Logo O POVO+
Frozen 2 acompanha jornada de amadurecimento de Elsa e Anna
Vida & Arte

Frozen 2 acompanha jornada de amadurecimento de Elsa e Anna

Seis anos após a primeira aventura congelante de Elsa e Anna, Frozen 2 chega hoje aos cinemas brasileiros
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Frozen 2 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Frozen 2

Por que a Elsa nasceu com poderes mágicos? Após seis anos, Frozen 2 propõe uma viagem ao desconhecido em busca de respostas. Chris Buck e Jennifer Lee dirigem a produção, que chegou aos cinemas dos Estados Unidos em 22 de novembro de 2019 e estreia hoje no Brasil. No novo filme há uma investigação mais dedicada em perguntas que "Frozen - Uma Aventura Congelante" deixou.

Frozen tem narrativa que atinge todas as idades, e teve estreia bem-sucedida em 2013. O longa conquistou a maior bilheteria no mundo no ano. Entre as premiações da época, venceu o Oscar de Melhor Filme de Animação e Melhor Canção Original (Let it Go), além do Globo de Ouro de Melhor Filme de Animação. Na história, duas irmãs, um reino, poderes mágicos e problemas que, de certo modo, conseguem causar identificação nas pessoas que a assistem. Medo, insegurança, erros, acertos, evoluções e afeto permeiam o enredo do conto de fadas que foge ao tradicional.

No primeiro filme, o espectador é apresentando a uma Elsa atormentada pelos poderes descobertos ainda na infância. Depois que machucou sua irmã Anna por acidente, a "rainha do gelo" passa a ter medo de ser quem realmente é e se isola. Os apaixonados pela história de Frozen vão receber as primeiras cenas da continuação do longa como um grande presente. Na narrativa, uma Elsa que, aparentemente, conseguiu controlar seus poderes e comandar o reino de Arendelle. Junto a Anna, Olaf, Kristoff e Sven, a rainha parece finalmente viver dias pacíficos e comuns. Os personagens permanecem no elenco principal do filme.

O desejado sossego parece anunciar um fim quando Elsa começa a ouvir uma voz que - supostamente - chama por ela. Não se sabe de quem é e nem de onde vem, mas a voz continua a chamar pela rainha, que faz o máximo para ignorá-la - sem sucesso. Quando percebe ser a única capaz de ouvir os chamados, Elsa decide ir em busca dos mistérios por trás do que escuta. A irmã dedicada e os amigos queridos acompanham a rainha na nova missão, que promete ser a mais profunda, transformadora e complexa já vivida por Elsa e Anna.

A rainha segue o caminho da voz até uma floresta encantada regida pelos quatro elementos - água, ar, fogo e terra. Os diretores Jennifer Lee e Chris Buck demonstram disposição para expandir o universo da história em temas contrários ao tradicionalismo clássico da Disney, se aprofundando em lendas e magias. O enredo que envolve o passado de Arendelle, o destino dos pais de Elsa e uma tribo na floresta. São boas ideias, mas também muita informação, resultando numa narrativa de ritmo apressado em alguns momentos. Mesmo assim, o longa acerta por fazer diferente, optando por não seguir a fórmula do filme original.

"Eu acho que Frozen 2 vai manter a tradição de tocar as pessoas. Nós vamos nos identificar com esses personagens mágicos que também têm questões humanas muito latentes e também estão em busca de aceitação, de autoconhecimento e de se libertar dos seus medos, assim como nós. Mesmo num universo mágico, eles vivem questões parecidas com as nossas, acho que o público vai se identificar e se emocionar", opina Taryn Szpilman, dubladora brasileira da Elsa. A voz de Livre estou garante que o filme é para emocionar, mas também para trazer respostas.

O longa promete também encantar com os efeitos visuais fascinantes e detalhes precisos e realistas. Um cavalo de água, uma salamandra de fogo, gigantes de pedra e um espírito dos ventos são algumas das surpresas visuais e narrativas do novo filme, além da demonstração impressionante dos poderes de Elsa. E não há como falar de Frozen sem mencionar a trilha sonora. Into The Unknown (Minha Intuição, em português) foi a escolhida para suceder a premiada Let It Go (Livre Estou), mas Taryn gosta de destacar também Show Yourself (Vem Mostrar). "São canções fortes tanto na melodia como na poesia. Acho que as músicas acompanharam o processo de evolução do filme, são mais profundas. Posso dizer que emocionam tanto ou até mais que Livre Estou, pontua a dubladora.

A história que retoma seis anos após os acontecimentos de Frozen - Uma Aventura Congelante mostra que cresceu junto com seu público. Frozen 2 surpreende na maturidade de temas e reflexões, com um enredo que demonstra que mudar pode ser inevitável, mas também engrandecedor. 

Trilha sonora

1. All Is Found (Se Encontrar)

2. Some Things Never Change (Nada Vai Mudar) 

3. Into The Unknown (Minha Intuição) 

4. When I Am Older (Com O Tempo)

5. Reindeers Are Better Than People (Rena é Melhor do que Gente) 

6. Lost In The Woods (Não Sei Onde Estou)

7. Show Yourself (Vem Mostrar)

8. The Next Right Thing (Fazer o que é Melhor)  

O que você achou desse conteúdo?