Logo O POVO+
Espaço O POVO recebe debate inspirado na novela A Dona do Pedaço
Vida & Arte

Espaço O POVO recebe debate inspirado na novela A Dona do Pedaço

Debate "Negócios de Novela" pega o gancho da ficção A Dona do Pedaço, da Rede Globo, para debater com empresárias cearenses a arte de empreender na confeitaria
Edição Impressa
Tipo Notícia
Lia Quinderé, da Sucré, começou sua doceria com poucos produtos, hoje assina linhas comercializadas em grandes redes de supermercados
 (Foto: divulgação)
Foto: divulgação Lia Quinderé, da Sucré, começou sua doceria com poucos produtos, hoje assina linhas comercializadas em grandes redes de supermercados

O debate sobre se a arte imita a vida ou a vida imita a arte ganha novos sentidos no evento Negócios de Novela. O que a ficção tem a nos ensinar sobre empreendedorismo? Para debater o tema, o POP Empregos & Carreiras do O POVO, plataforma editorial de capacitação, mercado de trabalho, concursos e sucesso profissional, realiza a primeira edição do Negócios de Novela, com o tema A Dona do Pedaço. O evento vai discutir sobre os desafios de vender bolos, profissão da protagonista da novela da 21 horas da Globo, Maria da Paz, vivida pela atriz Juliana Paz. O encontro será realizado no próximo dia 13 de novembro, às 18h, no Espaço O POVO de Arte e Cultura. A entrada é gratuita.

Para discutir essa vocação "enredo de novela", foram convidadas três empreendedoras do segmento de confeitaria que atuam em Fortaleza: Lia Quinderé, proprietária da Sucré, Silvia Vasconcelos, proprietária da Doce Gula, e Raquel Franklin, dona do Bolinho da Quel, perfil no Instagram que vende bolos.

A editora-executiva do POP Empregos & Carreiras, Paula Lima, explica que nada melhor do que pensar o empreendedorismo a partir do lúdico, por isso O POVO criou o evento Negócios de Novela. "É uma oportunidade de falar sobre empreendedorismo com links do que já está sendo discutido nos lares brasileiros por causa das novelas. A gente sabe que na novela é tudo ficção, mas tem bons ganchos para quem já trabalha nos segmentos do enredo, assim como pode inspirar quem procura uma vocação empreendedora", conta.

As convidadas para o debate sobre confeitaria e empreendedorismo no setor têm trajetórias inspiradoras. Lia Quinderé comanda diferentes endereços e serviços da Sucré. Os produtos da marca estão até em prateleiras de supermercados. Lia está à frente da plataforma de confeitaria Escola de Confeiteiros, em que ensina temas como gestão aplicada à confeitaria, empreendedorismo e técnicas da confeitaria. Também é colecionadora de prêmios, como o de melhor Chef de Patisserie, no Melhores do ano da Revista Prazeres da Mesa 2013 e 2015; Melhor Doceria do Brasil 2015, no prêmio Gula e três anos consecutivos na regional Veja Comer&Beber Fortaleza; 6ª Chef mulher de Patisserie mais influente do mundo, pela Revista Pastry Revolution.

Mas Lia começou a cozinhar mesmo em casa, sob os olhares de uma tia avó e depois foi se profissionalizar e empreender. Assim também aconteceu com Silvia Vasconcelos, a dona da Doce Gula. "Comecei quando eu era muito jovem. Minha sogra fazia bolos e salgados por encomenda e eu passei a acompanhar de perto toda aquela produção. Foi uma experiência transformadora na minha vida, apesar de fazer parte de uma família habilidosa na arte de cozinhar, estava no meu DNA minha mãe doceira de mão cheia e minha tia muito prendada na arte dos bolos, acho que foi aí que tive um click que este seria o meu caminho e decidi montar o próprio negócio". Da garagem de casa em 1994, hoje a Doce Gula tem duas sedes em Fortaleza: na Oliveira Paiva, onde tudo começou, e na Aldeota, para atender ao "outro lado da Cidade". Silvia é formada em Administração de Empresas e Gastronomia e garante que quase todas as 500 receitas da Doce Gula são "aquelas retiradas dos caderninhos de receitas da família e guardadas a sete chaves".

Em uma trajetória inicial e também inspiradora, Raquel Franklin, formada em Gastronomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), administra a conta no Instagram @bolinhosdaquel. "Comecei em maio deste ano, depois de fazer diversos cursos especializados na área da confeitaria e testes de receitas. Minha intenção era encontrar algo que fosse viável de ser produzido em casa e que eu tivesse o domínio sobre as técnicas de preparo juntamente com a criatividade pra fazer algo inovador e diferente". Tem sido bonito acompanhar o feed da Raquel. "O cliente de hoje em dia, na maioria das vezes, não quer mais só um bolo saboroso, ele quer um adereço bonito pra compor uma mesa de festa, quer um produto elegante, que chame atenção não somente pelo gosto", analisa.

Para ouvir mais dessas histórias e aprender com quem já está empreendendo e fazendo acontecer a própria trajetória de sucesso, vamos sentar em um bate papo que tem tudo para ser muito saboroso.

Negócios de Novela

Quando: 13 de novembro, às 18 horas

Onde: Espaço O POVO de Cultura e Arte (Avenida Aguanambi, 282)

Entrada Gratuita

O que você achou desse conteúdo?