Logo O POVO+
Estéticas mitológicas
Vida & Arte

Estéticas mitológicas

| questões humanas | Assim Caminha a Humanidade, novo podcast do O POVO, levanta discussões envolvendo mitologia, cultura pop, filosofia e psicanálise
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Marca do podcast Assim Caminha a Humanidade (Foto: Lara Vasconcelos/ DIVULGAÇÃO)
Foto: Lara Vasconcelos/ DIVULGAÇÃO Marca do podcast Assim Caminha a Humanidade

Qual a relação entre as obras The Big Bang Theory, Meia-noite Em Paris e De Volta Para o Futuro? Todas essas produções estão ancoradas nos conhecimentos de mitologia - que, diferente daquilo que a crença comum aceita, não é um conjunto de histórias fantasiosas, mas, sim, um mecanismo para pensar questões e desafios interiores do ser humano. Pautados nessas reflexões e considerando como a filosofia, a psicologia e a psicanálise podem oferecer respostas, os pesquisadores Heráclito Pinheiro e Pati Rabelo lançaram o podcast Assim Caminha a Humanidade (ACaH). Realizada pelo O POVO, a produção usa as mitologias como fundamento e a cultura pop como apoio para refletir, debater e descortinar aspectos da vida.

Com periodicidade semanal, o podcast está disponível no Spotify, no iTunes e no Deezer. Três episódios já foram lançados - indo de discussões sobre o deus do tempo até a astrologia. "O estudo da mitologia vai dar caminhos possíveis de comportamento humano e determinados paralelos que ajudam você a se orientar na sua própria jornada - tanto psíquica quanto a jornada através da vida", explica Heráclito, que é pesquisador da obra do suíço Carl Jung e recentemente lançou o livro Psicologia Junguiana: uma introdução. 

O encontro dele com Pati Rabelo aconteceu ainda nos tempos escolares, mas, apenas recentemente, a dupla que assina o ACaH se encontrou em eventos temáticos. São muitos os produtos da cultura pop analisados pelo Pati e Heráclito - passando por referências mais óbvias como Harry Potter, Batman, Superman, Capitão América, Mulher-Maravilha e Star Wars até filmes como Meia-noite Em Paris e De Volta Para o Futuro.

"Os mitos são narrativas muito antigas, mas que continuam atuais. Pois são eternas. Desde que o homem é homem, nós continuamos produzindo mitos. A grande questão é que, como o mito fala de realidades internas, acredito que não muda muito ao longo do tempo. Quando a gente está falando de mitologia, estamos falando de realidades psicológicas, deuses e demônios. No fundo, estamos falando de instinto e realidades internas", explica Pati Rabelo, justificando a escolha do escopo mitológico como um dos pontos de partida para o ACaH. Quando falamos em mitos, claro, logo pensamos em Hércules, Prometeu e Zeus. Mas, para além da mitologia greco-romana, o podcast se propõe a analisar outros aglomerados. Pati lembra que há referências ricas ao pesquisar mitos celtas, nórdicos, africanos e orientais. "A mitologia não tem que fazer sentido, tem é que deixar o mundo mais confortável", diz Heráclito, que também acredita nessa pluralidade.

O podcast vai ao ar sempre às segundas-feiras. Hoje, às 18 horas, será lançado o episódio de número quatro - que tem como tema "Uma problematização da problematização". Partindo da mitologia budista e de mitos gregos como Cassandra e Ninfa Eco, esse episódio se propõe a fazer uma análise sobre a obrigatoriedade de discutir todos os aspectos da existência humana.

Para ouvir:

Spotify:

encurtador.com.br/bpKL0

iTunes:

encurtador.com.br/uUV26

Deezer:

encurtador.com.br/fxQZ0

Heráclito Pinheiro, estudioso de Carl Jung
Heráclito Pinheiro, estudioso de Carl Jung

Heráclito Pinheiro

É escritor, professor, pesquisador e estudioso de Carl Jung e Joseph Campbell. E autor do livro Psicologia Junguiana: uma introdução (Editora Dummar). É consultor de conteúdo do ACaH.

Pati Rabelo, comunicadora
Pati Rabelo, comunicadora

Pati Rabelo

É publicitária, produtora de conteúdo e acumula experiências em administração, marketing e jornalismo. Trabalhou com edição de livros por dez anos. É roteirista do ACaH.

Para conhecer o podcast Assim Caminha a Humanidade

Instagram: @assim_caminha

Blog: blogs.opovo.com.br/assimcaminhaahumanidade

ACaH

O podcast vai ao ar sempre às segundas-feiras. Hoje, às 18 horas, será lançado o episódio de número quatro - que tem como tema "Uma problematização da problematização". Partindo da mitologia budista e de mitos gregos como Cassandra e Ninfa Eco, esse episodio se propõe a fazer uma análise sobre a obrigatoriedade de discutir todos os aspectos da existência humana.

O que você achou desse conteúdo?