Logo O POVO+
Mostra Sesc de Culturas chega ao Sertão Central neste fim de semana
Vida & Arte

Mostra Sesc de Culturas chega ao Sertão Central neste fim de semana

| GRATUITO | Quixadá, Quixeramobim, Ibaretama e Senador Pompeu recebem, de hoje a domingo, a Mostra Sesc de Culturas do Sertão Central. Jota Quest e Moraes Moreira estão entre os destaques
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Espetáculo
Foto: Divulgação Espetáculo "Inka Clow Show", da Cia. do Rebote (Brasília/DF)

Ampliando suas ações para outras localidades do Estado, a Mostra Sesc de Culturas, após 20 edições consolidadas no Cariri, abre seu leque e realiza, de hoje a domingo, 28, a Mostra Sesc de Culturas do Sertão Central. Distribuindo sua programação por quatro cidades da região - Quixadá, Quixeramobim, Ibaretama e Senador Pompeu -, o evento irá destacar, além de shows musicais, exposições (na Casa dos Saberes Cego Aderaldo, Memorial Antônio Conselheiro e Senac Quixadá), debates, mostras de cinema com exibições a céu aberto, workshops, teatro de rua e rodas específicas de literatura. Todas as atividades do evento são gratuitas.

"A mostra surgiu a partir de um amplo diálogo nas nossas redes do Sesc também em nível de Brasil. Então, basicamente, nos foi jogado um desafio de pensarmos uma expansão da mostra para outras áreas do Ceará. Pensando também nesses outros territórios potentes, então chegamos ao Sertão Central, que já é uma região muito fértil", reconheceu Chagas Sales, gerente de Cultura do Sesc Ceará. A grade de programação, segundo ele, foi formatada a partir de uma construção coletiva com a participação de uma equipe multidisciplinar e de agentes culturais da própria região.

Nas cidades de Quixadá e Quixeramobim, particularmente, a mostra terá sua parte mais robusta de atrações. "Estamos chamando de cidades-polo porque terão uma programação mais potente. Mas para contemplar as outras duas cidades, estaremos com um circuito de teatro de rua e prestando uma homenagem ao Mestre Piauí (falecido em março último)", adiantou. O teatro de rua, dessa forma, será contemplado com a Trupe Motim (Quixeré), Companhia Laguz Circo e Bricoleiros (ambos de Fortaleza), Cia. do Rebote (DF), Cia. Lamparim de Circo e Teatro (Quixeramobim) e Giradança (RN).

Clique na imagem para abrir a galeria

"A ação formativa é uma preocupação muito grande da gente. Pensando nessa perspectiva, estaremos realizando um curso de Agentes Culturais. É uma parceria do Sesc com o Senac que vai ser inaugurada a partir dessa mostra, mas que vai continuar após a programação porque a gente entende que é de uma importância muito grande", destacou Chagas em relação à produção e difusão da arte. Outro ponto alto na Mostra Sesc de Culturas do Sertão Central será uma caravana literária dedicada à escritora Rachel de Queiroz (dia 28); já na parte musical, os destaques irão para os mineiros do Jota Quest (abertura) e o encontro do compositor cearense Fausto Nilo com o parceiro baiano, Moraes Moreira (encerramento).

Grupos como o Fanfarrada (RJ) irão promover ainda uma troca de experiências com artistas locais no Papo Criativo. "No encontro de bandas de música, será a oportunidade para se falar um pouco ainda sobre o processo criativo, conversar sobre as possibilidades para circular não só na região, mas também no Estado e no Brasil. Então, eles estarão trocando partituras, ideias, e irão também se juntar aos artistas na rua", complementou Chagas Sales. A intenção, de acordo com ele, é que o evento se estenda para outras regiões. "A gente está nesse lugar de explorar. A ideia é visualizar o sertão como uma aldeia cultural", concluiu.

Mostra Sesc de Culturas do Sertão Central

Quando: de hoje, 25, a domingo, 28 de julho

Onde: cidades de Quixadá, Quixeramobim, Ibaretama e Senador Pompeu

Programação gratuita

Info: www.mostracariri.com.br/programacao/

 

O que você achou desse conteúdo?