Logo O POVO+
Mundo dos drinks em livro
Vida & Arte

Mundo dos drinks em livro

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Mojito Molecular, uma das bebidas desenvolvidas pelo bartender Victor Quaranta, está no livro
 (Foto: Henrique Ferrera/divulgação)
Foto: Henrique Ferrera/divulgação Mojito Molecular, uma das bebidas desenvolvidas pelo bartender Victor Quaranta, está no livro

A editora Senac acaba de lançar o livro Mixologia: o universo do bartender cientista. A publicação foi produzida pelo gastrólogo e mixologista Victor Quaranta e o designer e fotógrafo Henrique Ferrera e disponibiliza técnicas e dicas da gastronomia líquida, nascidas nos balcões de bares do mundo. Os segredos que antes só eram acessados nos bastidores estão agora disponíveis a quem queira aprender mais sobre a preparação de um cardápio de drinks.

Segundo os organizadores, a publicação atende a uma carência, principalmente em língua portuguesa, de literatura sobre o assunto, desmitificando as técnicas do universo da coquetelaria por meio de uma escrita leve e objetiva. Em suas 200 páginas, o livro fala sobre a utilização de ingredientes artesanais, modos de elaboração e criação de coquetéis, drinks clássicos e exclusivos do autor, mixologia molecular dentre outros temas.

 "Toda essa ciência fica ainda mais divertida quando se trata de observar a coquetelaria com um olhar romântico. Para um mixologista, a gastronomia líquida é ciência e paixão. O intuito do livro é também propor uma discussão sobre a coquetelaria com um olhar filosófico. Como um gastrólogo e mixologista brasileiro, sinto-me na obrigação de fazer um panorama sobre a coquetelaria brasileira e suas peculiaridades", revela Victor.

Para o designer e fotógrafo Henrique Ferrera, a busca contínua por informações e técnicas fotográficas para criar um olhar apurado são fundamentais para o processo criativo. "A construção do livro contou com esse cuidado. Afinal, o fruto da persistência e do aprendizado sobre a luz transforma o modo de como vemos as coisas, nos permite criar imagens diferenciadas e de alta qualidade. Tudo isso nós buscamos explanar nesta obra que foi produzida com diversas técnicas", conclui.

No clima da publicação, o Senac Reference realiza, na segunda-feira,11, workshop Criação de Coquetéis.

Coquetel de lançamento do livro "Mixologia: o universo do bartender cientista"

Quando: 07 de novembro, às 19 horas

Onde: Livraria Senac Ceará – Unidade Senac Reference (Av. Desembargador Moreira, 1301 – Aldeota)

Informações: (85) 3433 3884

Workshop Mixologia

Data: 11 de novembro, das 9h às 18 horas

Local: Senac Reference (Av. Desembargador Moreira, 1301)

Quanto: R$ 150

Informações: (85) 3433 3884

O que você achou desse conteúdo?