Logo O POVO+
Mulher e água: sinônimos de vida
Vida & Arte

Mulher e água: sinônimos de vida

Edição Impressa
Tipo Notícia
Obra
Foto: Divulgação Obra "Mulher e água: sinônimos de vida", de Natali Carvalho

Desde que me lembro, conheço o mar. Nasci e me criei em Prainha do Canto Verde, que fica a 118 km da Capital. Lembro das minhas idas à praia com minhas tias e mamãe. Bate uma saudade apertada, porque faz tempo que deixei de vivenciar isso, de ir de encontro ao mar em qualquer horário, pois desde 2017 moro em Fortaleza.

Fiquei sabendo do edital do Porto Iracema, e o tema dele era muito próximo a mim afetivamente falando: "Poética das águas". Revi fotos de onde eu morava, e fui fazendo essa imersão temporal, ancestral, afetuosa. A minha obra partiu da minha nostalgia e de algo ancestral. Partiu das memórias de minha mãe, que, quando moça, ia aos domingos à lagoa. Surgiu de vovó que me contava episódios vivenciados sobre lavar roupa no rio.

Li uma vez que mergulhar na água é ser envolvida, como estar de volta ao ventre da mãe. No desenho, as mulheres estão reunidas à beira do rio, e, em vez de estarem lavando roupas, estão se unindo a ele, como se estivesse a tecer os destinos de seus filhos, movidas pelo afeto e pela união enquanto mulheres. No desenho, apenas mulheres estão representadas, pois parte do pressuposto de uma frase muito querida por mim "mulheres são como água, crescem quando se unem" somadas ao valor de que o ser mulher é sagrado, assim como a água.

Natali Carvalho, autora da obra Mulher e Água: sinônimos de vida

O que você achou desse conteúdo?