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Alfred Hitchcock completa 120 anos entre a arte e a psicose
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Alfred Hitchcock completa 120 anos entre a arte e a psicose

O diretor de clássicos do suspense completaria hoje 120 anos. Seu legado ainda é reverenciado por admiradores e estudiosos do cinema
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Foto: Divulgação "Hitchcock/Truffaut é livro em que Truffaut entrevista o diretor

Pássaros frenéticos, vizinhos misteriosos, medo de altura, crimes perfeitos e, o mais expressivo, o assassinato inesperado. São esses e outros temas que o diretor inglês Alfred Hitchcock conseguiu eternizar por meio de suas produções. São 53 longas-metragens com presença tão consolidada que é um desafio imaginar que o idealizador do clássico Psicose (1960) e Os pássaros (1963) completaria 120 anos hoje. Apesar de seu último filme ter sido lançado há 43 anos, o legado deixado pelo artista ainda é lembrado e reverenciado como um dos mais importantes no universo cinematográfico.

Cinco indicações ao Oscar como melhor diretor, junto com uma estatueta por sua carreira completa em 1968; um Bafta; dois Globos de Ouro; seis décadas de carreira; uma série; um livro de entrevistas; um filme-biografia e um título: Mestre do Suspense. O nome Hitchcock ainda marca as aulas de universidades e estampa as televisões dos cinéfilos e admiradores do cinema. E não é só devido ao suspense de protagonistas complexos e roteiros elaborados: o legado do artista perpassa técnicas que são destaque de produções até hoje.

Para a coordenadora do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza Bete Jaguaribe, Hitchcock foi um grande inovador quando se refere ao suspense como gênero. Um destaque são as movimentações da câmera, que se direcionavam para o ponto de vista do personagem e contribuíam para aumentar a tensão do público. "O cinema dele trabalha com a questão da subjetividade. É uma nova forma de filmar, com capacidade de prender a atenção das pessoas. Quando a câmera se transforma no olhar, aumenta o suspense. Os próprios personagens eram complexos mentalmente falando, o que também ajudava na tensão psicológica", explica.

No legado da técnica, um exemplo é o chamado Efeito Vertigo, tática em homenagem às movimentações de câmera e objeto utilizadas no filme Um corpo que cai (1958) (em inglês, Vertigo). Para representar o medo de altura de um personagem, o diretor usou estratégia de movimentar a câmera e o objeto filmado para distorcer a imagem e aproximar os espectadores da sensação da fobia.

Outro procedimento que vem em mente quando se fala das técnicas é o falso plano sequência do longa-metragem Festim Diabólico. Os 83 minutos da produção dão a sensação de terem sido gravados em uma cena única, em que só seria preciso uma única tomada para registrar todas as cenas do filme. Mas, na verdade, o truque em focar em objetos estáticos e fundos escuros, além de gravar todas as cenas em um mesmo ambiente, fez com que o diretor conseguisse trocar o rolo da câmera sem que o espectador percebesse.

A professora destaca que, em meio à Era de Ouro do Cinema Americano, em que tudo era padronizado, Hitchcock conseguiu personalizar sua própria carreira, onde tudo era de sua autoria e nada era normatizado. "Ele renovou em termos de narrativa e é uma grande referência do suspense. A partir dele, a narrativa de suspense se consolida em termos de gênero", completa.

O coordenador do programa de pós-graduação em Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC), Ricardo Jorge, revela ser um "grande admirador" do diretor. Para ele, não é a história em si o grande destaque do artista, mas sim o modo que ela é contada, desde o enquadramento da câmera até os efeitos. O seguimento da imagem em O correspondente estrangeiro (1940), que atravessa a janela de uma casa e segue até entrar em uma aeronave que passava, é ressaltado como um dos grandes feitos de Hitchcock.

"O que marca nele é que tinha virtudes além do comercial. Ele adotava estratégias e são essas reviravoltas narrativas que acho bastante interessantes. Como fazer o filme dos pássaros sem trilha sonora, sem música. São detalhes que fazem que alguns filmes do Hitckcock ganhem particularidades", ressalta, exemplificando também o filme Festim Diabólico, em que o começo do filme é reproduzido somente no trailer, como se o longa fosse sua continuação.

Celebrado por diretores de renome como Jean-Luc Godard e François Truffaut, que lançou livro com conversas que teve com o britânico, o nome Hitchcock continua aparecendo em filmes e seriados. Em 2012, a inspiração e o processo de criação de Psicose foi retratado no longa Hitchcok, que contou com o premiado Anthony Hopkins no papel principal. A complexidade da narrativa do filme também foi tema da série Bates Motel, que segue os acontecimentos anteriores à história do clássico por cinco temporadas. O próprio filme já tem refilmagem realizada em 1998 e, apesar de não estar à altura do original, simboliza a continuidade da história, que, assim como o diretor, com certeza terá muitos anos de presença pela frente. 

Janela Indiscreta (1954)
Janela Indiscreta (1954)

Conheça alguns clássicos de Hitchcock:

Festim Diabólico (1948)

Dois amigos começam a teorizar a probabilidade de um crime perfeito, em que não há resquícios nem pistas que levariam até ambos. A partir da discussão, resolvem por a teoria na prática, e, além de encontrar uma vítima "perfeita", irão também testar a sorte e a probabilidade do sucesso do assassinato.

Janela Indiscreta (1954)

Um fotógrafo, após quebrar a perna enquanto trabalhava, precisa ficar preso em seu apartamento, tendo apenas a janela como paisagem do mundo de fora. Quando resolve observar a rotina de seus vizinhos com um binóculo, percebe que um deles age de forma suspeita e começa a desconfiar que algo maior tenha acontecido.

Um corpo que cai (1958)

O detetive aposentado Scottie Ferguson, após evento traumático, passa a ter medo irracional de altura. Quando seu ex-colega o contrata para seguir sua esposa, que tem agido de forma inusual, ele precisa revisitar locais que fazem despertar sua fobia, ao mesmo tempo que começa a ter sentimentos pela moça.

Psicose (1960)

Um dos filmes mais conhecidos do diretor, Psicose inicia quando a personagem Marion "Mary" Crane, após roubar U$ 40 mil da empresa em que trabalha, se hospeda no Motel Bates, hotel na beira da estrada. Já na primeira noite, Mary conhece Norman Bates, que coordena o local junto à mãe. Na época, já existiam filmes coloridos, mas Hitchcock optou pelo preto e branco.

Os Pássaros (1963)

Quando a personagem Melanie vai em busca de um homem que conheceu, ela acaba parando na cidade de Bodega Bay. Entretanto, em meio a um desequilíbrio do ecossistema, os pássaros da cidade se juntam em um grande bando e começam a atacar as pessoas.

 

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