Logo O POVO+
Croissant: celebre o dia mundial desta delícia
Vida & Arte

Croissant: celebre o dia mundial desta delícia

| OPÇÕES | Pão de massa folhada tem versões especiais na Cidade com recheios doces e salgados
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Croissants da Pâine (Foto: Rychelme Braga/Divulgação)
Foto: Rychelme Braga/Divulgação Croissants da Pâine

O Dia Mundial do Croissant foi ontem, mas a homenagem à massa de pão folhada em formato de meia-lua, típico da culinária francesa pode ser feita a qualquer momento. Apesar de sua conexão com a França, esse produto também se tornou um dos acompanhamentos prediletos do lanche do cearense. Para o proprietário da Benévolo, Jefferson Deywis, essa fama na Cidade acontece porque "é um pão que você aprecia independente do recheio. Ele cai bem com tudo".

Essa é opinião também de Diana Carvalho de Moraes, da Pâine Croissanterie. "O croissant traz afetividade para pessoas", afirma. Combinado com café, em um lanche pela manhã ou pela tarde, esse salgado - ou doce - pode ser servido a qualquer momento. Segundo a empresária, ele é "a menina dos olhos dos clientes".

"Apesar de não ser tão afetivo porque a origem dele não é brasileira, menos ainda nordestina, eu penso que as pessoas se surpreendem quando comem. O nosso tem essa aceitação porque ele tem um investimento afetivo", explica. Por isso, o lugar, que já era conhecida por seus pães artesanais, segmentou com outra loja apenas para a massa francesa.

O quitute é tão servido para os fortalezenses que se tornou um dos carros-chefe da Benévolo. Ao adquirir uma produção própria para os pães, a cafeteria investiu ainda mais nesse alimento. "O segredo está na manteiga, na crocância, fiel ao croissant francês. O nosso é produzido quase diariamente. As versões de recheio que mais vendem são o misto, queijo coalho, frango catupiry, creme de avelã, doce de leite e geleia", revela.

Entre as mais variadas opções, o croissant não é a única massa de padaria que teve aumento de vendas. Os pães, em geral, também se tornaram uma aposta desses restaurantes. A Pâine, por exemplo, vende esses produtos artesanais e caseiros, com fermentação lenta. "Acho muito interessante que as pessoas percebam a qualidade do que é feito de forma artesanal. A gente preza muito por isso", afirma Diana.

Essa preferência, de acordo com Jefferson, tem aumentado o conhecimento do cliente e, consequentemente, a qualidade dos produtos. Ao perceber que era uma tendência do mercado, passou a investir em uma boulangerie própria para produzir as massas doces e salgadas da cafeteria.

 

Pâine Croissanterie

Quando: segunda-feira a sábado, de 10h as 22h, domingo, de 13h as 21h

Onde: RioMar Fortaleza, piso L2 - rua Desembargador Lauro Nogueira, 1500, Papicu

Mais informações: (85) 3267-3566 / (85) 3218-2298

Benévolo Café & Gelato

Quando: todos os dias, de 13 as 23h

Onde: rua Ana Bilhar, 1083 - Meireles

Mais informações: (85) 3242-4464

O que você achou desse conteúdo?