Logo O POVO+
Engenhosidade do design cearense
Vida & Arte

Engenhosidade do design cearense

| EVENTO INTERNACIONAL | Cearense Rafael Studart é um dos designers que levam os elementos do Nordeste, em peças autorais, para mostras como a Design Weekend
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Embora o Ceará ainda esteja engatinhando na indústria do design, alguns nomes já começam a se consolidar em cenário nacional. O cearense Rafael Studart participou da feira High Design em São Paulo, um dos maiores e mais visados eventos do setor no Brasil. Filho de dona de marcenaria, Rafael tentou seguir a carreira na formação de Arquitetura. Abriu escritório, manteve por um tempo. Mas não demorou até largar a prancheta e se embrenhar na oficina da mãe, cheia de pó de madeira, fuligem. "Agora vivo todo desarrumado", brinca.

 

A feira High Design está inserida na agenda do evento Design Weekend (DW!), que conta com programação em centenas de pontos pela cidade de São Paulo. Rafael Studart esteve na edição com três peças inéditas. Para criar cada uma delas se utilizou da memória afetiva, criou um banco de madeira com tampo em couro, minimalista e com formato de peteca, brinquedo que rendeu também nome ao produto.

 

O trançado de palha que ornava as cadeiras antigas com armação em madeira escura serviu de inspiração para o Bar Palha. Os desenhos são talhados diretamente na madeira, com precisão e zelo. A sensação é de que a peça remete a um outro tempo, ao passo que desperta a curiosidade por seu ineditismo. Se por fora é de madeira, tradicional, por dentro é moderno, com luzes embutidas, espelhos e abertura de frente e lateral.

 

A peça de maior destaque, no entanto, é o Mancebo Mandacaru. Versátil, ele pode ser ajustado mesmo depois de já confeccionado. É que cada cabide de madeira torneada e roliça pode ser recolocado em outra parte da peça. O cabideiro também pode vir com luz embutida. "Saiu o resultado da primeira fase do concurso de mobiliário do Museu da Casa Brasileira (MCB). O mancebo Mandacaru está entre os selecionados para segunda fase", comemora o artista. Rafael já foi finalista de outros prêmios e chegou a receber selo de ouro do concurso Objeto Brasil 2016.

 

Ele explica que a intenção é construir peças duráveis e sustentáveis, com madeira brasileira, para que a história não fique apenas na memória, mas possa ser tocada e vista por meio de suas criações. O material dos produtos é a brasileiríssima madeira freijó, de cor clara e que tem estado em evidência novamente. Nessa união de inovação e tradição, fechou parceria com distribuidores de Goiânia, Porto Alegre e na loja Ouvidor, de Fortaleza.

 

Apesar das ideias serem cearenses, a produção é toda realizada em São Paulo. A aposta que tirou os projetos do papel foi de Augusto Pires, dono da Arte em Cadeiras. O moveleiro disse ter se impressionado com o talento e atenção ao detalhe de Rafael. "Ele não me deu uma cadeira que todo mundo conhece. Me deu algo diferente. O cearense veio para abrir a cabeça do paulista", diz.

 

Augusto tem uma equipe reduzida, de 12 artesãos. São eles os responsáveis pela talha, polimento e acabamento de cada peça. Ele explica que vende sob encomenda e pede prazo de 40 dias para produção e entrega do pedido. É assim que funciona na maioria dos casos com design. Com exceção das grandes redes, cada item é feito sob medida, a gosto do cliente. Nada em larga escala, dificilmente há estoque.

 

Rafael não é o único a expor em São Paulo. O coletivo Objeto Comum, do qual também faz parte, reúne os artistas do Ceará em busca de fortalecer a categoria. Fundado há um ano, o grupo quer difundir os talentos do Estado."Eu acho que o design vem crescendo no Ceará e criando braços para uma percepção nacional. Temos muitos criativos, só precisamos ser mais proativos e fazer um trabalho de qualidade à altura de estados que têm uma cultura do design maior. Temos o artesanato como um dos pontos de partida e que pode ser transformado em material de inspiração para fazer design com a nossa cara", explica um dos veteranos no Estado, Erico Gondim.

 

Onde encontrar

 

Peças Rafael Studart

https://www.arteemcadeiras.com.br/

 

Peças Sérgio J. Matos

http://sergiojmatos.com/

 

Estúdio Galho

https://www.estudiogalho.com.br/

 

O que você achou desse conteúdo?