De hoje até a próxima quarta, 26, o Cinema do Dragão irá receber a Sessão Olhar Proibido, projeto da curitibana Olhar Distribuição que estreia na capital cearense. Ao longo desta semana, serão exibidos o longa O Animal Sonhado, de Breno Baptista, Luciana Vieira, Rodrigo Fernandes, Samuel Brasileiro, Ticiana Augusto Lima e Victor Costa Lopes, e o curta Boca de Loba, de Bárbara Cabeça, ambas obras cearenses. A iniciativa, que tem como foco a distribuição de filmes nacionais independentes com temáticas controversas e explícitas, terá caráter itinerante.
"A gente recebe muitos filmes, entra em contato com muitos diretores e produtores, e no decorrer do ano começamos a ser acessados por eles com filmes com temáticas um pouco mais ousadas, para maiores de 18 anos. (Então) ficamos pensando em como trabalhá-los em circuito comercial de forma que fosse atrativa e que eles pudessem ser recebidos pelos exibidores", contextualiza o diretor da Olhar Distribuição, Argel Medeiros. A partir dessa oferta, foi formatado o projeto, que trabalha com sessões em horários noturnos, uma vez por dia, com foco no público LGBTQ e também público adulto em geral. "Chegamos ao formato e propusemos ao Pedro Azevedo, (programador) do Dragão do Mar. Até então não tínhamos aberto (a ideia) para nenhum exibidor. Ele recebeu, gostou, e irá acontecer essa sessão 'teste', para entendermos como vai ser o formato e apresentarmos para exibidores em outras cidades", avança Argel.
As duas obras selecionadas passaram por diferentes festivais. No caso de Boca de Loba, por ser um curta-metragem, uma carreira comercial é algo difícil por não existir esse costume com o formato no mercado exibidor do Brasil. "Dentro dessa proposta, a gente entendeu que caberia um curta. A gente vai percebendo que as pessoas têm interesse no formato, mas ele fica restrito aos festivais. Pensamos que seria uma forma de agregar valor colocá-lo nessa sessão e acreditamos muito que é importante também para o mercado", defende Argel. Já O Animal Sonhado foi lançado na Mostra de Cinema de Tiradentes em 2015 e, após rodar pelo Brasil e mundo, finalmente chega comercialmente aos cinemas.
O programa que une Boca de Loba e O Animal Sonhado deve circular pelas outras cidades que receberão a sessão na itinerância do projeto, conforme adianta Argel, ainda que os detalhes de como e quais serão contempladas pela Sessão Olhar Proibido ainda não estejam fechados. O diretor da distribuidora também já revela outros dois longas que irão compor programas futuros: Nova Dubai, de Gustavo Vinagre (SP) e Mr. Leather, de Daniel Nolasco (GO). Um quarto longa-metragem está em negociação, enquanto os curtas seguem em processo de seleção. Apesar da primeira experiência no Cinema do Dragão ter data para conclusão, Argel afirma que a intenção é estender a relação da distribuidora com o equipamento. "A ideia é que Fortaleza seja um circuito nosso, que essa parceria com o Dragão do Mar possa dar certo e a gente consiga trazer os outros filmes que estamos programando, também", torce.
Sessão Olhar Proibido
Quando: de hoje até quarta, 26, em sessões sempre às 20h30min
Onde: Cinema do Dragão (rua Dragão do Mar, 81)
Quanto: R$ 14 (inteira)
Mais infos: bit.ly/2EupUbe