Logo O POVO+
Exposição "Santo Sertão" entra em cartaz na Imagem Brasil Galeria
Vida & Arte

Exposição "Santo Sertão" entra em cartaz na Imagem Brasil Galeria

Piauiense radicado no Ceará, Sérgio Carvalho abre neste sábado, 8, Santo Sertão. A individual mergulha na religiosidade e devoção em torno da figura mítica de Pe. Cícero
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Ensaio
Foto: Sérgio Carvalho/ Divulgação Ensaio "Sala do Santo"

"O sertão está em toda parte. O sertão está dentro da gente. Levo o sertão dentro de mim e o mundo no qual vivo é também o sertão". É fazendo uso dos escritos de Guimarães Rosa em Grande Sertão: Veredas, que Sérgio Carvalho tenta resumir sua relação particular com esta parte do Brasil. "Eu acho que sou um apaixonado pelo sertão. Um andarilho do sertão. O sertão tá dentro de mim e é impressionante como eu me sinto muito à vontade nele", confessa o fotógrafo por profissão há duas décadas. Filho de pais sertanejos, Sérgio nasceu e cresceu no antigo povoado de Barreiro Branco, interior do Piauí, hoje município de Simplício Mendes.

"Meu pai é lavrador, então, eu tinha o contato muito grande com essa labuta do dia a dia, do vaqueiro com o gado magro, com a dor da seca, da chuva que nunca vinha e a alegria do inverno bom... Então, o sertão é esse local que me traz todas essas lembranças afetivas muito fortes", reforça ele, que tem nas romarias outro tipo de aproximação. Mais recente, porém não menos significativa. "Eu fotografo romarias desde 2007. Foi o primeiro contato que eu tive com esse mundo fantástico e imagético que é Juazeiro do Norte, em volta do mito do Padre Cícero", diz ele, que também conviveu de perto com as manifestações religiosas de Canindé.

Entre idas e vindas ao Cariri, particularmente, algumas delas "batendo de porta em porta, fotografando e entrevistando os donos das casas", Sérgio alinhavou muitas histórias que dizem respeito ao imaginário do sagrado/ profano. Alguns em tons coloridos, outros em preto e branco, os registros culminaram na elaboração de Santo Sertão. Com curadoria de Carlos Carvalho, a exposição será aberta neste sábado, 8, na Imagem Brasil Galeria. Reunindo 30 fotografias, dois ensaios serviram de norte para o projeto - Sala de Santo e Caminho de Pedra e Areia -, executados a partir da aprovação no XI Edital Ceará de Incentivo às Artes (Secult-CE).

Confira galeria de imagens:

Clique na imagem para abrir a galeria

"São ensaios independentes, mas que se completam. Um é extremamente colorido, que é a Sala do Santo, onde a gente retrata as paredes votivas na Ladeira do Horto, que é a rua que dá acesso à estátua do Padre Cícero. Todo o ensaio foi feito nessa ladeira, nessa única rua. Tem um processo de aproximação e intimidade com as pessoas, por isso a necessidade de um tempo longo para a produção. Nessa sala, o devoto recria uma corte celestial particular, com santos prediletos, imagens de parentes vivos ou mortos muito particular", descreve. Já em Caminho de Pedra e Areia, o foco revela-se por outro ângulo.

"Esse ensaio mostra o estranhamento. É uma paisagem da caatinga, da seca, onde sobressaem as pedras carregadas pelos romeiros como símbolo de fé, do pagamento da promessa, da graça alcançada, e num percurso extremamente difícil, longo, debaixo de sol, poeira... É o símbolo da força sertaneja, que se renova nas próprias pedras carregadas por ele", explica Sérgio. "É um espaço de peregrinação pisado pelo Padre Cícero, pelos peregrinos, pelas pessoas que fazem penitência e autoflagelação, foi local de refúgio de cangaceiros... E eu vejo como uma recriação imaginária da Via Sacra do sertanejo, um local de expiação dos pecados", completa.

 

Em comum nos registros, a figura presente (e controversa) do 'Padim'. "Acho que o grande mérito de Padre Cícero foi falar a língua do povo, mas, ao mesmo tempo, ele foi um coronel, um fazendeiro, um político, o primeiro prefeito do Juazeiro, vice-governador do Estado, tinha uma ligação muito forte com o cangaço, com Lampião, mas eu acredito que essa devoção é exatamente porque ele falava muito próximo ao povo", avalia. Para o curador, o fotógrafo "cria trilhas visuais e demarca sua própria profissão de fé aprendendo com os devotos a seguir o caminho das pedras. Sérgio Carvalho fecha o imaginário da fé nordestina aberto por Deus e o Diabo na Terra Sol, mostrando que a Terra da Luz traz o eco da fé propagando na luz do Santo Sertão".

Trazendo esse retorno às raízes de sua infância, Sérgio também é autor do ensaio/livro Barreiro Branco (2018), espécie de mergulho afetivo pelas ruas e pessoas da cidade natal, distante 416 quilômetros da capital Teresina. "Era algo que vinha na minha cabeça permanentemente, quase como uma cobrança. Eu tinha que fazer um livro sobre o meu sertão! E fazê-lo talvez tenha sido necessário e me ajudou bastante a compreender as romarias. Porque um está dentro do outro: Barreiro Branco está dentro do Santo Sertão e vice-versa. É quase que um alongamento desse ensaio, mas para o ponto de vista religioso", afirma Sérgio, que é ateu.

 

Santo Sertão, de Sérgio Carvalho

Quando: abertura sábado, 8, das 10h às 13 horas, seguindo até o dia 14 de abril

Onde: Imagem Brasil

Galeria (rua Rocha Lima, 1707 - Aldeota)

Visitação: de segunda a sexta-feira, das 8h30min ao meio-dia, e das 14h às 18h

Entrada franca

Outras info: (85) 3244 4625 / www.imagembrasil.com.br

 

O que você achou desse conteúdo?