Toni Morrison, a primeira afro-americana a ganhar o Prêmio Nobel de Literatura, morreu aos 88 anos, após uma breve doença - informou a família em um comunicado divulgado ontem, 6. "Apesar de sua morte representar uma tremenda perda, estamos gratos por ela ter tido uma vida longa e bem vivida", afirmou a família.
Morrison escreveu 11 romances em uma brilhante carreira literária e premiada que durou mais de seis décadas. Ficou mais conhecida pelo romance Amada, que lhe rendeu o Pulitzer de ficção em 1988. O livro mais tarde foi transformado em um filme estrelado por Danny Glover e Oprah Winfrey. Jazz (1992) e Paraíso (1997) completaram uma espécie de trilogia. Mas mesmo antes de sua conclusão, em 1993, lhe foi atribuído o Prêmio Nobel de Literatura, transformando-a na primeira mulher negra escolhida para a distinção. Segundo o comitê da Academia Sueca, o prêmio foi dado a Morrison, uma escritora "que, em romances caracterizados por força visionária e teor poético, dá vida a um aspecto essencial da realidade americana".
Em 2015, ela publicou seu último romance, o décimo primeiro, intitulado Deus Ajude Essa Criança.
Antes de se tornar uma autora conhecida mundialmente, Morrison trabalhou como editora para a Random House por 19 anos, revelando uma geração de escritores afro-americanos como Angela Davis, Gayl Jones e Toni Cade Bambara. Ela também foi professora da Universidade de Princeton entre 1989 e 2006.
Em 1996, foi homenageada com a Medalha de Honra da National Book Foundation. Em 2012, o então presidente Barack Obama lhe entregou Medalha Presidencial da Liberdade e, em 2016, ela recebeu o prêmio PEN/Saul Bellow pelo conjunto de sua obra na literatura de ficção americana.
Muitas homenagens rapidamente foram feitas a ela após a notícia de sua morte. Sonny Mehta, presidente da editora Knopf, disse que poderia "pensar em poucos escritores americanos que escrevem com mais humanidade, ou com mais amor pela linguagem, do que Toni". "Suas narrativas e prosa fascinantes deixaram uma marca indelével em nossa cultura", afirmou.
Morrison nasceu em Ohio em 18 de fevereiro de 1931. O olho mais azul, seu primeiro romance, foi publicado em 1970. Ela prosseguiu com Sula em 1973 e, depois, publicou outros nove romances.
No Brasil, seus livros foram publicados pela Companhia das Letras. (Com agências)