Logo O POVO+
13º For Rainbow ocorre no Dragão do Mar de 8 a 14 novembro
Vida & Arte

13º For Rainbow ocorre no Dragão do Mar de 8 a 14 novembro

De 8 a 14 de novembro, Centro Dragão do Mar sedia a 13ª edição do Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual e de Gênero, que traz como tema "Dias Mulheres Virão"
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Cantor Filipe Catto faz show na abertura do evento (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Cantor Filipe Catto faz show na abertura do evento

Cinema, diversidade e questões de gênero pontuam a 13ª edição do For Rainbow, que inicia nesta sexta-feira, 8, e prossegue até o dia 14 de novembro no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Praia de Iracema). O tema deste ano, "Dias Mulheres Virão", diz muito acerca do viés abordado para a programação, que recebeu mais de 1,5 mil inscritos de 104 países e desdobra-se, além das exibições de curtas e longas-metragens, espetáculo de teatro e dança, shows musicais, oficinas de realização audiovisual e exposição de artes visuais. Na abertura, a apresentação ficará por conta do cantor gaúcho Filipe Catto no show O Nascimento de Vênus.

"Nessa edição, o mote da temática se apresenta como um grito norteador das nossas ações futuras, no enfrentamento a LGBTfobia, feminicídio, racismo e todas as outras opressões que se apresentam no nosso atual contexto de País. Consideramos esses os principais demarcantes da luta por justiça social, respeito, cidadania e vida digna", destacou Labelle Rainbow, uma das organizadoras do festival desde o segundo ano de festival, em 2006. "O For Rainbow sempre acreditou na convivência com a diversidade e no respeito às identidades de gênero e orientações sexuais, sobretudo os direitos da população LGBTI e as relações de gênero", complementou.

"As mulheres sempre estiveram em nossa programação. O que iremos tratar agora mais fortemente é da defesa do direito delas: iremos nos posicionar mais claramente nessa luta contra o extermínio de mulheres. Agregando essa questão de gênero ao tema, teremos um programa chamado Feminino Plural, um espaço que dará visibilidade à fala das mulheres através de expressões artísticas. A exposição do festival será dentro desse tema também e, para nós, essa questão é muito simples: LGBTs e mulheres sofrem o mesmo tipo de opressão. São oprimidos, violentados, assassinados pela sua própria condição humana", frisou Verônica Guedes, jornalista, cineasta e diretora executiva do Festival For Rainbow.

Com três longas e 18 curtas-metragens, as produções nacionais - em caráter competitivo - serão avaliadas pelo júri da crítica, formado pelos jornalistas e membros da Aceccine (Associação Cearense de Críticos de Cinema) Camila Vieira, Daniel Herculano e João Gabriel Tréz. "A expectativa é que tanto os três longas quanto os 18 curtas brasileiros que estarão na competição tragam questões que dialoguem, reverberem e reafirmem as vidas das mais diferentes formas de ser LGBTQI ", afirmou João Gabriel Tréz. "Se nas 12 edições passadas a existência e realização do festival só aumentou em importância, essa 13ª edição se coloca como ainda mais relevante", credita.

Já o júri oficial, que entregará o Troféu Elke Maravilha aos vencedores da Mostra Competitiva Internacional, será composto por Ceci Alves (cineasta), Natália Maia (roteirista e diretora), Alexandre Vale (antropólogo e realizador) e Samantha Capdeville (profª. Dra. coordenadora do Curso de Cinema e Audiovisual da UFC), além da presença de Cristian Rodríguez, diretor do Festival Internacional de Cinema Queer de Lisboa. "O Cristian fortalece uma parceria muito importante entre os festivais For Rainbow e Queer Lisboa", credita Labelle. Nesta categoria, concorrem três longas e 12 curtas-metragens.

De acordo com Verônica, o apoio dado ao evento este ano foi significativamente menor ao dado na edição de 2018. Para suprir a demanda e consequente falta de apoio, a organização encontra-se com uma campanha de financiamento coletivo pela internet via plataforma Catarse, que segue até o próximo dia 13. "Cada vez mais o festival tem sido de militância. Mas nós não tiramos nenhum dia da programação, como outros festivais estão fazendo. Pelo contrário, o que fizemos foi ampliar e isso foi uma ousadia necessária para a luta que nós estamos travando nesse momento, contra o obscurantismo nesse atual governo", explicou.

A programação do 13º For Rainbow se completa com a Mostra Educativa, percorrendo 20 bairros da Cidade com exibições seguidas de debate, a Sessão Acessibilidade (visando o acesso a cegos e surdos) com a exibição do filme Alice Júnior (com a presença da protagonista Anne Celestino) e o 3º Encontro Estadual de Cultura LGBT, que trará para a reflexão o tema "A Cultura como Estratégia de Resistência à Violência", além da Feira Empreendedora LGBT .

13º For Rainbow - Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual e de Gênero

Quando: de 8 a 14 de novembro (ver programação)

Onde: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema)

Programação gratuita

Outras informações: @forrainbow (Facebook) / @forrainbowfestival (Instagram) / forrainbow.com.br

 

O que você achou desse conteúdo?