Logo O POVO+
Veja dicas de onde comemorar o Dia Mundial do Churros
Vida & Arte

Veja dicas de onde comemorar o Dia Mundial do Churros

Próxima segunda é o Dia Mundial do Churros. Conheça a história do doce e veja onde comer essa delícia tão apreciada pelos brasileiros em Fortaleza
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Os Churros Premium são uma porção de finos churros servidos com doce de leite argentino no Cabaña del Primo (Foto: Marília Camelo/divulgação)
Foto: Marília Camelo/divulgação Os Churros Premium são uma porção de finos churros servidos com doce de leite argentino no Cabaña del Primo

De origem incerta, o churros é uma iguaria criada há séculos. Algumas teorias dizem que o doce veio com os portugueses quando eles voltavam da China, na época da dinastia Ming. Outras dizem que a receita chegou à Península Ibérica com a invasão dos árabes. Uma terceira versão conta que pastores espanhóis desenvolveram a receita para conseguir comer algo que pudesse ser feito e assado mais facilmente quando estavam no alto das montanhas. O fato é que os churros conquistaram admiradores em diversos países da América Latina. Na Espanha e em Portugal eles são consumidos sem recheio, acompanhados de uma xícara de café ou chocolate quente. Já no Uruguai, Argentina e também no Brasil, é comum comê-los com recheio.

Por aqui é possível degustar o sabor característico dos churros em outros formatos. A confeitaria abraçou de vez essa delícia como sobremesa e a adaptou para outros formatos, dando espaço a bolos, tortas e docinhos com o toque de canela e doce de leite. "Os churros são ao mesmo tempo comida de rua, em carrinhos, e você também encontra os churros em sobremesas de restaurantes sofisticados, e até com versões salgadas em alguns restaurantes aqui no Brasil. Aqui no Ceará ele foi inclusive abraçado como um sabor. Você vai encontrar sorvetes, tortas, brigadeiro, ovo de páscoa, todos com esse sabor com toque de canela e doce de leite", esclarece o chef confeiteiro Mateus Vieira, do Senac.

Agora você pode usar como desculpa o Dia Mundial dos Churros e correr em um dos diversos pontos da Cidade que servem essa delícia, seja de forma tradicional ou em adaptações. Confira opções!

Dulê Churros

A Dulê oferece aos clientes o tradicional churros espanhol, em que são servidos palitinhos do doce com um copo de molho quente, podendo escolher entre doce de leite ou chocolate ao leite. A versão brasileira leva recheio, cobertura e topping. Entre as opções disponíveis de recheio estão os sabores doce de leite, brigadeiro, leite Ninho, Ovomaltine, paçoquinha e Nutella. Para os dias quentes a pedida é o Dulê Ice, uma cestinha de churros com duas bolas de sorvete, cobertura e topping.

Onde: av. Des. Moreira, 2355, Dionísio Torres, no Imprensa Food Square

Funcionamento: de segunda-feira a domingo, das 17h30 às 23 horas

Informações: (85) 99733 3781 / 98886 2010

Bike churros

Em formato food truck, o Bike churros segue a linha já bastante conhecida, com churros bem abrasileirados, com direito a recheio interno, cobertura e toppings.

Onde: av. Benjamim Brasil em frente ao Shopping Eco mall, Maraponga

Funcionamento: de segunda-feira a domingo, das 18 às 23 horas

Informações: (85) 99792 3815

Cabaña Del Primo

No menu de sobremesas do Cabaña Del Primo os Churros Premium vêm em porção de finos "palitos" com doce de leite argentino.

Onde: rua Maria Tomásia, 503, Aldeota

Funcionamento: de segunda-feira a domingo, das 12 horas à meia noite

Informações: (85) 3244 3691

Tortelê

A doceria Tortelê utilizou o sabor característico dos churros para inovar suas receitas e apostou em três produtos. O bolo de churros é feito com um toque de canela e recheio de doce de leite e fica disponível na loja para pronta entrega. A torta gelada e o docinho com sabor de churros seguem a mesma linha, mas são feitos sob encomenda.

Onde: Rua República da Armênia, 1170, Água Fria

Funcionamento: de segunda-feira a domingo, das 12 às 20h30min

Informações: (85) 3025 5222

Para fazer em casa

Ingredientes

> Recheio

1 lata de leite condensado

> Churros

2 colheres (sopa) de açúcar mascavo

meia colher (chá) de sal

3 colheres (sopa) de manteiga

1 colher (chá) de essência de baunilha

1 xíc. (chá) de farinha de trigo

2 ovos

> Para Polvilhar

Meia xícara (chá) de açúcar

1 colher (chá) de canela

Modo de preparo

> Recheio

Retire o rótulo e o excesso de cola da lata de leite condensado, coloque-a fechada em uma panela de pressão e adicione água suficiente para cobri-la. Tampe a panela e cozinhe em fogo médio por 15 minutos (contados após início da fervura).

Espere sair toda a pressão, abra a panela, retire a lata com cuidado e deixe-a esfriar antes de abri-la. Transfira o conteúdo para um recipiente e misture para ficar homogêneo. Reserve.

> Churros

Em uma panela, misture o açúcar mascavo, o sal, a manteiga, a essência de baunilha e 1 xícara (chá) de água. Leve ao fogo até a mistura começar a ferver. Apague o fogo e adicione a farinha de trigo, de uma vez, mexendo vigorosamente com uma colher de cabo longo.

Junte os ovos ligeiramente batidos e misture tudo até ficar homogêneo. Transfira a massa para um saco de confeitar com bico frisado pequeno. Forre 2 assadeiras com papel-manteiga e unte-os com manteiga. Desenhe os minichurros sobre a assadeira, deixando um espaço de cerca de 2 centímetros entre eles. Asse em forno médio-alto (200°C), preaquecido, por cerca de 30 minutos.

Retire do forno e passe-os ainda quentes pela mistura de açúcar e canela em pó. Sirva-os acompanhados do doce de leite reservado.

> Dica

Se desejar, deixe o doce de leite mais firme cozinhando-o por 30 minutos, e use para rechear os churros.

O que você achou desse conteúdo?