Logo O POVO+
Jogo "Untitled Goose Game" é um party game para jogar sozinho
Vida & Arte

Jogo "Untitled Goose Game" é um party game para jogar sozinho

Com premissa absurda e jogabilidade simples o jogo está disponível para Nintendo Switch, PC e Mac
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação

Você é um ganso. É isso. Esse é todo o conceito de Untitled Goose Game, lançamento da House House e disponível para Nintendo Switch e computadores. O texto podia até acabar aqui.

Como ganso, você se limita a pegar objetos sem autorização dos donos, grasnar ameaçadoramente, tentar intimidar ao bater asas e correr de uma forma desengonçada. Como bem definiu o jornalista Carlos Mazza, do O POVO e do Site de Jogos, Untitled Goose Game é, em essência, um jogo meme: é feito para rir e compartilhar.

Ninguém espera uma revolução vinda do jogo do ganso. O que espera é um pouco de risada e a oportunidade de mostrar para todos os amigos. Assim, apesar de ser um game single player — em que o jogador obrigatoriamente joga só —, Untitled Goose Game se configura essencialmente como "party game" (jogo para festas). A ideia é juntar a galera e morrer de rir ao ver uma ave provocando o caos numa pequena cidade fictícia.

A própria plataforma em que a Panic, publicadora do jogo, lançou o game mostra esse talento para divertir no absurdo. Untitled Goose Game casa perfeitamente com o conceito do Switch, console híbrido de mesa e portátil (handheld). Vale levar o "Jogo do Ganso" pra escola, pro trabalho, pra noite de bebida e, mesmo em conjunto, ele consegue segurar umas boas duas horas de risadas. E virtualmente qualquer pessoa, de qualquer idade, consegue jogar.

Acessível, Untitled Goose Game vem com versão em português, gráficos simplistas, mecânica simples e desenvolvimento satisfatório. A grande dificuldade é o controle de movimento, que parece meio duro, mas se justifica pelo fato de o jogador controlar um ganso — uma ave que não prima pela elegância.

Consideravelmente curto, o game pode ser finalizado em cerca de duas horas, com facilidade. São cinco cenários no estilo puzzle (quebra-cabeça), com elementos steath (furtividade). Em suma, o jogador precisa ser criativo para infernizar a vida de jardineiros, artistas, crianças, vendedores, donos de bares e velhinhos inofensivos. Para isso, ele tem instruções básicas de consequências que ele busca a partir das ações. Por exemplo: em determinado momento, o objetivo é trocar os óculos de um garoto. Para isso, você precisa desamarrar o sapato dele, roubar um avião de brinquedo, ser perseguido pelo menino, que tropeça no cadarço e perde os óculos. Surge assim a chance para a ave fazer a troca!

Confira trailer do jogo:

Untitled Goose Game

Desenvolvido pela House House e publicado pela Panic

Plataformas: Nintendo Switch, Microsoft Windows, MacOS

Preço: entre R$ 28 (promoção na Epic Games Store, para PCs) e US$ 20 (preço completo para Switch)

 

O que você achou desse conteúdo?