Para um cearense, falar sobre a farofa é entrar de cabeça no comfort food - conceito que desperta emoções e revive lembranças através do paladar. Um alimento que resgata a origem do Nordeste, dos indígenas, sendo uma das receitas mais antigas da culinária nacional, segue com presença forte no dia a dia e na gastronomia contemporânea.
Com o passar dos anos e as mudanças que a culinária está vivenciando, a farofa não perdeu seu posto e continua protagonizando menus de restaurantes, a ceia caprichada de Natal e, claro, a época em que estamos agora, as tradicionais festas juninas. Os pratinhos encontrados em arraiás comprovam que este alimento está cada vez mais reinventado e saboroso.
“Quando falamos de farofa, logo lembramos a farinha de mandioca, que está presente na nossa origem indígena e é feita basicamente da mandioca, carboidrato base dos nativos brasileiros. Na época, eles faziam preparos que resultavam em algo seco e torrado. Hoje, os temperos são muito versáteis e podemos fazer farofa do que quisermos’’, explica o professor de gastronomia Matheus Vieira.
Segundo o profissional, os cearenses preferem uma comida que passeia entre o seco e o molhado, e a farofa, portanto, entra em cena para equilibrar este sabor. “Acredito que o nosso baião de dois, o frango assado e a carne de caranguejo são opções que combinam bastante com esse alimento, trazendo sabores e texturas ao prato. Já as massas, por exemplo, não vão bem’’, conta.
[FOTO3]As buscas pela inovação nas receitas e por novos sabores ganham espaço entre os chefs. Hoje em dia é fácil encontrar farofa à base de castanhas, de farinha de biscoito, farinha de coco, de pão e muitas outras opções inusitadas, que prometem adicionar novas experiências ao paladar dos mais curiosos.
O que não fica de lado é a essência desse alimento, a lembrança que ele traz de pratos tradicionais da cultura nordestina e brasileira, o gostinho da comida caseira, o resgate da infância de muitos cearenses, entre tantos outros sentimentos que são revividos pelo sabor da comida.
FAÇA EM CASA
Quer aprender a preparar uma farofa à base de banana da terra? O professor de gastronomia Matheus Vieira compartilhou conosco uma receita prática e saborosa!
INGREDIENTES
½ cebola roxa picada150 g de carne do sol dessalgada cozida e desfiada
1 banana da terra½ xícara de chá de manteiga da terra
300g de farinha de mandioca branca torradaSal a gosto
Colorífico a gostoMODO DE PREPARO
Em uma frigideira, aqueça a manteiga da terra e refogue a cebola. Adicione o colorífico e a carne de sol. Em seguida, acrescente a banana da terra e frite bem. Finalize com a farinha de mandioca e ajuste o sal.
Santa Grelha
Onde: Tibúrcio Cavalcante, 790 – Meireles
Quando: domingo a domingoContato: 32240249
Instagram: @santagrelha
Picanha do Cowboy
Onde: Dom Luís, 685 – Aldeota
Quando: domingo a domingoContato: 41180303