Logo O POVO+
Musical da Fundação Raimundo Fagner celebra 70 anos do cantor cearense neste domingo, 13
Vida & Arte

Musical da Fundação Raimundo Fagner celebra 70 anos do cantor cearense neste domingo, 13

Com crianças e jovens atendidos pela instituição, Fundação Raimundo Fagner celebra os 70 anos do cantor cearense em musical apresentado no Cineteatro São Luiz
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
JOVENS atendidos pela Fundação Raimundo Fagner durante ensaio para o musical em homenagem aos 70 anos do artista
 (Foto: Alex Gomes/ Especial para O POVO)
Foto: Alex Gomes/ Especial para O POVO JOVENS atendidos pela Fundação Raimundo Fagner durante ensaio para o musical em homenagem aos 70 anos do artista

Num amplo terreno do bairro Paupina, repleto de árvores e sensação de interior, funciona a sede da Fundação Raimundo Fagner em Fortaleza. Criada em 2000 pelo artista cearense na cidade de Orós, onde nasceu, ela atua como complemento às atividades escolas e na formação musical de crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, cerca de 200 em cada cidade. Nas últimas semanas, todas elas e a organização da Fundação ficaram envoltas na produção de um espetáculo especial: "Fagner - O Musical", que marca os 70 anos do cantor e compositor homenageado. O Vida&Arte foi conferir na sede da Paupina o que está sendo preparado na homenagem, que tem apresentação gratuita no Cineteatro São luiz no domingo, 13, data exata do aniversário de Fagner. Os ingressos para a apresentação já estão esgotados, mas haverá transmissão do espetáculo em telão na Praça do Ferreira. A presença do homenageado é esperada. Em Orós, a Praça Matriz irá receber programação alusiva à data.

“Desenvolvemos as atividades através de um projeto que é o Aprendendo com Arte, que tem foco na música mas tem também diversas atividades complementares à escola, como nas áreas de leitura e escrita, informática, visando parceria com as escolas para desenvolver e fortalecer a educação formal”, informa a diretora-geral Tereza Tavares. As crianças e jovens atendidos têm, além de uma série de atividades de acompanhamento escolar, oportunidades de aprender violão, flauta e coro, por exemplo.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

O Vida&Arte acompanhou na manhã deste sábado, 5, um dos ensaios de "Fagner - O Musical" na sede de Fortaleza da Fundação Raimundo Fagner, na Paupina. O espetáculo, que será apresentado no domingo, 13, no Cineteatro São Luiz e em Orós, traça um retrato biográfico do cantor cearense a partir do repertório pelo qual ele ficou conhecido. A Fundação atende cerca de 200 crianças e adolescentes na Capital e 200 no interior, proporcionando atividades artísticas e de acompanhamento escolar. São essas crianças e jovens que compõem o corpo cênico do musical. Para saber mais sobre o espetáculo, acompanhe nossas edições, redes sociais e portal. Enquanto isso, o Vida&Arte te mostra um pouco do que eles estão preparando para o público! (Vídeos e foto: João Gabriel Tréz)

Uma publicação compartilhada por Vida & Arte (@vidaearteopovo) em

No palco do Cineteatro, serão 65 delas que começaram a relação com a música a partir do projeto. “É uma forma de homenagear e reconhecer a importância desse grande artista não só para a música, mas também para o trabalho social”, afirma Tereza. De "Borbulhas de Amor" a "Pedras Que Cantam", passando por "Guerreiro Menino" e "O Jardim dos Animais", o repertório - que traz 12 canções compostas ou interpretadas por Fagner ao longo de seus 45 anos de carreira - é a base narrativa do musical, como explica a professora de teatro Mariana Elani Santos. “A priori a gente pensou em focar no mais biográfico mesmo do artista, porém seria delicado pelo pouco tempo para (retratar) uma vida tão longa e rica. Então, pensamos em priorizar momentos do Fagner de uma maneira mais geral, ele como artista, voltados para as músicas. O quê elas contam? Foi muito mais baseado nisso e num pensamento imaginativo de como elas teriam surgido”, contextualiza a professora, que assina a dramaturgia do espetáculo.

"Parte do repertório quem escolheu foi o próprio Fagner, inclusive duas músicas que ele gosta muito que fazem parte do começo da trajetória dele: 'Amém amém' e 'Cavalo Ferro'", adianta o maestro e coordenador musical da Fundação, Eduardo Júlio Saboya, responsável pela união dos sons. “É uma dramaturgia corporal, não há texto. É o corpo que está envolvido com essa musicalidade. Tem umas coreografias, partituras corporais, que têm mais a ver com essa imbricação da música com o corpo desses atores e cantores que vão fazer o espetáculo”, avança Mariana. “Todas as crianças (da Fundação) estão participando, mas aqui é dividido em cinco turmas e as duas últimas é que vão compor a maioria do corpo cênico-musical desse espetáculo, que são os jovens entre 13 e 17 anos”, define.

O maestro explica que o processo começa com cada grupo - de coro, flauta, violão e percussão - ensaiando em separado. “Terminando de pegar o repertório, a gente junta. Quando chega todo mundo, é o momento que eu apareço para poder juntar e fazer que tudo aconteça”, afirma. “Já estava mais do que na hora da gente propor um espetáculo que trouxesse o nome, a vida e as obras de Raimundo Fagner. Ele foi pensado em 2018, a partir dos 40 anos de sucesso completados no ano passado e nos 70 anos de vida em 2019”, aponta o maestro, que tem ligação com a Fundação desde 2009, quando ainda estava na faculdade e entrou no corpo de educadores. Após precisar se ausentar para concluir a graduação, voltou à instituição como coordenador musical em 2013. “Nós temos hoje no quadro de educadores meninos que foram meus alunos em 2009. Já passaram muitos”, celebra.

Atualizada às 10h19min

Fagner - O Musical

Quando: domingo, 13, às 18 h

Onde: Cineteatro São Luiz (rua Major Facundo, 500 - Centro)

Ingressos esgotados. Pede-se que, na apresentação, o público que conseguiu ingressos leve uma lata de leite em pó para doação como ato simbólico. O espetáculo será transmitido em telão na Praça do Ferreira.

O que você achou desse conteúdo?