Logo O POVO+
Conheça os contos e castelos de Sintra, em Portugal
Vida & Arte

Conheça os contos e castelos de Sintra, em Portugal

A cerca de uma hora de trem de Lisboa, Sintra encanta pela natureza, pelo ar místico e pela arquitetura, sendo uma das cidades mais divertidas para se visitar e explorar em terras portuguesas
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
A Quinta da Regaleira é um dos espaços mais místicos de Sintra, em Portugal (Foto: Maiara Zotelli/Divulgação)
Foto: Maiara Zotelli/Divulgação A Quinta da Regaleira é um dos espaços mais místicos de Sintra, em Portugal

Os vários tons de verde da natureza, as ruas estreitas, o relevo montanhoso, e ainda palácios e castelos monumentais. Sintra, uma cidade mística, misteriosa e esotérica em Portugal, a cerca de uma hora de trem de Lisboa, é um dos destinos mais interessantes e diferentes do país.

Sintra apresenta diversas construções que, além de gigantescas, carregam características que a diferencia de várias outras cidades europeias. Cada castelo ou palácio de Sintra é singular, o que os faz serem os principais pontos turísticos da cidade. A Câmara Municipal é outro prédio imponente, que também se destaca na paisagem.

As várias cores do Parque e Palácio Nacional da Pena (ingressos completos a partir de 12,50 euros) chamam a atenção de longe, visto que se encontra em um dos pontos mais altos da serra. A construção é resultado dos movimentos intelectuais e artísticos do romantismo europeu, tendo sido erguida em meados do século XIX.

O Castelo dos Mouros (preços a partir de 6,50 euros) é uma fortaleza de pedra envolta em uma floresta. Datada do século VIII, a estrutura foi resultado da invasão muçulmana a Portugal. Dessa forma, o sincretismo cultural europeu-africano é uma das grandes preciosidades do castelo, que se mantém conservado e em bom estado. Entretanto, a estrutura de pedra é simples e uma visão de fora - com uma a caminhada até o portal de entrada - pode também bastar para quem deseja economizar para outras atrações.

Outro ponto a ser visitado na cidade, talvez o mais "comum", é o palácio Nacional de Sintra, que se destaca principalmente pelas grandes chaminés de formato incomum por cima de seu telhado. Conhecido como Palácio da Vila, o local também foi construído durante a invasão muçulmana, apesar de já ter sido modificado após a retomada da coroa portuguesa. Ornamentado por dentro e de fachada grandiosa, o local merece uma visita pelo menos por fora.

Mas nenhuma atração chama mais a atenção que a Quinta da Regaleira (ingressos a partir de 5 euros). Construída no começo do século XX, o local é um grande jardim - tanto que se faz necessário um mapa, distribuído na entrada e incluso no bilhete - formado por esculturas, fontes, desenhos, passagens secretas, um lago esverdeado e até uma torre invertida.

Sem significado claro e atraindo exploradores para desvendar seus mistérios, a Quinta da Regaleira é um exemplo de paisagismo, tendo o verde como cor principal, e o esoterismo e a magia como focos narrativos. A ideia edênica (relativa ao jardim do Éden) do paraíso se mistura com o pagão, revelando um espaço propício de lendas, enigmas e até ciência.

Sendo um dos principais cartões postais da cidade - perdendo somente para o palácio da Pena -, a Quinta da Regaleira é um destino imperdível na região. Além de garantir momentos de apreciação, mais divertido ainda é se perder por entre os vários caminhos e passagens do jardim.

Além de todos esses pontos, não deixe de passear pelo Centro Histórico e pela parte baixa da cidade, onde se escondem outras surpresas. Uma delas é o Palácio de Monserrate. Há ainda pequenos museus, restaurantes e cafeterias charmosos e os famosos azulejos portugueses, num circuito que faz toda a cidade valer à pena!

Principais circuitos de ônibus pela cidade

Linha 434

Circuito da Pena

A linha percorre a serra de Sintra a partir da Estação Ferroviária, passando Centro Histórico, onde se localiza o Palácio Nacional de Sintra, subindo a até o Castelo dos Mouros e destinado finalmente ao Palácio Nacional da Pena.

Linha 435

Vila Express 4 Palácios

A linha percorre a parte baixa da cidade a partir da Estação Ferroviária, fazendo o seguinte percurso: Centro Histórico, Quinta da Regaleira, Palácio Seteais e Monserrate.

 

Dicas para aproveitar Sintra:

1. Os pontos turísticos de Sintra são distantes um do outro, então os ônibus públicos da cidade organizam circuitos que passam por vários deles com um só ticket. Detalhe: cuidado para não escolher ônibus de tours privados, caso não seja esse o seu desejo.

2. Quase todos os pontos turísticos são pagos, então não esqueça de levar uma quantidade razoável em dinheiro.

3. Ainda estamos em Portugal, então não deixe de experimentar o Bacalhau à Brás e os doces típicos da região (o famoso "travesseiro" e a queijada).

4. O ideal seriam dois dias para conhecer todos os pontos da cidade. Entretanto, um dia bem aproveitado também vale à pena. Neste caso é possível fazer um bate e volta partindo de Lisboa.

5. Mesmo andando de ônibus, se prepare para caminhar! Leve água e sapatos confortáveis.

 

O que você achou desse conteúdo?