Logo O POVO+
Indicados ao Oscar: É a vez de Parasita?
Vida & Arte

Indicados ao Oscar: É a vez de Parasita?

Indicações ao Oscar 2020 fortificam as campanhas de "candidatos-surpresa", como o documentário brasileiro "Democracia em Vertigem" e o sul-coreano "Parasita"
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Documentário Democracia em Vertigem  (Foto: reprodução)
Foto: reprodução Documentário Democracia em Vertigem

Especialistas, jornalistas e cinéfilos cujas atenções estavam voltadas para o Oscar, considerado o "maior prêmio da indústria do cinema", se dedicavam até ontem a tentar prever e observar os movimentos - ora ascendentes, ora descendentes - dos postulantes a indicações à premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Comparando a lista do Oscar às de instituições da crítica e premiações prévias como o Globo de Ouro e o Sindicato dos Atores, destacam-se algumas surpresas pontuais em meio a presenças - e ausências - esperadas.

Em sua maioria, as indicações orbitaram em torno dos mesmos oito filmes: Coringa, recordista com 11 menções; O Irlandês, 1917 e Era Uma Vez Em… Hollywood, todos com 10; e Parasita, Jojo Rabbit, Adoráveis Mulheres e História de Um Casamento, seis indicações cada. Todos os citados disputam Melhor Filme, somando-se ainda à lista o drama Ford vs Ferrari (indicado em quatro categorias no total). Se o abraço da Academia em Coringa foi maior do que o mais positivo dos prognósticos a favor do filme, a presença do sul-coreano Parasita em seis categorias fortalece a campanha daquele que pode ser o primeiro filme não falado em inglês a levar o grande prêmio do Oscar.

Apesar de ter lógica, a máxima do "mais indicações, mais favoritismo" não necessariamente é pura e simples na temporada de premiações - O Irlandês que o diga, indicado a cinco Globos de Ouro e perdedor de todos. É preciso, portanto, olhar em quais categorias. Da lista dos mais indicados, é possível pensar em "favoritismo" ao falar de filmes que constam na disputa de Melhor Filme e que tenham, também, indicações por roteiro e direção. Assim, se enfraquecem Jojo Rabbit, de Taika Watiti; História de Um Casamento, de Noah Baumbach; e Adoráveis Mulheres, de Greta Gerwig, lembrados pelo primeiro e ignorados pela segunda - o que faz, inclusive, com que, por mais um ano, a categoria de direção seja composta somente por homens. Nas categorias de roteiro, somente Greta e Krysty Wilson-Cairns (esta por 1917) aparecem.

A ausência de mulheres nessas funções não surpreende, assim como a presença quase total de intérpretes brancos e de língua inglesa nas quatro categorias de atuação - entre os 20 indicados, somente Cynthia Erivo, por Harriet, e Antonio Banderas, por Dor e Glória, fogem à regra. Vale ressaltar que nomes competitivos disputavam indicações, como a surpreendentemente esnobada Jennifer Lopez (por As Golpistas), Awkwafina (por A Despedida), Lupita Nyong'o (por Nós) e Eddie Murphy (por Meu Nome é Dolemite).

Levando em conta os possíveis "favoritos" (que aparecem no combo roteiro, seja original ou adaptado direção filme), a lista se concentra em Coringa, 1917, O Irlandês, Era Uma Vez Em… Hollywood e Parasita. Entre esses, o ponto fora da curva, em diversos sentidos, é o último. Vencedor da Palma de Ouro em 2019, o filme sul-coreano une aclamação da crítica com ótima repercussão junto ao público numa trama surpreendente e que, diferentemente dos outros quatro, possui mulheres em posições relevantes, com falas sobre assuntos diversos e que tomam o protagonismo para si em diferentes momentos. Em mais um ano com pouca diversidade, Parasita pode se fortificar ao despontar como resposta às tramas masculinas, brancas e norte-americanas que dominaram a lista.

Principais categorias

Filme

Ford vs. Ferrari

O Irlandês

Jojo Rabbit

Coringa

Adoráveis Mulheres

História de Um Casamento

1917

Era Uma Vez Em... Hollywood

Parasita

Ator

Antonio Banderas, por Dor e Glória

Leonardo DiCaprio, por Era Uma Vez Em... Hollywood

Adam Driver, por História de Um Casamento

Joaquin Phoenix, por Coringa

Jonathan Pryce, por Dois Papas

Atriz

Cynthia Erivo, por Harriet

Scarlett Johansson, por História de Um Casamento

Saoirse Ronan, por Adoráveis Mulheres

Charlize Theron, por O Escândalo

Renée Zellweger, por Judy

Ator Coadjuvante

Tom Hanks, por Um Lindo Dia Na Vizinhança

Anthony Hopkins, por Dois Papas

Al Pacino, por O Irlandês

Joe Pesci, por O Irlandês

Brad Pitt, por Era Uma Vez Em... Hollywood

Atriz Coadjuvante

Kathy Bates, por O Caso Richard Jewell

Laura Dern, por História de Um Casamento

Scarlett Johansson, por Jojo Rabbit

Florence Pugh, por Adoráveis Mulheres

Margot Robbie, por O Escândalo

Direção

Martin Scorsese, por O Irlandês

Todd Phillips, por Coringa

Sam Mendes, por 1917

Quentin Tarantino, por Era Uma Vez Em... Hollywood

Bong Joon Ho, por Parasita

Roteiro Adaptado

O Irlandês

Jojo Rabbit

Coringa

Adoráveis Mulheres

Dois Papas

Roteiro Original

Entre Facas e Segredos

História de Um Casamento

1917

Era Uma Vez Em... Hollywood

Parasita

Documentário

American Factory

The Cave

Democracia em Vertigem

For Sama

Honeyland

Filme de Animação

Como Treinar o Seu Dragão 3

Perdi Meu Corpo

Klaus

Link Perdido

Toy Story 4

Filme Internacional

Corpus Christi (Polônia)

Honeyland (Macedônia)

Les miserábles (França)

Dor e Glória (Espanha)

Parasita (Coreia do Sul)

O que você achou desse conteúdo?