Logo O POVO+
Exposição em Nova York celebra os 25 anos da série Friends
Vida & Arte

Exposição em Nova York celebra os 25 anos da série Friends

Exposição celebra os 25 anos de um dos seriados mais amados da televisão e que permanece forte entre os fãs 15 anos após a última temporada
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
As perucas de Rachel, interpretada por Jennifer Aniston, ganharam vitrine especial na exposição (Foto: AFP)
Foto: AFP As perucas de Rachel, interpretada por Jennifer Aniston, ganharam vitrine especial na exposição

O famoso sofá laranja da cafeteria Central Perk, as poltronas de couro reclináveis de Chandler e Joey e o violão de Phoebe: tudo isso está em uma exposição para marcar o 25º aniversário do seriado Friends. A exposição foi inaugurada no último fim de semana, em Nova York, como parte das comemorações que marcam um quarto de século desde que o primeiro episódio foi ao ar na NBC, e vai até 6 de outubro.

É também uma maneira da Warner Bros lucrar com a popularidade aparentemente inesgotável da sitcom, 15 anos após o último episódio ter sido transmitido em maio de 2004. "É como um museu. A quantidade de detalhes, de adereços e o artesanato que está presente neste evento é impressionante", contou James Michael Tyler, que interpretou Gunther, o garçom tímido e apaixonado por Rachel.

O estúdio recriou o cenário num loft enorme no Soho, em Manhattan. Tudo, desde os móveis até a decoração, é o mesmo que os fãs se acostumaram e amam. Os visitantes podem relaxar nas famosas poltronas onde Joey e Chandler gritavam vendo televisão, observar a mesa de pebolim, ou abrir a porta do apartamento de Monica e Rachel do outro lado do corredor.

"Assim que cheguei, abri um sorriso. Cada canto que viro e todas as coisas que pude ver trazem muitas lembranças e é tudo muito bem feito", disse Maggie Wheeler, que interpretou Janice - aquela mulher do "Oh-my-god", dito com uma risada anasalada e irritante. A exposição, que já está esgotada, é parte de um esforço maior para marcar o aniversário e capitalizar sua popularidade entre o público mais jovem, que nem havia nascido quando o último episódio foi transmitido, mas que a descobriu através de reprises na Netflix.

Mais de mil cinemas nos Estados Unidos planejam exibir episódios icônicos este ano, enquanto linhas de brinquedos e móveis de Friends, incluindo o sofá laranja, foram lançadas em todo o mundo. "No caso de Friends, as pessoas se apaixonaram totalmente por esses seis amigos", afirmou Michael Lembeck, que dirigiu 24 episódios, referindo-se aos personagens interpretados por Jennifer Aniston, Courtney Cox, Lisa Kudrow, Matthew Perry, Matt LeBlanc e David Schwimmer.

"Adoramos o comportamento deles naquelas situações, nos associamos ao que fazem e vamos assisti-los toda semana porque somos loucos por eles", adicionou, explicando a longevidade da série. Tyler, o Gunther, admite que está um pouco triste por conta dessa onda de nostalgia, contando que sente falta dos dias no sets de gravação. "Eu fui muito sortudo. Levo com seriedade. Fui abençoado de ter feito parte desse show", acrescentou Tyler, de 57 anos. (AFP)

O que você achou desse conteúdo?