Logo O POVO+
Um novo mundo para Liz
Vida & Arte

Um novo mundo para Liz

| Lançamento | Publicadas diariamente no O POVO, tirinhas Os Mundos de Liz, do quadrinista Daniel Brandão, ganham coletânea em livro
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Os Mundos de Liz (Foto: Daniel Brandão / Divulgação)
Foto: Daniel Brandão / Divulgação Os Mundos de Liz

Liz tinha seis anos quando virou fonte inesgotável de inspiração para o pai, o quadrinista Daniel Brandão. A menina tornou-se a principal personagem das tirinhas de Daniel, e em 2014 ilustrava também o livro Liz (Editora Demócrito Rocha). Agora adolescente, Liz volta a ter um livro dedicado a ela, desta vez com uma coletânea das tirinhas publicadas desde 2018 no O POVO. Os Mundos de Liz reúne, em 120 páginas, 214 tiras e 46 quadrões com as vivências, curiosidades, descobertas e amadurecimento da menina, que cresceu na idade e no afeto dos leitores. A seleção foi feita em conjunto com Anderson Rodrigues - amigo de Daniel e também artista - e pelos editores da Noir, editora que publicou o livro.

"Na virada de 2017 para 2018, quando recebi o convite do O POVO para fazer tiras diárias, eu resolvi mudar tudo. A minha filha tinha acabado de completar 14 anos e o universo adolescente estava muito presente em minha vida. Então, resolvi que a personagem Liz teria 14 anos e que ela envelheceria com o tempo. Além disso, eu sabia que não poderia mais recorrer tanto à fatos da vida da minha filha para fazer tiras diárias. Seria inviável e muito invasivo. Resolvi explorar mais a ficção e inquietações pessoais mesmo. Tudo cabe nesses mundos: fantasia, humor, reflexões, filosofia, poesia, crítica e diversos outros personagens", explica o autor.

Daniel Brandão é ilustrador, quadrinista e professor. Seu primeiro contato com o mundo dos quadrinhos foi aos nove anos de idade, quando lia HQs de super-heróis e reproduzia os desenhos. Os Mundos de Liz foi um grande desafio para o quadrinista. Daniel relembra que a última vez que trabalhou com tiras diárias foi no início dos anos 2000, na produção do Capitão Rapadura, junto com o cartunista Mino.

"Em Os Mundos de Liz, eu comecei fazendo tudo sozinho e a personagem é minha. Senti uma responsabilidade muito maior. Hoje eu tenho um amigo que me ajuda com as cores, mas continuo sendo o responsável pelos roteiros, desenhos, letramento... Acho que já peguei o ritmo, mas sempre que tenho que escrever novas tiras, sinto um frio na barriga", confidencia. Perto de completar dois anos com a criação das tiras, Daniel perpassa entre a realidade e a ficção, e traz para Os Mundos de Liz um pouco do dia a dia da filha e de sua família.

"Na primeira fase, que foi de 2009 à 2017, a personagem não envelhecia e os enredos eram em sua maioria baseados em fatos que minha filha me trazia. As tiras falam muito de mim, do que sinto, do que penso e das minhas inquietações. Algumas destas questões também são da Liz e da minha esposa. Quem nos conhece, consegue nos reconhecer nos quadrinhos que faço, mas não escrevo e nem desenho querendo reproduzir o real", explica.

O autor também conta que a Liz atual, já adolescente, possui um enredo mais ficcional, porém não deixa de retratar o amadurecimento de sua filha, que atualmente tem 16 anos. "Eu sou muito observador, e nós somos muito próximos. Eu percebo o dia a dia dela, as sutilezas, as gangorras sentimentais, as amizades... De certa forma, tudo isso está presente nas tiras". Não apenas uma fonte de inspiração para o trabalho do pai, Liz acompanha todo o processo de criação e possui exclusividade para ler as tiras antes de serem publicadas, tornando-se a "primeira editora", como Daniel mesmo descreve.

Atualmente, além de publicar as tiras diárias de Os Mundos da Liz no O POVO, Daniel também comanda o Estúdio Daniel Brandão, local onde ele e outros artistas dão aulas de desenho, ilustração e artes gráficas. Os Mundos de Liz" está sendo vendido pelo site da editora Noir (www.editoranoir.com/osmundosdeliz). O lançamento em Fortaleza será no dia 5 de outubro, na Reboot Comic Store.

 

Lançamento Os Mundos de Liz

Autor: Daniel Brandão. Editora Noir. 120 páginas

Quando: sábado, 5/10, às 14 horas

Onde: Reboot Comic Store (avenida 13 de Maio, 2072 - Fátima)

Quanto: R$ 39,90

 

O que você achou desse conteúdo?