Logo O POVO+
Náutico realiza 53º Carnaval da Saudade com homenagem a Beth Carvalho
Vida & Arte

Náutico realiza 53º Carnaval da Saudade com homenagem a Beth Carvalho

Um dos bailes de Carnaval mais longevos do Brasil, o Carnaval da Saudade mistura samba, marchinhas, frevo e alegria no grande salão do Náutico Atlético Cearense. Gerações se encontram neste sábado no clube
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Carnaval da Saudade no Náutico Atlético Cearense  (Foto: divulgação)
Foto: divulgação Carnaval da Saudade no Náutico Atlético Cearense

No ano de 1968, enquanto o Brasil se via marcado pela efervescência dos movimentos sociais e pela agitação da população em torno das manifestações culturais, a Capital cearense preparava-se para lançar o baile de Carnaval que perpassaria gerações e tornaria-se a mais longeva e uma das mais tradicionais festas de Carnaval do Brasil.

Realizado no final de semana que antecede o início oficial do ciclo carnavalesco em Fortaleza, o tradicional Carnaval da Saudade, realizado no Náutico Atlético Cearense, chega à 53° edição neste sábado, 15, a partir de 22 horas.

Das máscaras, confetes e serpentinas que enfeitarão os salões e corredores do clube Náutico - localizado na avenida Abolição, de frente à Praia Mansa - os convidados preenchem o clube à espera de mais uma noite de pura nostalgia. Embalados aos som da Orquestra Brasa Seis, uma das mais antigas formações de orquestra de baile do Estado, cerca de 1500 pessoas estão sendo aguardadas para o 53° Carnaval da Saudade.

"Já são mais de vinte participações da banda no Carnaval da Saudade. A gente estava parado por um tempo e o presidente do clube (Jardson Cruz) nos convidou para tocar mais uma vez no evento e fazer como antigamente", conta José Maria, um dos fundadores da Orquestra Brasa Seis. No comando dos teclados, José Maria explica que a história da banda se mescla com a história do Carnaval da Saudade. Contando com 17 músicos, o baile de sábado terá início às 22 horas, com a banda subindo ao palco para comandar a festa às 23 horas. No repertório, marchinhas, sambas e canções carnavalescas levam alegria para o evento que está previsto para encerrar somente às 5 horas da manhã do dia seguinte.

Celebrando a abertura oficial do Carnaval de Fortaleza, a festa inicia com a entrega simbólica da chave da Cidade ao Rei Momo. Prefeito Roberto Cláudio participa do ato, dando início assim ao ciclo carnavalesco de 2020 na Capital. "Neste Carnaval, a gente inicia com a coroação da Corte Momina. Após isso o prefeito entrega a chave da Cidade para que eles possam comandar a folia", explica Jardson Cruz, atual presidente do Náutico Atlético Cearense, no cargo desde abril de 2018.

Nas mais de cinco décadas de evento, artistas e personalidades foram homenageados por suas trajetórias na música, na arte e na tradição momina. Na edição de 2019, por exemplo, o cantor, compositor, intérprete e violonista cearense Evaldo Gouveia foi agraciado no evento com a homenagem. Para 2020, Beth Carvalho, a eterna madrinha do samba, que faleceu em abril do ano passado, foi o nome escolhido para a 53° edição. "Todo ano nós homenageamos um artista. Esse ano não poderia ser diferente, com o falecimento da Beth Carvalho, tínhamos que prestar homenagem à grande sambista que ela foi, a rainha do samba. E o nosso tema é "Vou Festejar", uma das canções de maior sucesso de Beth e também uma mais das músicas carnavalescas mais conhecidas", informa Jardson.

Além da Rainha do Samba, o 53° baile de Carnaval também irá homenagear Cláudia Maria Saraiva César, eleita Miss Ceará no ano de 1967. "Na ocasião, quem irá entregar a comenda para a agraciada será o atual bicampeão brasileiro de natação infantil, Vitor Vasconcelos Macedo de Sá", anuncia o presidente.

 

53° Carnaval da Saudade

Quando: sábado, 15, a partir de 22 horas

Onde: Náutico Atlético Cearense (avenida da Abolição, 2727 - Meireles)

Quanto: mesas de R$ 780 a R$ 1300

Informações: (85) 3242 9300

 

O que você achou desse conteúdo?