Fortaleza recebe a 1ª Virada Cultural neste mês de novembro. A edição alencarina começa na sexta-feira, 8, e vai até o domingo, 10, com mais de 40 horas de ações culturais. O festival deve se concentrar no Centro de Fortaleza, em espaços como Praça do Ferreira, Praça dos Leões e Teatro São José. Programação musical voltada para atrações locais, festival de buchada, festas, feira, esporte são parte do evento, que terá acesso gratuito. As atividades e o plano operacional foram divulgados em coletiva de imprensa na manhã do dia 30 de outubro, uma quarta-feira.
"A virada surge como esforço de valorização das ações do Centro, que é uma das áreas mais estratégicas para cultura da Cidade, representando memória afetiva, cultural e histórica. Temos uma programação diversificada que busca vincular não só teatro, música e intervenções urbanas, mas promover reconhecimento dos artistas da Cidade", resume Gilvan Silva Paiva, secretário municipal de Cultura em Fortaleza.
A programação promete ser ininterrupta, extensa e diversa, ocupando espaços e equipamentos públicos do Centro de Fortaleza, com música, teatro, cultura popular, literatura, intervenções urbanas, feiras de economia criativa, lazer e outras experiências. A Virada Cultural abre espaço para discussões sobre a utilização do espaço público, mobilidade, acessibilidade e acesso à cultura. No total, serão quase 80 atrações, de sexta a domingo, com artistas locais e nacionais.
A celebração se inicia às 18 horas desta sexta, com o Festival da Buchada no Mercado São Sebastião. Evento recebe músicos regionais, além de estandes com buchadas em preparos diversos e exposição da buchada que deve ser a maior do mundo. No sábado, Waldonys é uma das atrações musicais confirmadas para o festival.
Entre os equipamentos culturais que recebem a programação estão o Mercado São Sebastião, a Praça do Ferreira, a Praça dos Leões, o Mercado dos Pinhões, a Praça Cristo Redentor, o Teatro São José, o Complexo Cultural Vila das Artes (Vila das Artes e Centro Cultural Casa do Barão de Camocim), a avenida Monsenhor Tabosa, o Paço Municipal, o Polo dos Queijos (Raimundo dos Queijos), além de passeio a pé, de bicicleta e de ônibus pelos pontos turísticos e históricos da capital cearense.
Plano Operacional
Para viabilizar a primeira edição da Virada Cultural de Fortaleza, órgãos municipais estão articulando um plano de operação para mobilidade e segurança dos locais que receberão as atividades culturais. A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) atuará nos equipamentos públicos com cerca de 70 agentes e orientadores de tráfego. O objetivo é facilitar o acesso dos participantes.
Bloqueios e desvios estão previstos para ruas do Centro da Cidade. Mais detalhes em opovo.com.br/vidaearte.
1º Virada Cultural Fortaleza
Mercado São Sebastião - Festival da Buchada
Quando: sexta, 8, e sábado, 9, 18h
Atrações:
8/11: Trio Pisada Mansa, Forró Só no Machucado, Mel Mattos e Thiaguinho Mala Mansa
9/11: Forró é o Novo, Nonato Lima, Jean Dumont e Waldonys
Praça do Ferreira
Quando: sábado, 9 e domingo, 10; das 16h às 3h, de sábado a domingo, e das 15h às 17h30, no domingo
Atrações:
9/11: Tarcísio Sardinha, Ghetto Roots, Banda Dubaile, Os Transacionais, Os Alfazemas e Cordel do Fogo Encantado.
10/11: Orquestra Popular do Nordeste, Roberta Fiúza e show do cantor Felipe Cordeiro
Praça dos Leões
Quando: sábado, 9, e domingo, 10; das 16h às 8h, de sábado a domingo, e das 12h às 20h, no domingo
Atrações:
9/11: Coletivo Fertinha, Coletivo de DJs Brega que Pariu, Transvirada Cultural com o Coletivo as Travestidas e Coletivo Carnaval no Inferno
10/11: Projeto Som na Caixa, projeto Tome Batom Vermelho e Coletivo Rebel Women.
Mercado dos Pinhões
Quando: sábado, 9, das 17h às 21h30; domingo, 10, das 18h às 22h
Atrações:
8/11: Renato Assunção, Paulo Façanha e Freitas Filho e Gabriela Mendes
9/11: Alê Eloi, Roberto Viana, Yane Caracas, Preto e Café e Feira de Economia Criativa
10/11: DJ Famoso, Lídia Maria, Mel Mattos, Anderson Monteiro e Feira de Economia Criativa
Praça Cristo Redentor
Quando: sábado, 9, das 16h às 21h
Atrações: Roda de capoeira com Associação Zumbi Capoeira, Grupo Na Quebrada do Coco, Tambor das Marias da Casa do Mestre Felipe e Festa dos Tambores Ancestrais, com Pingo de Fortaleza convida Luxo da Aldeia.
Teatro São José
Quando: sábado, 9, das 17h às 3h; domingo, 10, das 10h às 17h30
Atrações:
9/11: Projeto Musicando Fortaleza e espetáculo teatral "Maquinista", do Pavilhão da Magnólia.
10/11: Espetáculo infantil "O Napoleão", do Pavilhão da Magnólia, e espetáculo infantil "Entra na Roda", do grupo Os Comedores de Abacaxi.
Complexo Cultural Vila das Artes - Casa do Barão de Camocim
Quando: sábado, 9, das 16h às 18h; domingo, 10, das 10h às 16h
Atração: Exposição de Quadrinhos
Complexo Cultural Vila das Artes - Vila das Artes
Quando: sábado, 9, das 16h às 2h; domingo, 10, das 10h às 16h
Atrações:
9/11: Arena ClubNerd (jogos modernos de tabuleiro), Let's Cosplay (encontro e concurso de cosplay), Game Cup (campeonato de videogame), Vila do Rock (Show de rock), Sarau na Taipa e Sarau da Cia. Bate Palmas.
10/11: Espaço Kids, Covil do RPG (jogos de RPG), Feira de Quadrinhos e produtos Geek, palestra "Harry Potter e o impacto da leitura infanto juvenil", com Ascendio, e palestra sobre literatura fantástica com a escritora Renata Ventura, autora do livro "Arma Escarlate".
Avenida Monsenhor Tabosa
Quando: sábado, 9, das 16h às 21h
Atração: Feiras de economia criativa e Djs
Fortaleza Bus - Passeio pelos principais pontos turísticos da Cidade
Quando: sábado, 9, das 16h às 18h; domingo, 10, das 10h às 16h
Roteiros Culturais - Passeios a pé pelo Centro
Quando: sábado, 9, das 16h às 18h; domingo, 10, das 8h às 12h
Ciclofaixa Cultural
Quando: domingo, 10, das 8h às 13h
Concentração do passeio ciclístico guiado: 8h no Paço Municipal
Pontos de visitação: Paço Municipal, Praça Filgueiras de Melo, Parque da Liberdade, Praça do Ferreira, Praça dos Leões, Travessa Crato (Raimundo dos Queijos), Forte Nossa Senhora da Assunção e Teatro São José
Paço Municipal e Anfiteatro
Quando: domingo, 10, das 9h às 17h
Atrações: visita guiada "Nossa História", Arena kids, Festival de Passinho, Cururu Skate e Reggae, contação de histórias com Paula Yemanjá e Rafael Limaverde, projeto Pé de Livros, sarau Pé de Palavra, Lançamento de livro "Tirinete - Rabecas da Tradição", do escritor Gilmar de Carvalho, Chorinho Cordas que Falam e roda de conversa com Miguel ngelo de Azevedo (Nirez) e Gilmar de Carvalho.
Polo dos Queijos
Quando: domingo, 10, das 8h às 16h
Atrações: Roda de Bamba (chorinho), Roberto Arruda canta Roberto Carlos, Helano Moreira canta Waldick Soriano, Ericson Medeiros canta Belchior e Cacimba de Aluá (forró)
Cores da Rua - Pintura de Rua
Quando: domingo, 10, das 8h às 12h
Onde: Rua Barão do Rio Branco