Logo O POVO+
Visita a uma livraria submersa na Itália
Vida & Arte

Visita a uma livraria submersa na Itália

Considerada uma das livrarias mais bonitas do mundo, a Libreria Acqua Alta é um dos pontos certos para quem visita Veneza pela primeira vez
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Libreria Acqua Alta é um dos pontos certos para quem visita Veneza pela primeira vez
 (Foto: Mariana Amorim/Arquivo Pessoal)
Foto: Mariana Amorim/Arquivo Pessoal Libreria Acqua Alta é um dos pontos certos para quem visita Veneza pela primeira vez

Veneza é a terra do encantamento. Dentre as quatro cidades que tive oportunidade conhecer durante 11 dias na Itália, ela foi sem dúvidas a que mais me arrancou suspiros e surpresas. Os canais, pontes, barcos e gôndolas deixam os turistas abobalhados. Tudo isso, somado à arte presente em suas praças, igrejas e prédios históricos e ao forte culto à música clássica tocada constantemente nos espaços públicos. E entre os muitos charmes da cidade mais romântica da Itália, conhecer a Libreria Acqua Alta foi uma das experiências mais inesquecíveis para mim.

Dica certa nos roteiros de viagem, o local é parada obrigatória para quem gosta de livros. Considerada uma das livrarias mais bonitas do mundo, a Acqua Alta fica próxima ao campo de Santa Maria Formosa e pode passar despercebida para quem anda distraído pela calçada. Sem uma grande fachada, é possível reconhecer o espaço pelos livros dispostos na calçada junto com fotos antigas de Veneza à venda apenas por alguns centavos de euro e uma plaquinha onde diz "bem-vinda à livraria mais bela do mundo".

Idealizada em 2004 pelo italiano Luigi Frizzo, a Acqua Alta nasceu inspirada no fenômeno que leva mesmo nome (traduzido como "água alta") que ocorre no inverno e faz com que a maré alta do Mar Adriático invada as casas de Veneza. Quase nivelada com o canal que fica à frente, o espaço sofre muito com as enchentes e é praticamente submerso. Para proteger os livros, a ideia foi colocá-los em prateleiras altas, bacias, banheiras, barcos e até em uma gôndola disposta no meio da loja.

Mistura de sebo com livraria, o espaço é um amontoado de livros de todos os estilos, gostos e idiomas. A Acqua Alta tem um teto baixo e o forte cheiro de umidade é constante, assim como quase tudo em Veneza. Dividida em três espaços, a primeira impressão é de uma bagunça completa. Porém, depois de alguns minutos é possível entender a organização do local. Logo na entrada, temos livros sobre Veneza e sua história. Além de souvenires, máscaras venezianas de Carnaval, remos, estátuas e bonecas de porcelana. Os outros dois setores se dividem com best-sellers e livros infantis. Entre os títulos à venda e que me chamaram atenção, destaco a grande coleção de livros de arte e catálogos de música e poesia. E uma bela coleção do rei do terror Stephen King.

Nos fundos da loja tem o espaço mais bonito da livraria. As portas de incêndio, pintadas de verde com inscrições em inglês e italiano, abrem-se para um dos vários canais de Veneza. Segundo guia de turismo que estava no local quando visitei, é um dos poucos pontos da Cidade onde é possível ver os barcos passando no mesmo nível de altura que você. A livraria ainda mantém uma gôndola ancorada onde os visitantes disputam fotos e é um dos únicos lugares em Veneza onde elas podem ser feitas gratuitamente. Para fechar o cenário, uma bela poltrona te convida a sentar e apreciar a vista.

Do outro lado da livraria, temos outra paisagem para o canal. Luigi Frizzo utilizou os livros danificados ao longo do tempo pelas enchentes e construiu uma bela escada onde é possível ver o canal por cima do muro. Na outra sala, temos uma parede inteira feita com livros e uma mesinha convidativa para um café.

Outro encanto da Libreria Acqua Alta são os seis gatos de estimação do proprietário. É comum vê-los espalhados pelas prateleiras da loja. Eles compõem o ambiente, são sociáveis com os turistas e posam sem cerimônia para as câmeras. Da mesma forma que é comum se perder nas ruas de Veneza, é fácil se perder dentro da Acqua Alta. O espaço é acolhedor e pode roubar várias horas do seu dia. Vale a pena.

 

O que você achou desse conteúdo?