Logo O POVO+
Da reação à proposição
Vida & Arte

Da reação à proposição

Edição Impressa
Tipo Notícia

Em 2020, a 23ª Mostra de Tiradentes toma por norte o tema "A imaginação como potência". O sentido do imaginar é marcadamente político, segundo Francis Vogner dos Reis - ainda mais após um primeiro ano de um novo governo que atingiu discursiva e ativamente a cultura e o cinema brasileiros. "A gente tem que pensar, discutir, debater, quais os caminhos para que o cinema brasileiro possa continuar existindo e que possa também ser uma realidade profissional. A ideia da imaginação também está na imaginação política, de pensar aquilo que não está dado, tentar propor, investigar, construir aquilo que não está muito visível. A cada golpe do governo, a gente resiste de maneira reativa. De que forma a gente pode propor alguma coisa?", convida a refletir.

Para o cinema, Francis sugere que haja um processo de reorganização e, então, elaboração. "A imaginação política vem da gente olhar o que temos, o acúmulo de experiência fora do campo das políticas públicas tradicionais, repensar e criar algo a partir daí", avança. "O tema é um convite para pensar além e aquém da contingência política e, também, um modo de responder a ela". Neste sentido, o curador ressalta que a ideia dessa imaginação propositiva pensa "os filmes no aspecto simbólico e estético, mas também todo o campo do cinema brasileiro, da distribuição e difusão às políticas públicas". "A maior parte das pessoas que têm acesso a cinema brasileiro é de classe média e está nos grandes centros. Existem filmes que são feitos fora desse universo, mas de que maneira temos acesso a eles, de que maneira eles conseguem ser difundidos?", questiona.

"O que a gente puder recuperar institucional e politicamente é importante, mas o cinema brasileiro hoje - e tem sido há algum tempo - é um pouco maior do que batalhas no campo institucional ou de uma economia. São duas frentes: o lado reativo, onde vamos ter que fazer alguma coisa a médio prazo para manter o que foi construído e avançar, e, por outro lado tentar entender que o cinema está um pouco para além desse jogo e ver como é possível que ele seja fortalecido e que a gente possa encontrar outras dinâmicas para que ele possa existir".

 

O que você achou desse conteúdo?