Logo O POVO+
Montagem de "Alice no País das Maravilhas" é encenada no Via Sul
Vida & Arte

Montagem de "Alice no País das Maravilhas" é encenada no Via Sul

| SÁBADO E DOMINGO | "Quanto tempo dura a eternidade?", é uma das perguntas da protagonista da peça Alice no País das Maravilhas, que será apresentada neste fim de semana no Theatro Via Sul
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

A companhia de teatro da escola de atores Marcelino Câmara estreia neste fim de semana, no palco do Theatro Via Sul nova montagem do infantil Alice no País das Maravilhas. A adaptação da obra de Lewis Carroll, clássico da literatura inglesa do século 19.


No palco, a narrativa desenrola quando, numa monótona tarde em que lia histórias com a irmã, Alice se aborrecia por não ver sentido em livros sem gravuras. É quando, já sonolenta de tédio, ela avista um coelho branco correndo que manuseia um relógio de bolso e repete constantemente: “Estou atrasado!”.


Por nunca ter visto um animal com esse tipo de objeto, a menina decide seguí-lo. Ela acaba entrando na toca onde cai em um mundo permeado por curiosas e fantásticas criaturas. Uma lagarta conselheira, o chapeleiro maluco, o Gato de Cheshire, e a impaciente Rainha de Copas, que manda cortar a cabeça de todo sujeito que lhe cause qualquer inconveniente, são só alguns dos personagens que acompanham a protagonista.


Na montagem elaborada e dirigida por Marcelino Câmara, as novidades vêm em novas tecnologias, atores e composição musical. Plataformas móveis dão novo dinamismo ao espetáculo, possibilitando a visualização de algumas das principais cenas em 360°. A hora do chá, por exemplo, poderá ser vista de frente e de costas. Na corrida de Alice em busca do coelho, os personagens ficam estáticos, enquanto as plataformas se movem.


Alunos da escola de atores se juntam aos profissionais da companhia para a encenação da peça. Os intérpretes estreantes passaram por audição e têm a oportunidade de atuar junto a nomes mais experientes.


Outro detalhe marcante é a trilha sonora que passeia pela música erudita. Já no início da narrativa, na corrida em busca do coelho, é um solo de piano de Mozart que dá o clima de movimento. Quando ela chega ao País das Maravilhas e avista as flores, Antonio Vivaldi, músico italiano do século 17, também entra em cena com a composição “primavera”. O russo Tchaikovsky ritmiza a dança das flores para Alice. Camille Saint-Saen, Liszt, Debusy, Straus, Haydn e Grieg são outros nomes que permeiam a o arranjo musical do espetáculo.


A peça Alice no País das Maravilhas tem apresentações marcadas para o sábado, 31, e domingo, 1º de julho, a partir das 17 horas. De acordo com o diretor do espetáculo, cenas e falas foram adaptadas para o entendimento de crianças de todas as idades, mas a adaptação é indicada para todos os públicos.

 

ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS

 

Quando: 30 de junho e 1° de julho, às 17 horas

Onde: Theatro Via Sul Fortaleza (avenida. Washington Soares, 4335 – Edson Queiroz)

Quanto: R$ 40 (inteira) / R$20 (meia entrada)


 
O que você achou desse conteúdo?