A memória de 1958 aponta para a estreia súbita e graciosa de Hiramisa Serra no palco do Theatro José de Alencar e propriamente na história da dramaturgia cearense. Interpretou Jacqueline, personagem clássica do texto do cearense Raimundo Magalhães Júnior, na terceira montagem realizada pelo grupo Comédia Cearense, comandado pelo marido, Haroldo, e fundado um ano antes em Fortaleza. No ano em que a atriz comemora 61 anos de carreira, os alunos da Casa da Comédia a presenteiam com uma nova temporada de Canção dentro do pão, cuja pré-estreia está marcada para esta quinta, 27, no Teatro de Arena da Casa da Comédia Cearense.
Considerada a Dama do Teatro Cearense, Hiramisa estreou em A Canção dentro do Pão em 1958. "A comédia estreou em 1957 e mamãe, em 1958. Naquela época, não tinha permissão da família para fazer teatro, mas como já estavam noivos, meu pai falou com os pais dela e eles permitiram. Mas eles já ensaiavam nas calçadas, no tempo de namoro", conta Hiroldo Serra, filho mais velho de Hiramisa e Haroldo Serra, que faleceu em 16 de junho. Hiroldo dirige a peça desta vez.
Com 61 anos nos palcos, ela já viveu Bernarda Alba, de García Lorca; Sra. Carrar, de Bertold Brecht; a mulher do aleijado e a Rosa do Lagamar. Em 1979, foi indicada para o prêmio Mambembe de Melhor Atriz, ao lado de Fernanda Montenegro, Aracy Balabanian e Clarisse Abujanra. Além disso, fez figurinos para dezenas de espetáculos da Comédia Cearense. No cinema, atuou em O Quinze, O Caminho das Nuvens e Área Q.
Na preparação do espetáculo estão envolvidos alunos da Casa da Comédia Cearense, criada em 2002 por Haroldo Serra. O grupo mantém, desde então, o espaço cultural formado por salas onde ocorrem oficinas, cursos e palestras, ensaios de teatro, dança e outras manifestações artísticas. O espaço, criado para afirmar e legitimar o vínculo entre estudantes, professores, atores, bailarinos, músicos, jornalistas e pesquisadores acolheu Renan de Oliveira, que atualmente vive o personagem Jacquot Florentino, o padeiro da realeza que tem a grande vontade de se tornar o pasteleiro, isto é, fazer tortas para a realeza. Outras apresentações do espetáculo estão marcadas para a próxima quinta, 27, e sexta, 28, sempre às 19h30min, na Casa da Comédia Cearense.
"Tive a primeira experiência em 2012 e lá fiquei (na Casa da Comédia). Pra mim é sempre muito importante continuar lá, porque foi onde tive meu primeiro contato, minha primeira oficina, com a família Serra, que é tão importante. E eu venho continuando, fazendo teatro por causa deles", afirma. A montagem faz parte da Oficina de Entonação e Prática Teatral, que é ofertada na Casa. "Interpretar um personagem que também fez o seu Haroldo é uma grande responsabilidade. Ele é um grande mestre, tem uma carga histórica com ele que é incrível. E eu me sinto nessa responsabilidade. Mas, ao mesmo tempo, tenho muita confiança no Hiroldo também, porque ele compartilha a história da família com a gente", pontua.
Canção Dentro do Pão, uma comédia acerca das atribulações da realeza francesa às vésperas da Revolução, tem texto de Raimundo Magalhães Júnior. A comédia, dirigida por Hiroldo Serra, se passa às vésperas da Queda da Bastilha e traz a história de adultério entre Jacqueline e o Monsieur Finot, que pretende incriminar Jacquot - marido de Jacqueline - com a introdução de uma canção subversiva dentro dos pães que serão servidos na realeza. A nova temporada, para Hiroldo, é uma oportunidade de encontro e celebração familiar. "A gente tá querendo juntar ex-alunos, reunir amigos da comédia, pessoas que não puderam se despedir dele, que fazem parte da família. É importante estar juntos na Casa da Comédia, que é o lugar que ele (Haroldo) fundou", finaliza.
Canção dentro do pão
Quando: hoje, 27, às 19h30min
Onde: Rua Major Pedro Sampaio, 1190 - Rodolfo Teófilo, Fortaleza
Gratuito
Informações: (85) 99635 3475