Logo O POVO+
Livro de Jennifer Niven sobre suicídio ganha adaptação da Netflix
Vida & Arte

Livro de Jennifer Niven sobre suicídio ganha adaptação da Netflix

Sucesso em diversos países, o livro "Por Lugares Incríveis", de Jennifer Niven, está sendo adaptado pela Netflix. A obra traça um diálogo atual sobre suicídio, amadurecimento e fortaleza das relações pessoais
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Livro de Jennifer Niven, Por Lugares Incríveis ganha adaptação da Netflix (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Livro de Jennifer Niven, Por Lugares Incríveis ganha adaptação da Netflix

Dois adolescentes sobem até o local mais alto da escola para tentar suicídio. Com motivações e narrativas diferentes, ambos escolhem o mesmo momento para findar suas vidas. Esse é o ponto de partida do livro Por Lugares Incríveis. A obra da autora norte-americana Jennifer Niven - sucesso de vendas e traduzido para vários idiomas - está sendo adaptado para o audiovisual pela plataforma Netflix. Violet e Finch, moradores de uma pacata cidade de Indiana, Estados Unidos, são díspares em forma e em conteúdo. E, apesar de frequentarem a mesma escola, nunca haviam se falado verdadeiramente. A obra de Jennifer Niven poderia até descer para um clichê frágil, mas isso não acontece em nenhum momento da história.

O sucesso editorial de Por Lugares Incríveis ligou a lâmpada da Netflix. A movimentação segue a linha de outras produções originais - como Para Todos Os Garotos Que Já Amei (Jenny Han) e Deixe a Neve Cair (John Green) - que também nasceram a partir de livros de grande sucesso. Mas a obra de Jennifer Niven consegue se destacar no cenário de obras literárias feitas para o público juvenil. Primeiro, por ter um início muito desafiador. Depois, por ter personagens que são cativantes até em suas contradições. Por último, por ter um fim que foge do óbvio e quebra as expectativas.

Após o episódio no alto da escola, os dois adolescentes começam a estreitar uma relação que antes parecia impossível. Theodore Finch - o protagonista, interpretado no filme pelo ator Justice Smith - é um garoto rejeitado e chamado de "aberração". Violet Markey, que será vivida por Elle Fanning, é uma estudante exemplar, popular e adorada por todos ao redor. Ambos têm cicatrizes passadas insistindo em aparecer. Finch convive com a negligência familiar e parece sempre envolto em uma nuvem de tristeza. Ele fica desacordado por dias em decorrência de uma condição patológica - o que apenas agrava sua imagem diante do mundo exterior. Violet é a única sobrevivente de um acidente de carro, mas precisa lidar com o fato de ter perdido a única irmã e com um sentimento de culpa que parece não sarar.

Finch e Violet recebem uma tarefa na aula de geografia: ir até os lugares mais incríveis de Indiana para mapear as peculiaridades. A jornada - feia a pé, de bicicleta e de carro - atinge níveis mais longos na medida em que cresce o relacionamento entre os dois protagonistas. Juntos, eles conseguem ir cada vez mais longe - superando desafios e colecionando souvenirs. Em dado momento, o livro mais parece o diário de bordo de uma amizade. O estado americano de Indiana, obviamente, não está entre os mais famosos. E isso torna a narrativa mais interessante. Descobrimos pequenas paisagens e atrações turísticas que não aparecem nos documentários, nos guias de viagem ou em produções audiovisuais massivas. É pelos detalhes que Jennifer Niven faz o leitor se apaixonar. Resta saber se a Netflix vai manter essas peculiaridades no longa-metragem previsto para estrear em 2020.

O que você achou desse conteúdo?