Mais de seis décadas de atividades contínuas marcam a história de um dos grupos teatrais mais tradicionais de Fortaleza, e um dos mais antigos do País. Fundado em 1957 pelo ator e dramaturgo Haroldo Serra - que faleceu em junho deste ano -, a Comédia Cearense possui mais de 90 espetáculos realizados em sua trajetória.
Em comemoração aos 62 anos da Comédia Cearense, o grupo de teatro realiza neste domingo, 13, o espetáculo A Princesinha, adaptação do livro de mesmo nome da escritora britânica Frances Burnett. Com apresentação marcada para às 17 horas no Teatro Arena Aldeota, a peça continuará em cartaz durante todos os domingos de outubro até o dia 3 de novembro.
"Eu sempre tive vontade de montar essa história. É uma história bonita que trata de valores, de coisas boas para as crianças. A minha motivação para fazer essa montagem foi uma mensagem que eu recebi ano passado de uma criança, a Maria Bacelar (que interpreta a protagonista Sara, em A Princesinha). Ela me contou que sempre teve vontade de fazer teatro porque sua mãe já tinha feito com a gente antigamente", explica Hiroldo Serra, diretor do espetáculo.
A história de A Princesinha retrata a vida de Sara, uma criança de família rica que fica órfã após o pai falecer. Ela é levada para um orfanato e lá é maltratada por uma professora, mas Sara não deixa de lado seu bom coração e conquista a amizade das outras crianças. Uma forma de homenagear Haroldo Serra, pai de Hiroldo, que sempre incentivou a produção teatral na Cidade, a montagem de A Princesinha segue um repertório de teatro infantil produzido pela Comédia Cearense este ano: Chapeuzinho Vermelho, Branca de Neve, Pinóquio, Dona Onça Pintada e Seu Bode Cheiroso.
A adaptação deste texto para os palcos surgiu do interesse de Hiroldo pela história que retrata a infância, a solidariedade e a amizade. "A Sara, a Princesinha, ela é muito gentil com as outras crianças. É uma história muito interessante e singela, o espetáculo terá trilha sonora ao vivo com violão, piano e canto. A gente complementou com músicas infantis da gente", conta o diretor.
No mesmo domingo, 13, após o encerramento de A Princesinha, acontece a sessão de A Psicanalista Surda, às 19 horas. Indicada para crianças a partir de 12 anos, a peça é uma comédia dramática que também tem a direção de Hiroldo Serra e texto escrito por Caroline Treigher, que retrata a temática de abusos e traumas na infância.
Espetáculo A Princesinha
Onde: Teatro Arena Aldeota (rua João Carvalho, 93 - Aldeota)
Quando: domingo, 13, às 17 horas
Quanto: R$ 15 (meia) e R$30 (inteira)
Informações: (85) 3261 2022