Logo O POVO+
1ª Virada Cultural Fortaleza terá 40 horas de programação
Vida & Arte

1ª Virada Cultural Fortaleza terá 40 horas de programação

Neste fim de semana acontece a 1ª Virada Cultural Fortaleza, com mais de 40 horas de programação em diversos espaços do Centro da Cidade
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Banda Cordel do Fogo Encantado (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Banda Cordel do Fogo Encantado

Fortaleza recebe a 1ª Virada Cultural neste mês de novembro. A edição alencarina começa na sexta-feira, 8, e vai até o domingo, 10, com mais de 40 horas de ações culturais. O festival deve se concentrar no Centro de Fortaleza, em espaços como Praça do Ferreira, Praça dos Leões e Teatro São José. Programação musical voltada para atrações locais, festival de buchada, festas, feira, esporte são parte do evento, que terá acesso gratuito. As atividades e o plano operacional foram divulgados em coletiva de imprensa na manhã do dia 30 de outubro, uma quarta-feira.

"A virada surge como esforço de valorização das ações do Centro, que é uma das áreas mais estratégicas para cultura da Cidade, representando memória afetiva, cultural e histórica. Temos uma programação diversificada que busca vincular não só teatro, música e intervenções urbanas, mas promover reconhecimento dos artistas da Cidade", resume Gilvan Silva Paiva, secretário municipal de Cultura em Fortaleza.

A programação promete ser ininterrupta, extensa e diversa, ocupando espaços e equipamentos públicos do Centro de Fortaleza, com música, teatro, cultura popular, literatura, intervenções urbanas, feiras de economia criativa, lazer e outras experiências. A Virada Cultural abre espaço para discussões sobre a utilização do espaço público, mobilidade, acessibilidade e acesso à cultura. No total, serão quase 80 atrações, de sexta a domingo, com artistas locais e nacionais.

A celebração se inicia às 18 horas desta sexta, com o Festival da Buchada no Mercado São Sebastião. Evento recebe músicos regionais, além de estandes com buchadas em preparos diversos e exposição da buchada que deve ser a maior do mundo. No sábado, Waldonys é uma das atrações musicais confirmadas para o festival.

Entre os equipamentos culturais que recebem a programação estão o Mercado São Sebastião, a Praça do Ferreira, a Praça dos Leões, o Mercado dos Pinhões, a Praça Cristo Redentor, o Teatro São José, o Complexo Cultural Vila das Artes (Vila das Artes e Centro Cultural Casa do Barão de Camocim), a avenida Monsenhor Tabosa, o Paço Municipal, o Polo dos Queijos (Raimundo dos Queijos), além de passeio a pé, de bicicleta e de ônibus pelos pontos turísticos e históricos da capital cearense.

Plano Operacional

Para viabilizar a primeira edição da Virada Cultural de Fortaleza, órgãos municipais estão articulando um plano de operação para mobilidade e segurança dos locais que receberão as atividades culturais. A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) atuará nos equipamentos públicos com cerca de 70 agentes e orientadores de tráfego. O objetivo é facilitar o acesso dos participantes.

Bloqueios e desvios estão previstos para ruas do Centro da Cidade. Mais detalhes em opovo.com.br/vidaearte. 

1º Virada Cultural Fortaleza

Mercado São Sebastião - Festival da Buchada

Quando: sexta, 8, e sábado, 9, 18h

Atrações:

8/11: Trio Pisada Mansa, Forró Só no Machucado, Mel Mattos e Thiaguinho Mala Mansa

9/11: Forró é o Novo, Nonato Lima, Jean Dumont e Waldonys

Praça do Ferreira

Quando: sábado, 9 e domingo, 10; das 16h às 3h, de sábado a domingo, e das 15h às 17h30, no domingo

Atrações:

9/11: Tarcísio Sardinha, Ghetto Roots, Banda Dubaile, Os Transacionais, Os Alfazemas e Cordel do Fogo Encantado.

10/11: Orquestra Popular do Nordeste, Roberta Fiúza e show do cantor Felipe Cordeiro

Praça dos Leões

Quando: sábado, 9, e domingo, 10; das 16h às 8h, de sábado a domingo, e das 12h às 20h, no domingo

Atrações:

9/11: Coletivo Fertinha, Coletivo de DJs Brega que Pariu, Transvirada Cultural com o Coletivo as Travestidas e Coletivo Carnaval no Inferno

10/11: Projeto Som na Caixa, projeto Tome Batom Vermelho e Coletivo Rebel Women.

Mercado dos Pinhões

Quando: sábado, 9, das 17h às 21h30; domingo, 10, das 18h às 22h

Atrações:

8/11: Renato Assunção, Paulo Façanha e Freitas Filho e Gabriela Mendes

9/11: Alê Eloi, Roberto Viana, Yane Caracas, Preto e Café e Feira de Economia Criativa

10/11: DJ Famoso, Lídia Maria, Mel Mattos, Anderson Monteiro e Feira de Economia Criativa

Praça Cristo Redentor

Quando: sábado, 9, das 16h às 21h

Atrações: Roda de capoeira com Associação Zumbi Capoeira, Grupo Na Quebrada do Coco, Tambor das Marias da Casa do Mestre Felipe e Festa dos Tambores Ancestrais, com Pingo de Fortaleza convida Luxo da Aldeia.

Teatro São José

Quando: sábado, 9, das 17h às 3h; domingo, 10, das 10h às 17h30

Atrações:

9/11: Projeto Musicando Fortaleza e espetáculo teatral "Maquinista", do Pavilhão da Magnólia.

10/11: Espetáculo infantil "O Napoleão", do Pavilhão da Magnólia, e espetáculo infantil "Entra na Roda", do grupo Os Comedores de Abacaxi.

Complexo Cultural Vila das Artes - Casa do Barão de Camocim

Quando: sábado, 9, das 16h às 18h; domingo, 10, das 10h às 16h

Atração: Exposição de Quadrinhos

Complexo Cultural Vila das Artes - Vila das Artes

Quando: sábado, 9, das 16h às 2h; domingo, 10, das 10h às 16h

Atrações:

9/11: Arena ClubNerd (jogos modernos de tabuleiro), Let's Cosplay (encontro e concurso de cosplay), Game Cup (campeonato de videogame), Vila do Rock (Show de rock), Sarau na Taipa e Sarau da Cia. Bate Palmas.

10/11: Espaço Kids, Covil do RPG (jogos de RPG), Feira de Quadrinhos e produtos Geek, palestra "Harry Potter e o impacto da leitura infanto juvenil", com Ascendio, e palestra sobre literatura fantástica com a escritora Renata Ventura, autora do livro "Arma Escarlate".

Avenida Monsenhor Tabosa

Quando: sábado, 9, das 16h às 21h

Atração: Feiras de economia criativa e Djs

Fortaleza Bus - Passeio pelos principais pontos turísticos da Cidade

Quando: sábado, 9, das 16h às 18h; domingo, 10, das 10h às 16h

Roteiros Culturais - Passeios a pé pelo Centro

Quando: sábado, 9, das 16h às 18h; domingo, 10, das 8h às 12h

Ciclofaixa Cultural

Quando: domingo, 10, das 8h às 13h

Concentração do passeio ciclístico guiado: 8h no Paço Municipal

Pontos de visitação: Paço Municipal, Praça Filgueiras de Melo, Parque da Liberdade, Praça do Ferreira, Praça dos Leões, Travessa Crato (Raimundo dos Queijos), Forte Nossa Senhora da Assunção e Teatro São José

Paço Municipal e Anfiteatro

Quando: domingo, 10, das 9h às 17h

Atrações: visita guiada "Nossa História", Arena kids, Festival de Passinho, Cururu Skate e Reggae, contação de histórias com Paula Yemanjá e Rafael Limaverde, projeto Pé de Livros, sarau Pé de Palavra, Lançamento de livro "Tirinete - Rabecas da Tradição", do escritor Gilmar de Carvalho, Chorinho Cordas que Falam e roda de conversa com Miguel ngelo de Azevedo (Nirez) e Gilmar de Carvalho.

Polo dos Queijos

Quando: domingo, 10, das 8h às 16h

Atrações: Roda de Bamba (chorinho), Roberto Arruda canta Roberto Carlos, Helano Moreira canta Waldick Soriano, Ericson Medeiros canta Belchior e Cacimba de Aluá (forró)

Cores da Rua - Pintura de Rua

Quando: domingo, 10, das 8h às 12h

Onde: Rua Barão do Rio Branco

O que você achou desse conteúdo?