Logo O POVO+
"Eu sei de onde eu vim", avisa Van Régia, destaque da gastronomia em 2019
Vida & Arte

"Eu sei de onde eu vim", avisa Van Régia, destaque da gastronomia em 2019

Um dos nomes de destaque na gastronomia em 2019, a chef finaliza o ano com novo restaurante e muitos projetos para 2020
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
O novo espaço da Culinária da Van, no Benfica (Foto: Bárbara Moira/ O POVO) (Foto: Bárbara Moira)
Foto: Bárbara Moira O novo espaço da Culinária da Van, no Benfica (Foto: Bárbara Moira/ O POVO)

Desafiador. Esta foi a palavra escolhida por Van Régia para definir o ano que chega ao fim. Em meio aos (muitos!) altos e baixos de 2019, a empresária e chef no comando da Culinária da Van preferiu se firmar no alto. Ela quis voar. Decidiu dar menos intensidade aos problemas e focar no que importa: as metas - que, sim, foram alcançadas com excelência.

Em um cenário difícil para empreender, Van duplicou o sucesso. Ela inaugurou no último dia 6 uma nova casa, com o dobro de capacidade, menu ampliado e mais funcionários para dar suporte. Não só isso. Com previsão para abertura em fevereiro de 2020, uma nova franquia da empresa chega em Tianguá - resultado de um planejamento que rendeu os últimos 12 meses. O segredo para o atual sucesso, ela conta, é a fé. Em Deus e nela mesma.

O trabalho com o regional é combustível e ajuda não só no alcance das novas conquistas, mas também em toda sua trajetória. Outra fonte de inspiração é o mergulho diário na herança familiar - os primeiros passos na cozinha foram dados na supervisão da sua avó.

Nos últimos 12 meses, Van caiu e levantou muitas vezes. O trabalho em equipe é um suporte indispensável. 2019 foi intenso. De recomeços e tentativas. A caminhada, com erros e acertos, faz a empresária se transformar como ser humano. Sobre as últimas conquistas, os respiros do ano que chega ao fim e a trajetória, a chef conversou com Vida&Arte!

RECOMEÇO

"Abrir um novo espaço, como eu fiz neste ano, foi uma oportunidade de recomeçar. Sem dúvidas. É um novo momento meu, da minha marca, da minha equipe. É transformador viver isso. Fecho o ano com esse sentimento e inicio 2020 com ele. É um crescimento muito importante para mim, tanto no lado profissional como pessoal".

REALIZAÇÃO

"As minhas novas conquistas me fazem feliz de muitas formas. É um sonho saindo do papel e, também, um propósito de vida. Eu consegui gerar mais empregos, faço um trabalho em equipe que motiva. Então abrir um novo empreendimento vai muito além só do que eu sou. É dar oportunidades, é fazer pessoas felizes"

AUTOCONFIANÇA

"Eu acredito muito no meu potencial. A fé que eu tenho, tanto em mim como espiritual, me ajuda a segurar a onda. Acho que esse é o meu maior segredo para lidar com os últimos meses, a saber o melhor caminho a seguir, conseguindo fugir dessa crise econômica, que é real e que, sim, influencia em todos os negócios, não só na área da gastronomia", explica a chef.

FIM DE UM CICLO

"Eu termino o ano com a sensação de alívio. Foi um ano árduo, de muito planejamento e trabalho. Muita estratégia para driblar as dificuldades que vão aparecendo. Mas a gente não pode cair, tem que se reerguer, sempre. É importante finalizar o ano assim, com essa sensação. Dá mais força para continuar"

HERANÇA

"Aprendi a cozinhar com minha avó. Então, além da aproximação cultural, a culinária me lembra ela. A cozinha, para mim, sempre foi a melhor parte da casa. Tenho esse pensamento desde criança. Acho que, por isso, sou tão realizada no que eu faço e tenho conseguido crescer. É por amor. E quando é assim as coisas tendem a caminhar para o lado bom"

OLHAR PARA TRÁS

"Eu comecei vendendo comida na rua, na porta de casa. No boca a boca. Eu improvisei durante muito tempo. Depois fui para um restaurante pequeno. Foi, realmente, um passo de cada vez. Essa experiência faz total diferença no que eu sou hoje. Eu sei muito bem de onde eu vim, o que eu sou, o que eu quero".

Especial

O Vida&Arte apresenta esta semana uma série de matérias de retrospectiva que destaca personalidades da cultura e da arte do Ceará para as quais ano de 2019 foi marcante

Leia amanhã

A retrospectiva de 2019 do autor e editor Talles Azigon

O que você achou desse conteúdo?