No primeiro semestre de 2020 dois novos reality shows voltados ao mundo da moda chegam aos serviços de streaming. São eles o Next In Fashion, produzido pela Netflix, e o Making The Cut, assinado pelo Amazon Prime Video. O formato não foge muito de outras produções anteriores com a mesma proposta. Mas os programas seguem adaptando-se às mudanças de comportamento da audiência e avanços nas tecnologias. Afinal, a geração que vibrou com a estreia do duradouro Project Runway em 2004 não tem o mesmo perfil do público de hoje.
A produção da Amazon traz como apresentadores, a modelo Heidi Klum e o consultor de moda Tim Gunn, depois de 16 anos à frente do Project Runway. Os apresentadores se desligaram do programa justamente para investir em novo projeto com a Amazon, por isso, qualquer semelhança não será mera coincidência. A principal diferença entre Making the Cut e Project Runway é o investimento, já que Tim e Heide já afirmaram em entrevistas que o orçamento de seu antigo reality era bem inferior ao atual; além disso, os estilistas terão ajuda de costureiras para produzir a base das peças. Tim Gunn afirma que a decisão foi tomada porque essa é a realidade no mercado.
Making The Cut tem estreia marcada para 27 de março, e conta ainda com Naomi Campbell, Nicole Richie, Joseph Altuzarra, Carine Roitfeld e Chiara Ferragni como jurados. O vencedor entre os 12 competidores irá ganhar US$ 1 milhão para investir e impulsionar sua marca. Além disso, a Amazon, com sua experiência em varejo, disponibilizará para compra todas as peças produzidas no programa.
O Next in Fashion, que já foi liberado na Netflix desde o dia 29 de janeiro, também segue o "modelo Project Runway" e conta com rostos conhecidos pelo público que acompanha a moda. Os apresentadores são os britânicos Alexa Chung (modelo e editora na revista Vogue britânica) e Tan France (designer de moda da nova versão do reality Queer Eye). Para completar a equipe, estão confirmados como jurados os estilistas Prabal Gurung, Phillip Lim, Christopher Kane e Tommy Hilfiger; a modelo brasileira Adriana Lima; a cantora Beth Ditto; a diretora de moda do Instagram, Eva Chen; a stylist Elizabeth Stewart e Elizabeth von der Goltz.
A competição reúne 18 estilistas profissionais de diferentes partes do mundo, já conhecidos no universo da moda, como Carli Pearson que já trabalhou nas grifes Stella McCartney, Alexander Wang e Pucci. O diferencial está justamente na ideia de impulsionar a carreira de designers que já estão a tempos no mercado. O vencedor leva para casa um prêmio de US$ 250 mil, além de um contrato com o e-commerce de luxo Net-a-Porter.
Project Runway
Ano de lançamento: 2004
Número de temporadas: 18
Como funciona: com foco em design de moda, o reality produzido nos Estados Unidos acompanha aspirantes a estilistas disputando para criar as melhores roupas, geralmente com limitações de tempo, materiais e tema. Seus designs são julgados e um ou mais estilistas são eliminados a cada semana.
Esquadrão da Moda
Ano de lançamento: 2009
Número de temporadas: 10
Como funciona: o reality show tem como apresentadores a top model e consultora Isabella Fiorentino e o stylist Arlindo Grund. A dupla recebe a indicação de amigos ou família de alguma mulher "sem estilo" ou que se veste de forma inadequada para dar dicas e passar por uma transformação.
American Next Top Model
Ano de lançamento: 2003
Número de temporadas: 24
Como funciona: Explorando um outro ângulo do universo da moda, o reality acompanha mulheres que estão iniciando a carreira de modelo enquanto moram em uma casa juntas e competem para ganhar contratos e outros prêmios.