Logo O POVO+
Site disponibiliza obras da cultura cearense
Vida & Arte

Site disponibiliza obras da cultura cearense

|lançamento| Plataforma busca divulgar o trabalho de artistas locais e facilitar a pesquisa
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
PINGO de Fortaleza está à frente do projeto que vai compartilhar a memória da música cearense
 (Foto: Luiz Alves/ divulgação)
Foto: Luiz Alves/ divulgação PINGO de Fortaleza está à frente do projeto que vai compartilhar a memória da música cearense

O cenário artístico cearense ganhou nesta sexta-feira, 3, um espaço virtual para divulgação da música e da cultura cearense. A plataforma Digital da Música Cearense já disponibiliza todas as obras criadas durante os 35 anos de carreira do cantor, compositor, escritor, produtor musical e pesquisador, Pingo de Fortaleza, idealizador do projeto.

Além da antologia de Pingo, o site também abre espaço para outros artistas cearenses interessados em divulgar seus trabalhos na internet.

"Nós artistas temos conseguido produzir muito nos últimos anos. São muitos livros, discos, mas não temos uma difusão das obras, nem no Estado, e muito menos fora daqui", opina Pingo.

O projeto é realizado pela Associação Solar com apoio da Associação dos Docentes da UFC (Adufc) e da Secretaria da Cultura do Estado através da Lei de Incentivo à Cultura (Lei do Mecenato).

Segundo Pingo de Fortaleza, existia uma vontade de que o site começasse oferecendo uma quantidade considerável de material artístico, cultural e histórico, incluindo obras já esgotadas ou de difícil acesso, como é o caso do disco Cego Oliveira Rabeca & Cantoria, um LP duplo produzido por Rosemberg Cariry e do livro Maracatu Az de Ouro, 70 Anos de Memórias, Loas e Batuques, o que pode trazer mais facilidade em futuras pesquisas. "Eu mesmo, como pesquisador, quando fui fazer meus livros, tive muita dificuldade nas minhas pesquisas. Então espero que este site ajude muitos pesquisadores e estimule novos trabalhos", exemplifica.

Os artistas interessados em divulgar seus trabalhos através da plataforma devem enviar o conteúdo por email (digitaldamusicacearense@gmail.com) com todas as informações técnicas. A partir do próximo dia 15 de maio, o site será bilíngue, em português e inglês. (Wanessa Lugoe/ESPECIAL PARA O POVO)

Digital da Música Cearense

Para acessar:

www.digitaldamusicacearense.com.br

Contato: digitaldamusicacearense@gmail.com

Conteúdo disponível para download gratuito no site

O que você achou desse conteúdo?