Logo O POVO+
Uma família chamada Alencar
Vida & Arte

Uma família chamada Alencar

Edição Impressa
Tipo Notícia

Das famílias brasileiras, a Alencar é uma das que deram origem ao maior número de personalidades marcantes para a historiografia nacional desde o início do século XVIII. Vida e Bravura, é o primeiro estudo das raízes da família em Portugal e da genealogia que produziu heróis e políticos como Bárbara de Alencar, Tristão Gonçalves de Alencar Araripe, e o próprio escritor cearense, José de Alencar.

"Eu me perguntava: Será que a minha família Alencar é a mesma do escritor José de Alencar? Foi esse questionamento que me impulsionou a iniciar a pesquisa", lembra Raidson Negreiros de Alencar, que é coautor do livro. "Durante o processo, descobri que o pai do escritor José de Alencar, o padre José Martiniano de Alencar, era nascido no Crato, mesmo local de nascimento do meu bisavô Raimundo Alves de Alencar. Com o desenvolvimento das pesquisas, chegamos à conclusão de que a família Alencar proveniente da região da chapada do Araripe no Ceará e Pernambuco, que é originária da região de Freixieiro de Soutelo, em Portugal, é sim uma única família no Brasil", pontua.

O escritor José de Alencar faz parte da quarta geração de Alencares brasileiros, tanto pelo lado paterno quanto materno, uma vez que seus pais, José Martiniano de Alencar e Ana Josefina de Alencar, eram primos legítimos. Neto de Bárbara Pereira de Alencar pelo lado paterno e de Leonel Pereira de Alencar pelo lado materno, o autor de Iracema era trineto de Leonel de Alenquer Rego, esse o mais velho dos três irmãos Alenquer que vieram de Portugal e deram origem à família Alencar no Brasil.

A genealogia, enquanto ciência, vai além de simplesmente mapear as ligações biológicas entre gerações de indivíduos da mesma família. Ela também ocupa-se em descrever a origem, história e dispersão de pessoas ligadas não apenas pelo sobrenome, mas também por laços biológicos e afetivos. "Gostar de genealogia é curioso, é algo que vem de dentro. É um interesse que eu tinha desde muito novo, mas que nunca tinha dado os primeiros passos concretos na pesquisa. É uma ciência extremamente importante para a preservação da memória da família", finaliza Raidson.

O que você achou desse conteúdo?