hooligans (2005)
Gol! - O Sonho Impossível (2005)
O Dia em que o Brasil Esteve Aqui (2005)
Maradona (2008)
Lições de um Sonho (2011)
Trem da alegria - Arte, Futebol e Ofício (2016)