Logo O POVO+
Star Wars: A Ascensão Skywalker entra em cartaz sob grande expectativa
Vida & Arte

Star Wars: A Ascensão Skywalker entra em cartaz sob grande expectativa

Star Wars: A Ascensão Skywalker estreia amanhã e conclui a terceira trilogia da franquia, finalizando o legado do nome Skywalker. O Vida&Arte fez uma análise - sem spoilers - deste último episódio e dá dicas para quem não entende nada do que estamos falando
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Kylo Ren é o supremo líder da Primeira Ordem (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Kylo Ren é o supremo líder da Primeira Ordem

Já foi possível assistir à jornada épica de Luke Skywalker na primeira e consagrada trilogia de Star Wars (episódios IV, V e Vi), bem como o trágico destino de Anakin Skywalker/Darth Vader no segundo e nem-tão-amado grupo de filmes (episódios I, II e III). Agora, fãs aguaram um desfecho à altura de todo o fenômeno para a terceira trilogia da saga, que tem reunido fãs desde 1977, quando foi lançado Star Wars: uma nova esperança. Star Wars: A Ascensão Skywalker estreia amanhã, 19, nos cinemas do mundo inteiro e deve marcar o fim da geração do nome Skywalker. As pré-estreias já começam na madrugada desta quarta para quinta, a partir de 00h01min nos cinemas do País.

A trama acompanha a personagem Rey (interpretada por Daisy Riley) na missão de derrotar a Primeira Ordem, organização política comandada pelo contraditório e ditador, mas poderoso, Kylo Ren (interpretado por Adam Driver). Em uma luta quase secular e com uma série de questões a serem concluídas (como se finalmente a galáxia terá nem que seja um mero momento de paz), a espera é que o final seja tão emocionante quanto a trilogia de Luke ou pelo menos satisfatória como a de Anakin. 

Mas calma. Se você caiu de paraquedas na saga e não entenda nada do que estamos falando, vamos recapitular. A saga nasceu da cabeça do diretor George Lucas, que criou um universo de filosofias, batalhas e personagens carismáticos, como os robôs R2-D2 e BB-8, e outros nem tanto, como Jar Jar Binks. Para além de seres humanos, o diretor criou diferentes planetas, universos e espécies, muitas delas representadas hoje em Computação Gráfica, inclusive protagonistas (incluindo Carrie Fisher, a eterna princesa Leia).

Leia também | Confira salas e horários de Star Wars: A Ascensão Skywalker no canal de cinema do Vida&Arte

No total, a franquia exibe onze filmes, sendo nove em sequências e dois spin offs, além de jogos, livros, seriados, brinquedos e vários outros produtos que se renovam todos os anos. Mas independente, todos os acontecimentos - até o momento - fazem referências ao legado que envolve a família Skywalker. Dotada de uma energia - a chamada força -, a o nome movimentou grande parte dos grandes acontecimentos da galáxia.

Com frases já consideradas clássicas no mundo geek (quem nunca ouviu um que a força esteja com você, o plot twist eu sou seu pai, o meme It's a trap ou a declaração de amor Eu te amo. Eu sei?), é difícil encontrar alguém que pelo menos não tenha visto um sabre de luz. Ainda mais improvável alguém que não conheça a figura do personagem Yoda, o mestre esverdeado que tudo sabe e que quando pega no sabre de luz, rende cenas de arrepiar.

Então, recapitulando as histórias dos outros filmes, é o momento para repensar as expectativas do novo episódio e relembrar alguns conceitos para assistir ao novo filme preparado, pois não é sempre que um nome que atingiu (e ainda atinge) gerações de famílias chega ao fim. 

 

Glossário de Star Wars para passageiros de primeira viagem

Força

Energia que se relaciona com todos os seres vivos e que mantém a galáxia em equilíbrio. É mencionada em diversos momentos da saga. Alguns são sensíveis à ela, sendo assim, chamados de Jedi (que seguem a luz) ou Sith (movidos pelo lado negro da Força, de acordo com a narrativa).

Jedi

São seres guerreiros, capazes de usar a Força e que atuam pelo equilíbrio da galáxia. Integrantes da Ordem Jedi, os cavaleiros são treinados desde crianças e são proibidos de ter apegos materiais ou a pessoas. Antes de se tornar um Jedi, o guerreiro em treinamento é chamado de Padawan. O Mestre Yoda é um dos Jedi mais famosos da franquia, aparecendo em quase todos os filmes.

Sith

Os Sith são guerreiros do lado contrário ao dos Jedi, seguindo assim, o lado negro da força e pregando o desequilíbrio. Ambiciosos pelo poder, a Ordem dos Sith tem grande protagonismo no Episódio III: A Vingança dos Sith. O Darth Sidious é um dos personagens que mais bem representa este perfil.

Sabre de Luz

É a arma usada pelos Jedi e Sith, formada por um bastão de metal e formada por uma espécie de laser emitido pelo cristal kyber, espécie de pedra natural que tem grande conexão com a Força. Podem, inclusive, ter diversas cores. Mas, essencialmente, os sabres vermelhos são conectados aos Sith e os azuis e verdes (e roxo, uma solicitação exclusiva de Samuel L. Jackson para seu personagem Mace Windu) aos Jedi.

Aliança Rebelde

Também conhecida como Aliança pela restauração da república, a Aliança Rebelde nasceu para lutar contra o Império Galáctico, que instalou uma espécie de ditadura e extinguiu (quase) todos os Jedi.

 

Darth Vader é um dos personagens mais icônicos dos filmes
Darth Vader é um dos personagens mais icônicos dos filmes

Conheça os protagonistas

Primeira trilogia

Anakin Skywaker/

Darth Vader

Antes de se tornar o famigerado - e também amado - Darth Vader, Anakin é considerado o escolhido da Força para estabelecer o equilíbrio de toda a galáxia. Nativo do planeta Tatooine, o garoto foi encontrado por Qui-Gon Jinn e Obi-Wan Kenobi quando os ajudou em uma corrida, demonstrando suas habilidades como piloto. Foi então recrutado pelos personagens, que posteriormente foram seus mestres. Quebrou o código dos Jedi ao se apaixonar e se casar com a senadora Padmé Amidala, e com ela teve dois filhos: Luke e Leia Skywalker. Pelo medo de perder Padmé, volta para o lado negro da força pela influência de Darth Sidious e se torna Darth Vader, um dos maiores antagonistas da história do cinema, um dos maiores comandantes supremos da galáxia e um grande Ícone de toda a saga.

Segunda trilogia

Luke Skywalker

Personagem principal da trilogia original - e marcando presença de peso na trilogia de Rey -, Luke Skywalker foi um dos personagens mais essenciais para a luta da Aliança Rebelde contra o Império Galáctico, junto com princesa Leia Organa, sua irmã gêmea, Han Solo e Chewbacca. Filho de Anakin Skywalker e Padmé Amidala, o garoto foi criado pelos tios. Encontra uma mensagem escondida, mas essencial para a Aliança Rebelde quando compra o robô R2-D2. Se torna aprendiz de Obi-Wan Kenobi e depois de mestre Yoda, treinando como um verdadeiro Jedi e se preparando para encarar o Império. Pede uma mão em O Império Contra Ataca, descobrindo seu parentesco com Dartyh Vader e protagoniza a cena Eu sou seu pai. Mais tarde, quando já Jedi, treina o filho de Leia com Han Solo, o poderoso Kylo Ren. Culpado, se exila e é encontrado por Rey.

Terceira trilogia

Rey (?)

A protagonista mais recente, natural do planeta Jakku. Rey trabalhava em um ferro velho coletando lixo quando encontra com o droide BB-8 e se descobre sensível à força. Quando se encontra com a Aliança Rebelde, carrega consigo a responsabilidade de destruir a Primeira Ordem, encontrar Luke e restabelecer equilíbrio à galáxia. Sem sobrenome, ainda há mistérios sobre suas origens.

Bônus

Kylo Ren

Antagonista da terceira trilogia, Kylo Ren é nascido Ben Solo Skywalker. Filho da princesa Leia com Han Solo, foi treinado por seu tio, Luke Skywalker, para ser Jedi. Mas é levado para o lado negro da força por Snoke e fica conhecido por sua falta de controle. Uma boa demonstração é no episódio VII: o despertar da força, quando para uma bala com a força.

 

Star Wars: episódio I
Star Wars: episódio I

Qual a ordem dos filmes?

Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma (1999) — prequela

Star Wars Episódio II: Ataque dos Clones (2002) — prequela

Star Wars Episódio III: A Vingança dos Sith (2005) — prequela

Solo: Uma História Star Wars (2018) - antologia

Rogue One: Uma História Star Wars (2016) — antologia

Star Wars ou Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança (1977) — trilogia original

Star Wars Episódio V: O Império Contra Ataca (1980) — trilogia original

Star Wars Episódio VI: O Retorno de Jedi (1983) — trilogia original

Star Wars Episódio VII: O Despertar da Força (2015) — sequência

Star Wars Episódio VIII: Os Últimos Jedi (2017) — sequência

Star Wars Episódio IX: A Ascensão Skywalker (2019) - sequência

 

As perguntas que devem ser respondidas no último filme (com spoilers dos episódios I a VIII)

Qual linhagem de Rey? Será ela, afinal, uma Skywalker? Estaria Kylo Ren falando a verdade, que ela não era mais do que filha de pessoas comuns? E se não, de onde vem a linhagem de sua Força?

E Kylo Ren é agora de fato um Sith, completamente voltado ao lado negro da Força?

Qual será o destino de Leia e Luke, visto que esse será o último filme (ao que tudo indica) que o nome Skywalker marcará presença com grande relevância?

E se esse é o último filme Skywalker, quem é o Skywalker em Ascensão que tanto estamos falando?

Mas e Snoke, ele ainda terá alguma relevância? Mesmo depois de seu final extremamente súbito, ainda descobriremos quem ele é?

E os cavaleiros que Kylo Ren levou consigo? Terão algum papel no novo filme?

E afinal, os benditos rebeldes, Jedi, república ou qualquer outro personagem finalmente dará à força o equilíbrio e à galáxia pelo menos alguns minutos de paz?

O que você achou desse conteúdo?