Uma série sobre viagem no tempo: é como todo fã de Outlander descreve a obra originada nos livros da escritora americana Diana Gabaldon. É uma simples definição, mas por ela pode-se saber que carga de aventuras e fatos históricos traz a obra.
Outlander conta a história da enfermeira inglesa Claire Randall (Caitriona Balfe), que, após a segunda guerra, decide ter uma nova lua de mel com o marido Frank Randall (Tobias Menzies), mas acaba sendo transportada para o ano de 1743. Nessa viagem por 200 anos, Claire para numa Escócia em conflito com a Inglaterra. Esposa de um historiador, ela sabe que aquelas batalhas não acabariam nada bem. Era um cenário horripilante, mas uma pessoa faz com que a enfermeira enxergue esse passado como um futuro: o escocês Jamie Fraser (Sam Heughan), com quem ela vive um romance arrebatador.
Sucesso na Escócia e nos EUA, a série, transmitida pela Fox Premium no Brasil, está na quinta temporada e nela a quantidade de aventuras e fatos históricos só aumenta. Depois de participar da Batalha de Culloden na Escócia, Jamie e Claire estão em terras americanas. Nos altos da Carolina do Norte, sudeste norte-americano, vivem com sua filha, Brianna, e com seu genro, Roger Mackenzie nos anos que antecedem a Revolução Americana.
A temporada começa com festa: o casamento de Brianna e Roger finalmente sai em meio a uma celebração escocesa. Isso, porém, não dura tanto quanto os pombinhos desejariam. No livro, Diana Gabaldon prolonga o momento por mais de 200 páginas. Na série, dura apenas um episódio. Uma sábia decisão da direção de Outlander em não retardar os acontecimentos históricos que envolvem a série, dando uma maior importância a eles, já que "A Cruz de Fogo", título do quinto livro da série e da quinta temporada, é basicamente uma história sobre como as famílias Fraser e Mackenzie tentarão construir um elo ainda maior para se protegerem. "A Cruz de Fogo" simboliza a preparação de Jamie Fraser antes de convocar seus seguidores para a guerra. Nas Terras Altas da Escócia, sempre que um chefe do povo fizer convocações, ele precisa fazer uma cruz e a queimar. Após o jogo apagado, com sangue ou água, ela é levada pelos vales pra que o clã pegue suas armas e se prepare para a batalha.
Construir esse elo de famílias na Carolina do Norte, em terras cedidas pela Coroa Britânica, porém, terá um preço a ser pago por Jamie. O escocês precisará se colocar à disposição da Coroa Britânica. Os casacas vermelhas, como são chamados pelas suas vestimentas, prometeram as terras e proteção em troca de seu senso de liderança e de sua lealdade quando assim precisarem.
É uma virada de chave interessante ver o mais escocês dentre os escoceses dessa história, já torturado e perseguido pela coroa britânica, vestido como um casaca vermelha. Mas não poderíamos esperar menos de Jamie Fraser, cuja personalidade é de cumprir qualquer promessa que tenha feito. Essa promessa de lealdade, porém, o coloca em certa saia justa já que, a primeira missão que recebe é justamente para caçar seu padrinho, Murtagh, a quem ele também deve lealdade.
E é entre os reguladores e a Coroa Britânica que começam os embates para a Revolução Americana. É importante ressaltar que, novamente, Jamie está do lado errado da história, e por ter uma família de viajantes no tempo, sabe disso, mas tem uma missão a cumprir e se foca nisso, esperando o momento em que possa pular para o lado vencedor dessa guerra. Afinal, ele sabe que não pode mudar o futuro.
A quinta temporada de Outlander desenha os primeiros traços desse embate, mas na criação de elo entre as famílias, muitas coisas acontecem. O casamento de Brianna e Roger, por exemplo, passa por altos e baixos. Mesmo apaixonados, eles precisarão lidar com o fato de que são pessoas diferentes das que conheceram.
Com Diana Gabaldon dando uma trégua em tanto sofrimento da vida de Jamie, ela resolve colocar Roger Mackenzie para padecer. O marido de Brianna passará por maus bocados no qual ele acaba perdendo a coisa que mais se orgulha de ter. Isso afunda o escocês em uma grande depressão e, embora esteja longe de ser o personagem favorito dos fãs da série, é um momento muito sensível da trama.
Outro casal que deve ter uma trama melhor nessa temporada de Outlander é Fergus, filho adotivo da Jamie, e Marsali. Uma boa decisão dos diretores da série, já que, nos livros, Diana Gabaldon acaba por colocar um dos casais favoritos dos fãs no ostracismo.
Unindo essas famílias, Jamie e Claire esperam criar em Carolina do Norte um grande alicerce, antes que os ventos da guerra transformem tudo em apenas "um sopro de neve e cinzas".