Logo O POVO+
Sana 2019 traz programação pop e geek neste fim de semana em Fortaleza
Vida & Arte

Sana 2019 traz programação pop e geek neste fim de semana em Fortaleza

O Sana 2019 acontece de 12 a 14 de julho com programação voltada para a cultura pop e geek
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Ator irlandês Kristian Nairn, de Game Of Thrones, participa como DJ 
 (Foto: Divulgação )
Foto: Divulgação Ator irlandês Kristian Nairn, de Game Of Thrones, participa como DJ

Está iniciada a contagem regressiva para o Sana 2019. A partir desta sexta-feira, 12, o Centro de Eventos do Ceará vira palco do maior evento de cultura Pop e Geek do norte e nordeste, que acontece até domingo, 14, com atrações nacionais e internacionais, sala temáticas, exposição de quadrinhos, shows, concurso e desfile cosplay, cover de kpop, conversa com youtubers, palestras, workshop de quadrinhos, jogos e diversas outras atividades.

Esta edição promete uma atenção voltada ao público da série Game Of Thrones, concluída em 2019. Os fãs poderão conhecer Kristian Nairn, que viveu o personagem Hodor na série da HBO. No sábado, 13, às 19 horas, o ator sobe ao palco como DJ para realizar, pela primeira vez na América Latina, a Rave of Thrones, festa temática de Game of Thrones. Na data, ele participará, ainda, de um bate-papo no palco Art&Fest. O momento contará com a presença da YouTuber Mikannn, conhecida pelos seus vídeos sobre GOT, e que também participará de outras atividades no evento.

A série será ambiente de uma das 4 salas temáticas desta edição, com arena de simulação de batalha medieval, arena zumbi e um espaço com exposição, palestra e outras atividades. Além de GOT, haverá uma sala para Harry Potter, uma Tokusatsu (com exibição de séries japonesas) e uma “No meu tempo” (uma sala de nostalgia dos anos 90).

“O Sana começou em 2001, uma época em que o público geek e nerd da região estava carente de eventos direcionados a eles. Fomos crescendo aos poucos, e criamos uma responsabilidade com eles, que nos aguardam anualmente”, conta Ricardo Busgaib, diretor do evento. “Tem gente que acha até que não é o público-alvo do Sana, mas vamos além da cultura japonesa. Neste ano, por exemplo, focamos bastante em GOT”, completa.

Neste ano, a Artists' Alley, que funciona como um "beco dos artistas" para exposição de trabalhos, recebe cerca de 50 artistas nordestinos nos três dias de evento. A edição conta com o pré-lançamento da Shoujo Bomb, um mangá feito exclusivamente por mulheres. As ilustradoras Mari Petrovana e Janaina Araújo, duas das autoras do projeto, participam do momento com sessão de autógrafos (sexta-feira).

“O Shoujo é o tipo de mangá que visa o público feminino jovem. Mesmo com títulos de sucesso na categoria, como Sailor Moon (1992) e Sakura Card Captors (1996), ele é negligenciado pelas editoras e até mesmo pelo mercado independente. A maioria dos mangás brasileiros continuam sendo assinados por homens. O Shoujo Bomb foi produzido somente por mulheres e é destinados a mulheres. Temos força e conseguimos mostrá-la através desse projeto”, conta Mari.

Na sexta-feira, às 20 horas, o evento realiza um tributo ao músico Andre Matos, que participaria desta edição, mas faleceu em junho. Yudi Tamashiro, ex-apresentador do programa infantil Bom dia & Cia, participa do evento com uma gincana especial, além de bate-papo com o público. A dinâmica conta com premiação de um Playstation 4 e surpresas.

Os dubladores Sylvia Salusti - que dá a voz a personagens como Pérola (Steven Universo) e Jean Grey (X-Men série animada) - e Garcia Júnior - conhecido por dublar Arnold Schwarzenegger - participam da palestra de dubladores do evento. No domingo, 14, shows da japonesa MIC (com participação especial do Rapper BRAGA), do grupo 7 Minutoz (que cantam músicas de anime) e da banda japonesa Black-On encerram o evento.

PONTO DE VISTA

"O Sana é um dos maiores eventos de cultura pop aqui em Fortaleza, nos proporciona um clima muito envolvente, o que faz a maioria das pessoas que vão, irem outras vezes. Kpop, jogos, animes, séries, cosplay... são algumas coisas que podemos encontrar e algumas das coisas que fazem o Sana ser tao acolhedor e divertido".

Bianca Dib, 14 anos, estudante

Eu vou

"Frequento o Sana desde 2014, a maior parte das vezes como cosplayer ou dançarina de kpop. Sempre tiveram muitas queixas nesses dois segmentos do evento devido ao desleixo dos diretores para com eles, indo de premiação baixa, jurados ruins nos concursos, entre outras coisas, porém, após o boicote ocorrido no último Sana, anunciaram melhoras significativas. Minhas expectativas para essa edição se baseiam em ver se o que foi dito de fato vai se concretizar e se, finalmente, os cosplayers e os dançarinos da Área Kpop vão ser levados a sério como atração do evento, além disso, os convidados são muito bons e estou muito ansiosa para os shows".

Yasmin Rocha, 18 anos, estudante

PONTO DE VISTA

 

“Esse ano meu grupo (One Day) irá competir no Sana na parte de k-pop cover, estamos com bastante expectativa nessa área. Esperamos que as coisas por lá tenham melhorado, que os casos de machismo e homofobia não passem despercebido, não só na área k-pop mas no Sana como um todo. O Sana é um ótimo lugar para se reunir com amigos, conhecer mais da cultura asiática, games, etc. Esperamos que essa edição seja ótima pra todo mundo”.

Aline Sales, 23 anos, estudante

Sana 2019

Quando: sexta, 12, às 12 horas; sábado, 13, e domingo, 14, às 10 horas

Onde: Centro de Eventos (av. Washington Soares, 999 - Edson Queiroz)

Quanto: entre R$ 40 e R$ 200. à venda nas lojas Smart Eletron, Gracom, Mr. Fantasy, Reboot Comic Store no local; online no Sympla

Mais informações: portalsana.com.br

 

O que você achou desse conteúdo?