O desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro é um dos espetáculos mais esperados da programação do Carnaval. Para comandar o ritmo das apresentações, rainhas de bateria são eleitas anualmente. Com nomes já conhecidos e outros iniciantes, a Marquês de Sapucaí vai brilhar com as mulheres que vão estar no sambódromo. Veja quem são as rainhas de 2020!
A rainha da Marquês de Sapucaí
Sabrina Sato é sempre uma das rainhas mais esperadas no desfile da Vila Isabel. Porém, em 2020, perdeu o trono para Aline Riscado depois de nove anos sambando na Marquês de Sapucaí. Mas, como o Carnaval do Rio de Janeiro não tem o mesmo brilho sem a apresentadora, foi coroada a rainha da escola.
Jack Maia
A Estácio de Sá, que em 2020 voltou para o Grupo Especial, coroou Jack Maia como sua rainha. A empresária já tinha desfilado com o Acadêmicos de Santa Cruz por sete anos consecutivos, mas agora sambará com a escola.
Evelyn Bastos
Poucas rainhas tem uma história de vida tão ligada à escola quanto Evelyn tem com a Mangueira. Desde os quatro anos, ela desfila. Mas, apenas em 2014, foi coroada. Engajada desde a infância para trazer o espetáculo do Carnaval, é um dos rostos mais conhecidos.
Raíssa Machado
Em 2020, Raíssa Machado celebra sete anos com a coroa de rainha do Viradouro. Apesar de já ser uma das tradicionais, estreou no Carnaval anos antes, em 2008. Durante o período, participou do evento de Niterói e passou pelas escolas da Beija-Flor e Mocidade.
Lívia Andrade
A apresentadora e atriz Lívia Andrade reina no Paraíso do Tuiuti desde 2016, quando ocupou o lugar de Carol Marins. Ela, que já era uma das favoritas no Carnaval paulista, agora se apresenta no Rio de Janeiro.
Paolla Oliveira
Paolla Oliveira ficou conhecida por desfilar como rainha de bateria entre 2008 e 2010 para a Grande Rio. Ela, porém, parou durante uma década. Em 2020, a atriz volta para brilhar na Marquês de Sapucaí.
Gracyanne Barbosa
Gracyanne Barbosa, conhecida por ser uma modelo fitness, desfila no Carnaval desde 2007. Tendo passado por diversas escolas durante o período, como Salgueiro, Mangueira, Vila Isabel, Paraíso do Tuiuti e Vila Isabel, agora assume pela terceira vez o posto na União da Ilha.
Bianca Monteiro
Bianca Monteiro é outra rainha de bateria que cresceu junto com a escola, mais especificamente, a Portela. Nascida na comunidade, foi coroada em 2017. Desde então, está na condução do samba.
Raphaela Gomes
Desde o seis anos, Raphaela Gomes desfila na São Clemente. Seu avô, o fundador, e seu pai, o presidente, são os principais motivos para ela ter sua trajetória de vida tão intimamente ligada à escola. Desde os 15, é a rainha.
Aline Riscado
Aos 32 anos, Aline Riscado assume o lugar de Sabrina Sato na Vila Isabel. Apesar de ser novata na escola, já foi rainha de bateria do Caprichosos de Pilares, um grupo da Série A. Também foi musa no Salgueiro.
Viviane Araújo
Aos 44 anos de idade, a atriz e modelo Viviane Araújo participa do carnaval há 25 anos. Com uma trajetória extensa, já desfilou para diversas escolas, como Unidos das Tijuca, Mangueira e União de Jacarepaguá. Atualmente, está no Salgueiro. É por muitos considerada a "rainha das rainhas".
Lexa
Apesar de ser a primeira vez que a cantora Lexa assume como rainha de bateria de um grupo especial, a Unidos da Tijuca, sua história com o Carnaval já é mais antiga. Amante das festas desde criança, já desfilou como musa da Mocidade e também foi coroada no Unidos de Bangu, da Série A.
Giovana Angélica
A turismóloga, que cresceu na Mocidade Independente de Padre Miguel, estreia pela primeira vez como a rainha em 2020. Mesmo com uma trajetória curta, foi musa da escola por dois anos consecutivos.
Raíssa Oliveira
Raissa Oliveira foi coroada aos 12 anos na Beija-Flor, tornando-se a mais nova rainha de bateria das escolas de samba do Rio de Janeiro. Antes disso, já participava da ala das crianças. Desde então, foi sempre a eleita para o posto.