Vínculo e tempo. O que estas duas palavras dizem para você? Em mundo cada vez mais conectado, qual sua relação com a moda, com as escolhas do vestir e, inevitavelmente, com o que lhe cerca ao redor? A resposta é sua, somente sua. Mas há uma pesquisa que chama para isto, que faz e descobre estas novas leituras de mundo, sabia? A moda e o design, inclusive do setor moveleiro, abrindo porta para um lifestyle são as principais peças deste quebra-cabeça, apresentado no último dia 4 pelo porta-voz do Inspiramais, Walter Rodrigues, em São Paulo.
O encontro com o pesquisador e designer brasileiro, expert em pesquisa de comportamento consumidor, é a "cereja" do maior salão de design e inovação de materiais da América Latina. A grande novidade, que deve chegar ao mercado em novembro próximo, segundo o radar do especialista e consultor da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), é o tema do Zen. O conceito passa, portanto, a servir de base para os lançamentos futuros, dentro do que o evento propõe como 2020_II e não mais para estação definida.
O ponto de partida desta história é um paralelo, explicado por Walter, entre a alta tecnologia disponível, nossa imersão nela, cada vez mais profunda, e a vontade de, justo por isso, se reconectar, ver graça no que é simples, feito à mão, com essência e ar puro, de preferência da natureza. "Com a chegada do iPhone X, nós perdemos o limite. Em uma mesma dimensão, quando percebemos que o piso e o teto para o desfile da Balenciaga, significavam a mesma imagem, ou seja, que não temos mais limite. Consequentemente, o modelo, na passarela, representa este ser humano. Toda essa tecnologia enaltecendo a imagem do ser humano", compara Walter, em uma visão otimista, que traz novos questionamentos.
Em um contexto de polaridades tão distintas, hoje, como expõe no raciocínio do Zen para 2020_II, uma criadora como Miuccia Prada vai sempre fazer a aposta ao contrário. "Ela vai brincar com uma silhueta muito clássica dos anos 1950, mas ela começa a decupar essa roupa, cortando, revelando pedaços do corpo, até chegar na silhueta completamente transparente", saca o último verão da estilista à tona. "Brinca com a matéria, transformando isso em uma mensagem poderosa, de libertação do feminino, essencialmente", diz.
Para Walter Rodrigues, não estamos mais falando de roupa ou só de acessório e calçado, estamos falando de um todo. "A roupa cada vez mais tem a função de comunicação", pontua. O trabalho contemplativo de Alex katz, americano, é uma destas "iscas" na visão do designer porta-voz do Inspiramais. "A gente entende que há um momento de reflexão para prestarmos atenção nas coisas", justifica Walter. Na área de moda e design, no geral, isso se exemplifica com o caimento das matérias, como estão sendo construídas e a força dessas modelagens, muito simplificadas, que vão valorizar e dar um novo olhar ao produto, segundo Walter, mais atemporal.
* A jornalista viajou a convite do evento.