É a própria vocalista, Salma Jô, quem assina o email de resposta da assessoria da banda goiana. Já o telefonema para a entrevista, quem atende é o guitarrista Macloys Aquino, esposo de Salma. Durante a conversa, a dona dos vocais confirma: é a própria dupla de músicos que faz a produção e comunicação da Carne Doce, tornando o casamento e o trabalho cada vez mais imbricados. "A gente acorda e vai dormir falando da banda", conta Salma. O que faz sentido, levando em conta que o projeto, nascido do casal, há cinco anos vem revelando, na música, essas intimidades.
Em Tônus, disco lançado no último dia 17 com patrocínio da Natura Musical, o intimismo alcança outro nível. O grupo, que além de Salma e Macloys é composto por João Victor Santana (guitarras e sintetizadores), Ricardo Machado (bateria) e Anderson Maia (baixo), abre mão dos vocais gritados e instrumentais expansivos para dar lugar a um som ao mesmo tempo contido, triste e sensual, mas acima de tudo maduro. Na descrição da própria vocalista: "maturidade é uma palavra que faz sentido dentro deste disco. Até pra ficar em silêncio precisa ser mais maduro".
Salma conta que o álbum surge depois do provocativo Princesa, lançado em 2016, por uma questão de timing. Sem nenhum conceito definido no primeiro momento, o disco acabou sendo um reflexo das experiências alcançadas em meia década de shows: "Nos primeiros, estávamos abrindo portas, tinha essa ansiedade de se destacar", diz a vocalista. "Agora a gente está em um momento mais calmo, mais paciente, se escutando melhor, com arranjos sofisticados e silenciosos."
E se nos trabalhos antecessores músicas como Cetapensâno e Falo foram lidas de forma política, em Tônus as composições de Salma representam melhor o tema que a banda quer tratar. "Eu não tenho o objetivo de militar, apontar verdades e defender causas", explica a compositora, apesar de reconhecer que sua música seja entendida como feminista. "Uma coisa que sempre me interessou foi a forma como a gente exercita o poder nas relações e como a gente joga com os nosso sentimentos, como podemos ser complexos e contraditórios, fracos e fortes ao mesmo tempo."
Quase como um reflexo da capa, criada por Salma e Macloys, as letras de Tônus aparecem nuas, como no refrão Porque eu só gozo assim / Em alto e bom som, de Amor Distrai, que escancara a sensualidade sem pudor. Algumas composições, mesmo diretas, exigem tempo para ser decifradas. É o caso da faixa final, Golpista, que, logo de cara, remete aos gritos políticos dos últimos anos, aos quais Salma adiciona outros sentidos: "ela fala mais sobre um sentimento de descrença geral e uma falta de união. Porque as pessoas não conseguem se comunicar, estão isoladas. A música é mais nesse sentido de um vazio e de uma ansiedade desse momento político."
Tônus foi lançado em dois shows, no Sesc Santos, no dia 19 de julho, e no Centro Cultural São Paulo, no dia 21, ambos com ingressos esgotados. Foi durante este período de lançamento na capital paulista que parte do grupo conheceu o trabalho dos cearenses do Máquinas. Segundo Selma, a identificação foi imediata. "Nunca fizemos nenhuma parceria, mas seria interessante um trabalho com eles", antecipa.
A banda, que esteve na capital cearense em outubro de 2017, encerrando o Festival Barulhinho no Dragão do Mar, ainda não tem previsão de retorno à Cidade. "Foi muito emocionante, foi um dos melhores shows que a gente já fez", relembra a vocalista, prometendo em seguida que vai se esforçar para incluir Fortaleza na nova turnê que, deve começar até o fim do ano.
Discografia
Carne Doce
A estreia do grupo, em 2014, já apresenta temas socioculturais, como em Idéia (escrita com acento mesmo), e um desapego ao pudor, como em Passivo. O CD ficou em primeiro lugar na lista de Melhores Discos do portal de música Miojo Indie.
Princesa
O disco, que tem hits como Falo e Artemísia, foi o responsável por tornar mais conhecido o trabalho do grupo. Lançado em 2016, a obra foi destaque entre as listas de melhores do ano de diversos veículos, como Rolling Stone e Estadão.
Tônus
Lançado em julho deste ano, o terceiro disco tem sido bem recebido pelo público, aparecendo, logo após o lançamento, em destaque nos virais do Spotify, com a faixa Amor Distrai. O álbum é fruto de uma parceria com a Natura Musical.
Álbum Tônus, da banda Carne Doce
Disponível no Deezer, Google Play, iTunes, Napser, Spotify, YouTube e Tidal
Cópias físicas em breve